Como Formatar Sua Fanfic Corretamente (& Não Causar Lágrimas Nos Seus Leitores) — Parte I

Imagem retangular de tema bicolor, onde lê-se: "Como formatar sua fanfic corretamente (e não causar lágrimas nos seus leitores); parte um."
A adm Mira tá viva, e pra provar chegou com seis mil palavras só de formatação. Ai, ai, essa Mira... faltam-me panos.

Feliz 2021, fanfimores! Faz cinco meses que não posto nada de substancial e nove que não publico nenhum tutorial. Oh well, hoje mudaremos essa figura pois a co-capitã mais sumida que os sete mares fanfiqueiros já viram está de volta — contra todas as expectativas, eu sei, eu sei —, e com um post mais que necessário. Como viram no título do artigo, hoje falaremos sobre como não causar as lágrimas de desgosto e sofrimento dos leitores. Segue o fio, fanfiqueiro, para saber como corretamente formatar uma fanfic!

(Nota de 24/02/2021: Eu sem querer pus "Parte II" no título desse post também. Desculpa, pessoal! Já tá corrigido.)


Declaração de não tirania fanfiqueira por parte da adm Mira

Antes de mais nada, declaro que esse artigo dá dicas. Eu não estou assumindo que sei de tudo ou que você, internauta, é constitucionalmente obrigado a seguir meus conselhos senão o exército brasileiro vai aparecer na sua porta e confiscar todos os seus livros, e falar mal de você pros seus pais, pets, suculentas e coleção de marcadores de texto, okay? Eu sou uma aliada, acalme-se!

Assim como tudo na vida, você, que me lê, tem tooooodo direito de simplesmente ignorar tudo o que eu estou dizendo aqui e escrever os textos do jeito que quiser. Se você calhar de escrever tudo objetivamente errado e ninguém quiser ler sua fic porque ela tem uma formatação de sangrar os olhos, a culpa não é minha. Fazer o quê?

Olha. Se eu não tivesse propriedade pra estar aqui, dando essas dicas, eu não estaria aqui; porém, nem por isso você é obrigado a seguir o que eu disser.

Leiam o artigo sabendo que são conselhos de quem tem quase uma década de experiência, mas não autoridade pra mandar em ninguém, e tirem o máximo que puderem. Prometo não ficar chateada se saírem daqui não adotando nenhuma medida de otimização pra leitura online, aye (*´`*)

(Mas por favor, por favor, pelo menos considerem aplicar.)


Como formatar a prosa das fanfics

Pra começar o conteúdo do post, quero dizer que todas as dicas são norteadas a partir da noção de que a fanfic será lida online. É importante deixar isso claro pois a experiência de ler pelo celular ou computador, e ler um livro físico, são coisas distintas.

Trabalhando com esse conceito, a gente entende que é importante fazer de tudo pra otimizar essa leitura. O cuidado que se tem num texto que será impresso e encadernado dobra quando o texto se manterá online, porque ler um texto online cansa mais os olhos. Ter em mente o conforto do leitor que lerá o capítulo diminui nossas opções de originalidade com a formatação em si, enquanto que, por outro lado, nos faz ter uma obra mais consistente e agradável justamente por nos limitar.

Gosto de pensar que podemos aplicar quase tudo que identificamos nos livros profissionalmente publicados às fanfics vocês já notaram que os livros costumam ser bastante padronizados, não? Tanto que se pegamos um que seja muuuuito fora da caixinha, estranhamos. Com as fanfics não é diferente.

O leitor quer familiaridade com a formatação, pois a familiaridade é eficaz em fazê-lo focar no texto. A formatação deve servir esse propósito, de auxiliar a leitura, e não empacar.

Então,” você me pergunta, “como dar esse conforto pro leitor?”


1 Use parágrafos corretamente.

A primeira forma de assegurar um texto humanamente legível é utilizar essa técnica milenar, divina e complexa chamada usar a tecla enter. Considerando o quão fácil é, me admira que eu tenha que vir aqui, nesta exímia quarta-feira, pra lembrar vocês de não postarem blocos de texto do tamanho do Empire State e chamar de fanfic, né gente.

Segundo o lindo e cheiroso website Norma Culta, o parágrafo “[…] é o conjunto de um ou mais períodos frásicos cujas orações se prendem pelo mesmo grupo de ideias e centro de interesse. Assim, um parágrafo é uma unidade de sentido, inserida num todo textual coeso. […]” (Itálico adicionado por mim.)

Dito tal, cada ideia leva seu próprio parágrafo. Isso é o básico (e muita gente, ainda assim, não segue, pro meu total desgosto), porém há mais na caixinha. Segue aqui uma lista de momentos em que deve criar um parágrafo em sua fanfic:


IQuando uma nova ideia é apresentada.

A partir daqui eu vou usar minha própria longfic, Relíquia das Almas: O Conto da Espada, pra exemplificar os tópicos explorados.

Cada capítulo de uma história desenvolve uma ou mais cenas. Dentro das cenas ocorrem diversas ações e são discursados diversos monólogos e diálogos; pra compor essa miríade, o autor divide o conteúdo a ser apresentado em ideias, que puxam outras ideias numa cadeia de ação-reação, e a ordem e velocidade que essas informações são apresentadas pode, e vai, afetar a forma como o leitor processa a história.

No capítulo dois da minha fic, temos esse trecho aqui:


[…] Elesis desviou o olhar. Seus longos cabelos ruivos estavam desgrenhados, secos e quebradiços. Sua pele estava avermelhada, repleta de inúmeras feridas, grandes e pequenas, como arranhões e queimaduras e até mesmo hematomas de tons roxos escurecidos. Suas olheiras eram profundas e seus olhos caídos, opacos. Seus lábios estavam rachados de tão secos e sua postura estava completamente desalinhada.
Quando se viu no espelho ela não gostou do que viu. Por um lado sabia que devia estar feliz em poder se olhar novamente, mas por outro estava tão machucada e cansada que nem mesmo energia para ficar feliz ela tinha. Além disso, quase assim que entrou no ali, sangue começou a descer pelas suas pernas. […]

 

Reparem a função do primeiro parágrafo é explicar como a personagem está, enquanto que a do segundo é mostrar os pensamentos dela quanto ao seu estado. Um nasce do outro de forma natural afinal, após o narrador dizer como ela estava por fora, era apenas lógico que dissesse como estava por dentro. E o segundo parágrafo termina com a informação de que sangue descia pelas pernas da menina, fazendo com que o próximo parágrafo tivesse que ser pra elaborar isso.

Esse trecho é composto de parágrafos grandes, mas estão dessa forma justamente porque minha intenção foi diminuir a velocidade do leitor e fazê-lo focar na tensão no ar. A escolha do tamanho do parágrafo, a natureza da cena e as palavras que decidi pôr ali, tudo faz parte do objetivo de criar tensão. “Ela está tão mal assim? O que acontecerá agora? O que é esse sangue?” Perguntas assim nascem na mente do leitor, e não de forma cansativa; imaginem se eu tivesse colocado os dois parágrafos em um só?

Saber quando criar um parágrafo é algo que costuma vir naturalmente pros escritores, então não precisam ficar neuróticos com isso. Contudo, se alguma vez bater a dúvida de se devem clicar enter ou não, perguntem-se: “Qual a minha intenção com esse trecho na cena?”

E, também, não se esqueçam de considerar pular um parágrafo…


II Quando o parágrafo atual está muito grande (mais de quatro frases), e pode ser cortado sem afetar a intenção do autor com o texto.

Às vezes uma ideia complexa pode dar a luz a um parágrafo demasiado grande; nessas horas, o dedinho sobre o enter deve estar preparadíssimo, pois como mostrado, o foco aqui é aumentar a legibilidade pra web.

Contudo, tem horas que cortar em dois parágrafos é, na verdade, algo ruim pro texto. Devemos ter em mente o quê pretendemos com o que estamos escrevendo, com a informação que estamos dando e com a informação que não estamos também. Pra que serve o parágrafo que estás escrevendo agora?

Se ele é parte de uma cena mais reflexiva e tensa, deixar ele grandinho como está pode ser uma boa. Observe como os outros fanfiqueiros e até como os autores profissionalmente publicados fazem, até onde se permitem com um parágrafo grande. Certamente já vi muitos parágrafos, bem colocados, que tinham mais de sete linhas, todavia falho em me lembrar de um que ocupasse quase uma folha A5 inteira.

No fim, é tudo uma questão do que seu texto está pedindo neste exato momento. Confie na sua habilidade e instinto que vai dar bom. Na maior parte das vezes, isso é.


III ⇝ Quando uma mudança significativa ocorre.

Toda vez que:

  1. A personagem falando;

  2. A “câmera” mostrando a história;

  3. E o tempo e o cenário…

Mudarem, o texto ganha um novo parágrafo.

Isso significa que cada personagem ganha um parágrafo pra cada fala sua (sem exceções!), assim como pulos no tempo (pra frente, num flashforward, ou pra trás, num flashback). Além disso, quando um novo evento acontecer, e quando a descrição de algo e o início de uma nova descrição ocorrerem, é necessário ainda um novo parágrafo.

Claro que toda regra tem sua exceção, mas as exceções pra essa são muitas e eu honestamente não poderia citar todas nem se quisesse, logo vou apenas dizer que vai ter hora que você vai querer quebrar as leis e não estará errado.

Mas é coisa rara. Então não se anima demais.

Enquanto seus instintos não estão literariamente aguçados, siga à risca meus conselhos e vá experimentando aos poucos sair da linha.

(A exceção da exceção é a parte dos diálogos. Cada personagem leva um parágrafo próprio sempre, e não, seu “estilo de escrita” não é argumento suficiente pra evitar isso. Não dar um parágrafo pra cada fala é tipo não capitalizar substantivo próprio está errado! E ponto. Não discutam comigo ou juro que puxarei a perna de todo mundo de noite, hein! Não me provoquem que eu sou doida.)


IV ⇝ Quando você quiser chamar atenção a uma sentença específica, causando uma parada brusca.

Como devem ter notado, o tamanho dos parágrafos determinam o ritmo com a qual o texto é percebido pelos leitores; portanto, uma forma eficaz de chamar a atenção do leitor é isolar uma frase ou palavra, criando uma pausa dramática.

Essa técnica casa perfeitamente com momentos de alta-tensão como revelações e reviravoltas, mas pode ser usada em cenas mais tranquilas sem problema. Um exemplo disso é o seguinte trecho, do quinto capítulo da minha fic:


[…] Um arrepio correu-lhe a espinha. Estava pronto para dizer um redondo “não” quando Elesis o encarou, na expectativa.
Questionava sua resolução, o espadachim sabia. “Não perca essa chance de ouro!”, um lado seu gritava. “Não perca seu orgulho!”, seu outro lado berrava.
…A decisão que tomaria estava clara como o céu.
Infelizmente. […]

O isolamento do termo “infelizmente” deu um peso maior à palavra, dado o contexto; quase uma ênfase. Essa pausa dramática é ótima pra reafirmar o conteúdo da frase pro leitor, e de quebra serve de descanso pra vista, devido ao espaço em branco que cerca o texto. Bacana, não?

Adicionalmente, devo lhes lembrar que, como qualquer outra técnica, se usada demais ela perde a eficiência. Não saiam isolando frases a cada sete parágrafos, hein, fanfiqueiros. Lembrem-se de rascunhar com pressa e revisar com intenção. Deve haver um bom motivo pra cada coisa que você decide fazer em seu texto.


2 Alinhe o texto pra esquerda.

Excetuando trechos específicos, a prosa da fanfic precisa ser alinhada pra esquerda. Texto justificado é algo que usa apenas em artigos de jornal impresso, pois na internet esse tipo de formatação agride a qualidade de leitura (e os olhos da adm aqui, míope e de óculos de hástia quebrada). Pra maioria dos websites de publicação de histórias o alinhamento à esquerda é padrão. E ainda bem, né?

O alinhamento à esquerda faz com que as frases tenham o mesmo tamanho de espaço entre as palavras e manda o termo longo que estiver no fim da linha para a próxima linha, enquanto que o texto justificado obriga o texto a ter todas as linhas no mesmo tamanho, usando espaços de tamanhos variados em cada frase. Sendo a sua intenção fisgar o leitor, formatar de forma que vá distrair ele não é uma boa ideia. E você quer ser lido que eu sei, que as estatísticas do post do Carlos de dicas de divulgação de fanfics não me enganam, viu. Kneel before my throne, peasant, for I am the lawyer and the law of this land. Google Analytics is by my side.


3 Uniformize as quebras de cena.

As “quebras de cena” são os espaços que deixamos entre uma cena e outra, indicando modificação relevante na narração. Nessas horas os fanfiqueiros costumam colocar algum caractere especial pra enfeitar o espaço, coisa que eu mesma faço, porém meu conselho aqui é evitar variações na utilização dos caracteres.

Sugiro usar um só caractere pra todas as quebras de cenas da história, e que seja um simples. Se o site permitir incluir uma linha horizontal como quebra, melhor ainda! Contudo, nos que não houver essa opção, vale usar um caracterezinho bonitinho pra enfeitar o texto. Exagerar na dose é muito fácil e querer usar os caracteres de quebra de cena pra indicar elementos importantes, como o ponto de vista da cena a seguir, é uma ideia que tem como dar errado de diversas formas daí retorna o lembrete de que mais é menos.

Dito isso, usar caracteres especiais ou emojis/kaomojis que conversam com o texto é uma forma de deixar sua fanfic única, e por isso vou deixar uns caracteres bonitinhos pra vocês copiarem e colarem. Eu uso a estrela de quatro pontas em Relíquia das Almas: O Conto da Espada, mas se sua fanfic é de futebol, porque não usar uma bola?


╔═════════════════════════════════════╗

✤ ✥ ✦ ✧

✩ ✪ ✫ ✬

✮ ✯ ✱ ✲

✴ ✵ ✸ ✺

✼ ✽ ✾ ✿

❁ ❃ ❄ ❅

❇ ❈ ❉ ❊

╚═════════════════════════════════════╝


Ou então podem usar alguma divisória ornamentada:


╔═════════════════════════════════════╗

°• ✾ •°•

════ ஜ▲ஜ ════

━────── •●• ──────━

══• •✠•❀•✠ • •══

「• • •「 • • • 」• • •」

• ═ ═ ═══ • ═══ ═ ═ •

━───━ ◆ ━───━

• • •「◆」• • •

──━──━── ◆ ──━──━──

⟥────────✤────────⟤

• ───━━━━─ ● ─━━━━─── •

══════⊹⊱≼≽⊰⊹══════

⊱⋅ ────── ❴ • ✿ • ❵ ────── ⋅⊰

» ◇ « ✧ » ✦ « ✧ » ◇ « ✧

─━─━─━∞◆∞━─━─━─

═══════╠☆╣═══════

═════║─●─║═════

─━━━━━━⊱❉⊰━━━━━━─

━────── ❖ ──────━

━──────≪✷≫──────━

◎ ─━──━─❖─━──━─ ◎

•━─────━❪ʚĭɞ❫━─────━•

◈ • ══─━━── • ──━━─══ • ◈

⊱⋅ ────── ❴ ⋈ ❵ ────── ⋅⊰

▲───────◇◆◇───────▲

——————«•»——————

══════ •『 ♡ 』• ══════

⊹──⊱✠⊰──⊹

════┵•✾•┲════

⊶─────≺⋆≻─────⊷

⊱───────⊰✯⊱───────⊰

━━━━━━━━❯✷❮━━━━━━━━

· · • • • ✤ • • • · ·

✄╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌╌

・────━【❆】━────・❋

━──────◅▻♢◅▻──────━

゚・✻・゚・✻・゚゚・✻・゚・✻・゚゚・✻・゚・✻・゚゚・✻・゚

━───────⊹⊱✙⊰⊹───────━

≪━─━─━─━─◈─━─━─━─━≫

────────⊹⊱✫⊰⊹────────

﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏

◁━━━━◈✙◈━━━━▷

࿇ ══━━━━✥◈✥━━━━══ ࿇

══════⊹⊱❖⊰⊹══════

─━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━─

∴━━━✿━━━∴

↢ ❦ ↣

───※ ·❆· ※───

╌────═❁═────╌

⊷⊶⊷⊷⊶⊷《 ✮ 》⊷⊶⊷⊷⊶⊷

✶⊶⊷⊶⊷❍⊶⊷⊶⊷✶

━━━━━━◇◆◇━━━━━━

-❈-❈-❈-❈-❈-❈-❈

∴ ════ ∴ ❈ ∴ ════ ∴

❦ ════ •⊰❂⊱• ════ ❦

─── ❖ ── ✦ ── ❖ ───

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈

━━━━━━━✦✗✦━━━━━━━━

•─────✧─────•

⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊

*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*

°•~━━✥❖✥━━~•°

═════════ ❃ ═════════

━━━━━━━━❪❃❫━━━━━━━━

──────⊱◈◈◈⊰──────

━━━━━━ • ✿ • ━━━━━━

▩━━━━━━◈━━━━━━▩

╬╬═════════════╬╬

━━━━━━━━ ✤ ━━━━━━━━

╬═════ ▩ ═════╬

-------------------✥-------------------✥

________________(✪)________________

∴ ════ ∴ ❈ ∴ ════ ∴

◈ ━━━━━━━━ ⸙ ━━━━━━━━ ◈

◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥

╚═════════════════════════════════════╝


Dá pra achar divisórias estilizadas assim aos montes no Amino Apps (que foi de onde eu retirei essas, aliás); e dá, também, pra copiar e colar emojis de sites como a Emojipédia. Além disso existem os kaomojis, como eu disse anteriormente, e também páginas na Wikipédia dedicadas aos símbolos especiais, os dingbats. Seria legal se desse pra copiar e colar os caracteres da fonte Wingdings mas a vida não é um morango, né…

Caso os que apresentei aqui não sejam o suficiente, sintam-se livres pra procurar por mais internet afora! O objetivo é uniformizar a formatação das quebras de cena, mas nada nos impede de deixar o texto um cadinho emperiquitado, não?

(Impede sim. Esse algo sou eu. Vou pessoalmente assombrar todos os fanfiqueiros que inventarem moda mesmo após ler esse artigo enorme de grande onde eu advogo incessantemente em defesa das fanfics de formatação simples!)


4 Tome cuidado com a capitalização das sentenças. Deixar de capitalizar começo de frase e nome próprio não é uma opção!

Observo ser mais comum no Asian Fanfics, em fanfics gringas, mas certamente vocês já se depararam com uma ou outra fanfic em português brasileiro que não tem uma letra maiúscula sequer. Quem faz isso argumenta que é por “questão de estilo próprio”, mas olha, o estilo próprio de escrita não vai tão longe assim em quebrar as regras de gramática, não.

Além disso, a capitalização correta serve a função de destacar o início e fim das frases dentro de um parágrafo, além de auxiliar os olhos a descansarem de tantas letras minúsculas difíceis de ler. Ler uma poesia curta totalmente em letra minúscula, que nem as coisas que a Rupi Kaur gosta de publicar, pode ser razoável (claro que pra mim não porque eu detesto os textos da Kaur, mas isso não vem ao caso), porém um texto corrido prosaico pede por capitalização correta.

Capitalização correta é tão importante quanto acentuação e pontuação correta — chega a ser ainda mais básico que quebrar o texto em parágrafos. Se um dia lhe vier a ideia de escrever um texto sério sem capitalização… pense uma vez.

Duas vezes. Três.

Até desistir da ideia.

Francamente, eu sei que disse que nada que eu disser aqui é regra mas eu vou voltar na minha palavra e teimar com esse tópico, porque é inadmissível uma fanfic que sem capitalização adequada. Nada de fanfics toda em letra minúscula. Você não é a Rupi Kaur e mesmo se fosse, ela também está errada. Se existe alguém que defende prosa sem capitalização correta, eu discordo; se eu parei de discordar de quem defende prosa sem capitalização correta, eu morri. Se a pessoa que defende a prosa sem capitalização pensa, eu rejeito; se a pessoa que defende a prosa sem capitalização fala, eu ignoro. A minha missão de vida é impedir a ascensão das pessoas que defendem a prosa sem capitalização correta. A pessoa que defende prosa sem capitalização correta não tem vez comigo!


5 Nunca use N/As (“Notas do Autor”) no meio da narrativa.

A gente está em 2021, eu sei, porém se surpreenderiam com quantas fics com N/As eu ainda encontro no ficdom. Portanto eu venho implorar de joelhos no milho pra vocês não comentarem, no meio da cena, o que vocês acham da narrativa.

As notas iniciais e finais estão aí pra isso, e em sites onde ela não existe (como o Wattpad), você pode fazer você mesmo. Em hipótese alguma ponha no meio do texto! A fanfic está ali pra contar uma história, não pra servir de espaço pra você surtar sobre seus faves. Faça isso no Twitter ou Tumblr, sei lá.

(Fica aí a ideia de fazer uma thread no Twitter ou post no Tumblr reagindo a trechos da sua fic. Você divulga a história e poupa seus leitores do estresse. Todo mundo sai ganhando!)


Capa vertical, cujo fundo retrata um escritório cheio de plantinhas, com um quadro cinza no centro. Lê-se: "Como formatar sua fanfic corretamente (e não causar lágrimas nos seus leitores); parte um."
Capa feita no Canva. Todos os direitos reservados. Utilize o botão do Pinterest no fim do post para compartilhar essa imagem e ajudar o blog!

6 Evite exagerar com os itálicos, negritos e sublinhados.

Essas opções de formatação são tão, tãããão fáceis de serem usadas com exagero… eu já vi cenas inteiras em negrito, cenas inteiras em itálico e até trechos com itálico e negrito junto. Sério, já vi de tudo. Foi um horror, gente, um horror. Não usaria de tortura nem pro meu pior inimigo…

Eu, como uma fanfiqueira veterana e pessoa com três graus de miopia em cada olho, preciso avisar a vocês que essa é uma prática terrível. Se tem algo que leva o prêmio de maior inimigo da legibilidade de texto é viajar na maionese de tanta formatação especial.

Isto posto, vou ensinar vocês a usarem correta e equilibradamente essas (e outras, no tópico número nove) opções de formatação de texto. Segue:

  • ITÁLICOS: A função do itálico num texto narrativo é enfatizar um termo, ou separar visualmente um trecho de pensamento escrito em discurso direto de algum trecho de narração.

Observem esse trecho do terceiro capítulo de Relíquia das Almas: O Conto da Espada:


[…] Elesis pendeu a cabeça pro lado, confusa.
— Quem foi essa?
— A Mari — respondeu Lass. Elesis olhou pra ele. Não parecia estar surpreso.
Ela balançou a cabeça. Os amigos de Lass eram tão estranhos quanto ele.
Só Lire que salva mesmo, pensou. […]

 

Nele vemos, além da petulância da Elesis de achar que a Mari é estranha e ela não, que o pensamento dela está italizado. A parte que não faz parte do pensamento propriamente dito, o verbo ‘pensar’, não leva itálico, mas faz parte da frase já que é indicador do porque daquela frase estar ali em primeiro lugar, logo é separado por uma vírgula. Esse é um exemplo de destaque visual de pensamento.

(Há quem use apóstrofo ou aspas pra indicar pensamento no texto, mas essa é uma forma arcaica de fazer isso e que se você decidir usar, todo mundo vai achar bisonho, então não recomendo. Mais sobre aspas no próximo post dessa duologia.)

Por outro lado, observem esse trecho aqui, do mesmo capítulo:


[…] Depois ela se perdeu na casa da velha tentando achar o banheiro para se limpar, e depois que finalmente conseguiu se livrar do xixi da poodle, deu de cara com dois cachorros brincando dentro do saco de rações vazio pela metade no meio do corredor, a sujeira que teria que limpar e Plutão, acompanhado de Fofinho (um labrador) e Cecilia (uma cadela salsicha) a encarando com a melhor cara de anjo que tinham, como se não estivessem mordendo — ou melhor, destruindo o tênis novo da ruiva. […]

 

Vemos aqui, além do azar da Elesis e desse trecho que oh céus precisa ser reescrito urgentemente, que na última frase há um termo italizado. O itálico nos faz dar uma breve pausa na leitura mental e evidencia o tom de voz com a qual a cena está sendo narrada dado o contexto, exasperação e irritação.

O itálico também é usado para títulos de obras (livros, filmes, etc), excetuando os títulos de música, que devem ir dentro de aspas. Recomenda-se também usar itálico para termos estrangeiros (ex.: “chan,” “hyung,” “otaku,” etc), porém essa regra é tão pouco usada que se você começar a usar vão achar bisonho também, então finjamos que ela não existe. Estou dando aval como a tiazinha do AE, yo.

Lembrando que, se usarem demais o itálico, ele perde a eficácia. Não é toda palavra que vocês vão enfatizar porque se enfatizarem tudo, nada será enfatizado. Muitas vezes a narração com formatação normal vai ser mais que suficiente pra expressar a intensidade dos sentimentos do narrador. Palavras têm poder, fanfiqueiros! Deem mais atenção a que termos vocês usam pra descrever as coisas e o que eles significam, afinal é o vocabulário que você escolhe que torna seu texto impactante.

Se exagerarem no itálico, além de irritar as vistas de quem ler, ainda vão perder o efeito que queriam, ó. O CTRL+I é legal de apertar e o efeito no texto é bacana, mas é mais bacana ainda facilitar a vida da senhorinha chata e cega aqui. Tenham bondade no coração, eu imploro, e maneirem no itálico.


  • NEGRITO: O negrito, num texto narrativo só deve ser usado: 1) para destacar usuário do remetente e destinatário em caso de chatfic ou troca de e-mails in text; 2) para destacar a manchete de um artigo de jornal que você decidiu incluir no texto; 3) para destacar letra em língua estrangeira, em caso de songfic.

Okay, vamos por partes. No caso da sua narrativa pedir por troca de mensagens, e você quiser usar negrito*, sugiro destacar o nome de usuário, e o complemento (horário do envio), se houver. A mesma coisa pra e-mails; e isso porque quando essas informações estão destacadas, é mais fácil pra quem está lendo entender rápido quem é quem.

Agora, quanto ao causo das songfics e, enfim, fanfics que pedirem por letra de música, o negrito vai para os trechos em língua estrangeira. Mas cuidado! Em caso de língua estrangeira, okay, mas só se embaixo você incluir a tradução da letra aí ambos levam centralizado e itálico, embora a parte gringa leve negrito também. Contudo, se você incluir só a parte gringa, ela leva apenas itálico, e o centralizado usual. A ideia é diferenciar visualmente duas coisas diferentes (um trecho em língua estrangeira e outra na língua nativa), portanto se não houver informação diferente, não há necessidade de destacar com negrito. Lembrando que o foco aqui é facilitar a vida das vistas do leitor. Simplicidade sempre que possível!

Tirando essas situações, não incluam negrito em vossas fanfics. Nem um pouco. Nada. Nyet.

Negrito não é coisa feita pra texto fictício, porém para tornar conteúdo na web escaneável; sua fanfic não precisa ser escaneável, ela precisa contar uma história. E você é capaz de contar uma história sem negrito desnecessário, eu juro. Ah, e só pra não perder a chance negrito também não é um super-hiper megablaster itálico, não, gente. Nada de usar negrito pra dar ênfase num trecho que está italizado; a ênfase em trechos já enfatizados é justamente tirar o itálico do termo. Se cada pra vez que eu, um dia, tenha visto pensamento com negrito em uma palavra só uma, fada morresse… vai com Deus, Irlanda. E haja pó de piriliplimplim.


* Em alguns sites, como Archive Of Our Own (como sempre o AO3 fazendo tudo e mais um pouco, nenhuma novidade aí), tem como você editar o HTML do texto e aplicar skins que imitam a aparência de um chat de verdade. Contudo a vida não é uma framboesa, e nós, reles fanfiqueiros brasileiros, não dispomos de tais privilégios nos sites mais usados por aqui, logo nos resta o negrito. …Ou será?

Usar negrito não é a única forma de formatar troca de mensagens. Em minha pesquisa pra esse artigo, achei um escritor recomendando usar texto italizado; cada mensagem levaria sua própria linha, como um diálogo usual só que sem toda a parafernália de travessão e verbo dicendi, et cetera e tal.

Qual método é melhor fica a critério do autor da fic. Se você tiver pavor de negrito, que nem eu, porque não experimentar essa técnica? Fica organizadinho, há de se convir.


Obs1: Em livros profissionalmente publicados, usualmente usa-se fonte em small caps para fazer o que, no ficdom, nós usamos o negrito. No Social Spirit, Nyah! Fanfiction e afins não tem como você pôr small caps em trechos do texto que nem tem com fazer com itálico, por isso que recomendo usar o negrito pras situações descritas acima. Entretanto, como eu já disse, o certo mesmo é nunca usar negrito. Negrito é coisa de artigo de blog, gente, não de história.


  • SUBLINHADOS: Não use eles. Nunca. Literalmente não tem nenhuma forma admissível de incluir sublinhado em fanfics. “Ah, mas—” Não.

Se eu vir alguém aí usando sublinhado… eu juro que não respondo por mim, ficdom. Eu juro tal qual Leandro & Leonardo!


7 Simplifique na hora de indicar o personagem narrando.

É aqui que eu vou deixar meu manifesto de repulsa em relação ao “POV” (e demais variações) nas fanfics, mas de forma concisa pois aqui no AE trabalhamos com requinte (ノ◕ヮ◕)

O tal do “POV” nada mais é que sigla pra “Point Of View,” que além de ser estrangeirismo e perfeitamente substituível (eu argumento que cem por cento desnecessário, na realidade), ainda é usado errado porque se fosse pra usar essa benção, teriam que usar apóstrofo pra indicar posse de quem raios é o tal do ponto de vista e

Mas tudo bem. Tudo bem! Eu sou da paz. Eu irei… respirar fundo… e elaborar o porque que vocês não deveriam usar “POV” em suas fanfics… como uma pessoa civilizada… e calma


Meme da Gretchen Miranda, onde ela está exclamando algo. Lê-se: "Nada me abala, sou totalmente clean."
Se eu me concentrar o suficiente, posso tornar real: eu sou uma fanfiqueira pacífica, eu sou uma fanfiqueira pacífica, eu sou uma fanfiqueira pacífica...

Santa Gretchen da Fanficagem, me dê forças porque eu careço, viu. Eu careço.

Vejam bem, usar “POV” em fanfic fica feio, gente. Nossa, mas fica feio demais da conta; demais, demais. O ideal é que nem seja utilizado algo assim, mas que a narrativa em si mostre quem está narrando por meio de caracterizações profundas e diversificadas dos narradores. Dito isso, desenvolver personagens não é nenhuma amora, então eu entendo que nem todos os fanfiqueiros se valham por isso.

Pros que preferem não arriscar, simplesmente escrevam o nome da personagem narradora no começo da cena. Pode até escrever em caps lock ou usar um itálico e um negrito, eu deixo, mas por favor, por tudo que é mais sagrado, não usem mais “POV” nas fanfics.

Ou eu vou chorar. E eu vou, okay? Não duvide que eu vou sim. Vou alagar o bairro todinho. O S***** Spirit vai cair porque meu choro terá derrubado o prédio que guarda os servidores e o banco de dados que sustenta o site, e


8 Maneire nos emojis e caracteres especiais em geral.

Emoji e kaomoji é legal, eu também amo, mas mantenha-os apenas em trocas de mensagens, sejam elas por celular, e-mail, post-it, entrada de diário, entrada de blog; o que for. No decorrer da narração não há espaço pra emoji e kaomoji, mesmo se for em primeira pessoa. Inclusive é contra as regras do Social Spirit usar emoji e kaomoji fora dos contextos que citei.

Tudo o que você quiser transmitir pro leitor, sobretudo quanto às expressões das personagens e seus sentimentos, deve ser explorado em texto corrido, e não com carinhas e sinais de til; você deve desenvolver suas habilidades de escrita a ponto de fazer isso. Não dependa de uma carinha de tacho pra falar que fulano estava fazendo cara de tacho. Até porque, como previamente estabelecido, isso atrapalha a legibilidade do leitor primeiro enchendo a tela de caracteres estranhos, e segundo atrapalhando o ritmo da leitura. Indicar tom de fala e postura por meio de emoji exala preguiça por parte do autor, né, gente; convenhamos.

(Sem contar que tem celular que nem lê esses caracteres especiais, e fanfiqueiro que usa leitor de tela por problemas na visão, então ainda tem isso…)


9 Nunca use fonte especial ou colorida.

Graças a alguma alma iluminada que nem conheço e já amo, os principais sites de publicação de fanfic no Brasil isso é, Nyah! Fanfiction (flopado e injustiçado, mas muito meu amorzinho), Social Spirit (em constante declínio na avaliação geral, mas deixa quieto) e Wattpad (desse aqui tenho nem forças pra comentar, mais) não dão opção de mudar nem a cor e nem a fonte do texto. Mas tem site gringo que deixa, e olha.

Olha.

Meu bem. Meu anjo. Amor da minha vida, meu raio de sol, iodo no meu sal de cozinha escuta a tia. Ouça a tia, por favor, okay? Ouça a tia. Ouça a tia quando a tia diz pra nunca cair na tentação de mudar a cor do texto da fic, porque não é de Deus essa entidade no seu ombro dizendo que isso é uma boa ideia. Imagine um leitor que, caçando fic pra devorar, e se depara com a sua. Lê o título, a sinopse, a classificação indicativa e o resto das tags. Sorri e resolve dar uma chance…

Apenas pra cair num capítulo todo em VERMELHO.

Se isso soar extremamente específico e pessoal vocês relevem, okay; falo tudo na mais altruísta intenção de evitar lágrimas fanfiqueiras. Pra qualquer e eu repito, qualquer texto publicado na web, a fórmula é o seguinte: fonte preta em fundo claro, e só. Se caírem num campo de inserção que lhes permitam modificar o status quo, podem crer que é provação de Deus.

E o mesmo com a fonte! Prefiram sempre o que foi testado e aprovado, isto é, Arial. Para textos na internet é importante dar prioridade a fontes sans serif, o que significa nada de fonte fantasia, e nem de caligrafia, e muito menos Times New RomanDigo, fonte serifada.

Não caiam na tentação. Stick with the basics!


Obs2: Nesses meus quase dez anos de fanficagem eu já vi de tudo, inclusive gente fazendo colour coding de narração de personagem já que o editor permitia mudar a cor da fonte. Se você é um fanfiqueiro que faz isso, você é meu inimigo. Vou destruí-lo. Pisarei em ti. Farei-lhe arder nas chamas brancas nascidas da combustão do oxiacetileno. Arrepender-te-á de teres nascido na mesma época que eu, te prometo pelo sangue que corre em minhas veias.


10 Estude acentuação e pontuação correta, pois elas auxiliam na legibilidade.

Por fim, o último ponto principal sobre formatação correta de fanfics é acentuação e pontuação corretas. Quem diria que coisinhas tão simples influenciariam tanto na leitura, não?

Influenciam pois ambos indicam qual a leitura adequada de cada termo, assim como onde cada oração inicia e termina; além de indicar com que “voz mental” devemos ler cada coisa. A acentuação e pontuação fazem no texto escrito o que sua voz faria no texto falado, sacas? Pois então.

Taaaaalvez um dia voltemos com um post sobre como fazer um e outro, mas enquanto o AE não lança isso, confio nos fanfiqueiros de plantão pra dar uma surfada no Google por si só. Leiam sobre aspas, crase, apóstrofo (que é diferente do sinal de ápice, diferente do que os teclados QWERTY nos levam a pensar), vírgula, ponto final, ponto continuativo, ponto e vírgula, dois pontos, acento circunflexo, acento agudo, til, ponto de exclamação e ponto de interrogação.

Aprendam o que é, e o que não é, aceito na norma culta. Leiam bons textos como exemplos. Experimentem quais regras podem quebrar em seus próprios textos. E tudo sem reclamar, viu; até pouco tempo ainda tinha o trema também…


Adicionalmente…

Outras dicas relevantes que tenho se referem ao tamanho do capítulo, às cenas de flashback e pro caso de você querer incluir um glossário na fic.

A dúvida do tamanho ideal pra capítulos é uma discussão velhíssima, tanto no mercado editorial quanto no ficdom. Segundo minhas observações, a maior parte dos fanfiqueiros concordam que algo entre mil e cinco mil palavras é o ideal.

O website Number Of Words diz que ler 1.000 palavras leva mais ou menos 10 minutos, enquanto que ler 5.000 palavras leva 3040 minutos. Capítulos que passam disso costumam ser mais exaustivos de ler porque passar mais de meia hora se concentrando em algo é bem complicado, fora que 5k pra cima é um ponto em que são grandes as chances de começarmos a encher a história de filler. Claro que isso não significa que é, oooh, impensável que a história peça por capítulos de dez mil, quinze mil palavras mas é, a partir de cinco mil é bom pensar em tacar a tesoura na coisa.

Agora vamos pro próximo ponto, que já toquei no post itálicos.

Quem aqui já leu cena de flashback toooooooda em itálico? Como seus olhos reagiram naquela vez? Começaram a arder depois de um tempo, né? Por isso, invés de usar itálico pra indicar um flashback (ou, pior!, aquelas indicações horrendas tipo “FLASHBACK: ON”, em negrito e itálico e até sublinhado, se o site permitir), eu sugiro uma mudança mais sutil: o tempo verbal.

Bom, na verdade uma quebra de cena e a mudança de tempo verbal.

Escritores tendem a usar apenas um tempo verbal durante a fic toda, sendo o mais usual o pretérito. A dica é usar o tempo verbal que não é usado, pois a mudança será notável pro leitor, e o contexto vai explicar que a cena se trata de um flashback.

A mudança de tempo verbal não é obrigatória; normalmente uma quebra de cena é mais que o suficiente pra indicar o novo tipo de cena (confiem em seus leitores, eles são mais espertos do que vocês lhes dão crédito). Eu mesma uso apenas quebra de cena; deixo que as entrelinhas façam o resto. Porém, se você quer se assegurar que o leitor perceba a mudança, recomendo essa modificação. O texto continua com a formatação normal ao mesmo tempo que a cena claramente se destaca da história em si. Todo mundo sai ganhando!

Por último, pra quem quiser incluir um glossário na história, por qualquer razão que seja, eu recomendo assinalar o termo estranho com um número sobrescrito ou com um asterisco, e no fim do capítulo ou nas notas finais, repetir a palavra e depois explicar o significado. Não expliquem no meio da narrativa e não chamem atenção demais pro termo, tipo com um negrito, pois distrairá o leitor da história.



E chegamos ao fim do post…? Ainda não! O post original deu quase dez mil palavras — e eu repito: dez mil palavras —, mas como eu sou uma alma iluminada agora, eu cortei em dois. Esse aqui ainda ficou grande, mas melhor seis mil e vrau do que dez mil de uma vez, não?

Confiram a parte dois no artigo “Como Formatar Sua Fanfic Corretamente (& Não Causar Lágrimas Nos Seus Leitores) — Parte II”, e não deixem de nos seguir no Twitter e Instagram. Agora o AE também tem Curious Cat, que podem usar para mandar mimos anônimos. Inscrevam-se por e-mail no box na lateral (desktop) ou no rodapé (mobile) para não perder nenhum post novo, e me digam o que acharam das dicas aqui embaixo!

p.s.: A fanfic citada no decorrer do post, Relíquia das Almas: O Conto da Espada, está online e disponível para leitura no Social Spirit, Nyah! Fanfiction e Archive Of Our Own em português brasileiro e inglês. Anteriormente estava postada no Wattpad, porém eu me voltei contra ele que nem meu estômago se volta contra minha quando estou ansiosa, então a partir de agora vocês só encontrarão poeira no meu perfil lá. Recomendo, viu; foi um peso a menos nos meus ombros.

Os textos publicados no Anotações Esparsas são de total autoria dos administradores e colunistas, exceto quando anunciado o contrário. É proibida a reprodução sem permissão, parcial ou completa, de nosso conteúdo.

E você? Como formata sua fanfic? Que dicas eu esqueci de dar aqui? Me conta!

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.