Sobre o Anotações Esparsas



Nesse blog, você terá...

  1. Dicas de escrita para quem escreve fanfics, histórias originais, ou os dois;
  2. Materiais gratuitos para escritores e leitores;
  3. Artigos sobre fanfiqueiros, fanficagem e ficdom — sim, sobre! Ama cultura de fãs? A gente também ♡
  4. Entrevistas voltadas para leitores, de fanfic, ficção original e não-ficção, e escritores (sabia que já entrevistamos a Jana Bianchi? Pois então...);
  5. Resenhas de animes, mangás, filmes, séries, livros (a gente vai de Dom Casmurro, de Machado de Assis, a Fangirl, de Rainbow Rowell, ó);
  6. ...E muito mais!
Podemos dizer que o Anotações Esparsas é que nem fanfic: feito de fãs para fãs. Querem saber os dedinhos por trás desse conteúdo incrível? Confiram as fichas abaixo!




Por trás dos artigos sobre fanfics, encontrávamos Mira

(ela/dela/-a)  Olá! (´。• ᵕ •。`)

De 27/12/2018 a 01/01/2024, fui a fundadora e uma das administradoras do blog. Apesar de ter saído da equipe, minha paixão pelas fanfics e estudos sobre cultura de fãs não morreu; por isso, hoje estou com um jornal no Dreamwidth chamado Em Outras Notas, onde faço o que não consegui com o AE: ter o meu cantinho na web. Também estou no Twitter e Tumblr. E sim, eu ainda sou ficwriter; embora meus perfis no Nyah!, AO3 e SS estejam empoeirados...


Por trás dos artigos sobre ficção original, encontramos C. S. Fukuda

(ele/dele/-o)  Desde pequeno, eu escrevia — naquela época, roteiros de aventuras para os meus brinquedos. Embora o amor pelo storytelling tenha desabrochado cedo em mim, comecei a escrever, de fato, há seis anos como uma forma de escapismo, e também motivado pelo casal Bubbline do Hora de Aventura.

O Spirit Fanfiction me introduziu ao mundo de histórias pré-estabelecidas, que agora ganhavam um novo desfecho e contexto. Foi amor a primeira vista. No segundo dia criei a minha conta e comecei a postar minha própria fanfiction inspirada nos desenhos da Cartoon Network.

Desde 2014, encontrei pessoas incríveis pelo mundo dos livros online, escrevi muitas histórias repletas de erros gramaticais, li fanfictions incríveis que me fizeram querer escrever como aqueles autores, e aprendi muitas coisas que ainda hoje ponho em prática. Uma delas foi o amor pelos livros, já que, antes de ler fanfics, eu detestava ler; mas, todo escritor é um leitor e eu não podia fugir à regra.

Nunca canso de dizer que a escrita sempre foi para mim como uma segunda casa. Eu podia me abrigar quando a primeira estava uma bagunça, se é que me entendem. Os anos se passaram, e eu, cansado de escrever sobre universos que não me pertenciam, aos poucos introduzi personagens originais nas minhas histórias... até que passei a criar as minhas próprias tramas, os meus próprios personagens e seus dilemas, deixando para trás as fanfictions e focando-me em textos da minha autoria.

Eventualmente a Mira, fundadora do AE, me encontrou no Twitter. Começamos a conversar sobre escrita e nossos processos criativos, aí ela me convidou para fazer parte do Anotações Esparsas. Eu, como sempre quis ter um blog mas nunca tive sorte em encontrar o nicho certo, aceitei sem hesitar.
Foi uma das melhores decisões que já fiz na minha vida.

Aprendi muito aqui, me diverti muito com a Mira, planejando conteúdos e conhecendo pessoas incríveis!

Meus posts são focados em dicas de escrita, produtividade e divulgação do seu conteúdo, sendo ele original ou não. Ademais, também posto resenhas de livros e confecciono capas gratuitas para escritores que não podem pagar um capista profissional para fazê-las. Atualmente, estou trabalhando em duas histórias da minha autoria e anseio pelo dia em que terei uma obra minha publicada.

Você pode me encontrar no Instagram, Twitter, Wattpad e Spirit Fanfiction

XoXo 




Por trás das dicas de escrita, costumávamos encontrar Boo

(ela/dela/-a)  Boo apareceu pela primeira vez no AE em 21/01/2020, com o artigo Como Cuidar Melhor do Seu Leitor. Foi colunista fixa do blog de 31/03/20 a 16/02/2021, tendo publicado a maior parte dos artigos mais famosos do website — entre eles O Que Faz Uma Fanfic Boa? e 10 Dicas Para Criar Cenas Hots Deliciosas.

Ela encontra-se desligada como colunista fixa do AE, mas continua na blogosfera através do Feitos de Palavras. Você pode encontrá-la no Twitter e Instagram. Apoiem-na, seu conteúdo é fenomenal — e o livro autoral vem aí! ♡



Copyright © C. S. Fukuda. Todo conteúdo textual, audiovisual e em qualquer outro formato midiático que for publicado sob a autoria do Anotações Esparsas pertence exclusivamente a C. S. Fukuda e Miranda Giovannini. Conforme previsto na Lei N° 9.610, de 19 de fevereiro de 1988, reivindicamos os direitos autorais sobre as publicações e proibimos sua reprodução e modificação, parcial ou completa, sem permissão explícita por escrito. Exceções incluem, unicamente, textos para fins acadêmicos e educacionais (quanto ao uso), e eventuais traduções ou obras derivativas que publicarmos no website.


Tecnologia do Blogger.