+25 Sites Onde Encontrar Imagens, Clipes & Músicas Para Suas Fanfics

Fiz essa capa no Canva. Gostaram da mudança?


Ayo, marujos! Já faz bastaaaante tempo desde não dou as caras por aqui, né? Pois é… o burn-out não discrimina quem vai fisgar, fazer o quê. Contudo, eu tardo mas não falho. Logo, aqui estou eu, lhes trazendo um post em lista: sites onde podem baixar imagens, clipes de vídeos e músicas de forma gratuita e royalty free para fazer as diversas edições que suas fanfics pedirem!

Sempre quis saber onde arrumar material pra fazer design, capa e trailer de fanfic? Então segue o fio, fanfiqueiro!


Sobre o post

Antes de começar com o “grosso” do artigo, acho importante fazer considerações sobre como as coisas funcionam na internet. Em suma: tudo na internet tem dono certo.

Cada imagem, áudio, clipe ou outro tipo de mídia que você achar foi criado por alguém, não sendo necessariamente a pessoa que fez aquele conteúdo chegar a você (pra ilustrar: se uma arte repostada chegou a você, ela foi criada por algum artista em algum lugar, contudo a re-postagem que fez com que você visse a arte).

É importante saber disso porque tem coisa na internet que você pode usar… e tem coisa que não pode — porque o dono da mídia não permite. Se você quiser usar algo que achou por aí em uma obra sua (o que torna sua obra em trabalho transformativo), tem que saber com que licença essa mídia foi compartilhada na internet.

Aqui que entra o Creative Commons.

O CC é “[…] uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. […]” Isso significa que as licenças disponibilizadas pelo CC são argumentos jurídicos, quase como contratos, usados para permitir a existência de certo conteúdo na internet.

Por meio da licença de distribuição, o autor da mídia pode argumentar contra você judicialmente caso você infrinja os direitos autorais (copyrights) dele. É o detentor dos direitos intelectuais da obra te dizendo o que você pode fazer com o que ele está te mostrando — “você pode criar materiais derivativos a partir disso, sem necessidade de me dar créditos” ou “você não pode reproduzir, copiar, cortar ou modificar de qualquer maneira o que estou te dando”, por exemplo.

“Mas porque você tá falando isso tudo, Mira?”, você me pergunta. Pois bem: é pra todo mundo entender que não é só porque você achou que você pode usar. ‘Designs’ de fanfics são obras derivativas, e tem mídia que não permite ser alterada em uma obra derivativa. Precisamos respeitar isso. É inegociável.

Portanto, nesse post eu apresentarei apenas conteúdo que permita criação de trabalhos derivativos, variando aos que não exigem atribuição — ou seja, créditos — e aos que exigem. Quanto a esses últimos, recomenda-se o seguinte modelo de atribuição:

Esse trabalho, TÍTULO DO TRABALHO DERIVATIVO, é uma obra derivativa de “TÍTULO ORIGINAL DA OBRA” por AUTOR DA OBRA ORIGINAL, sendo esse último licenciado sob SIGLA DA LICENÇA CC.

O ‘título original da obra’ e o ‘nome do autor’, assim como o ‘tipo de licença’, vocês acharão no site de onde tirarem as mídias originais. Nessas horas mantenham o NotePad aberto e copiem e colem as informações, ou salvem os links nos bookmarks de forma a não esquecer-se de nada. Inclusive é ideal que se linke para onde a obra foi encontrada e baixada.

Todas as obras licenciadas sob a Creative Commons, excetuando as obras em domínio público, necessitam de atribuição. As obras licenciadas sob as licenças C0, BY, BY-SA e BY-NC permitem modificação com variadas gravidades de liberdade. Podem conferir quais os tipos de licenças existentes nesse link aqui. Nesse aqui, em inglês, há dicas de como atribuir corretamente diferentes tipos de utilização de mídia.

Dica: Caso o site onde esteja não tenha espaço para você digitar tudo, você pode criar uma conta no Listography e criar uma lista pra cada vez que tiver que organizar as informações de algum trabalho derivativo. Atribuir é trabalhoso, mas essencial.

Dito isso, estamos todos na mesma linha de raciocínio que dar créditos é importante e essencial, né? Bom, muito bom. Prossigamos com o post!


Onde achar imagens e clipes royalty free

1.1 Pixabay

  • Idioma do site: Português
  • Onde conferir a licença: Ao clicar na imagem, vê-se a licença do Pixabay abaixo do botão verde no canto da tela.

Obs: É possível pesquisar por vídeos e mais coisas ao especificar o tipo de pesquisa na própria barra de pesquisa do site (setinha).


1.2 Free Images

  • Idioma do site: Português
  • Onde conferir a licença: Na página “Licença” do site diz que atribuição das imagens não é obrigatória, mas encorajada, e se for para “propósitos editoriais” é obrigatória. Mas se for usar em um vídeo ou áudio alguma imagem do FreeImages, é obrigatória a atribuição. Acredito que os termos da CC-BY se aplicam aqui.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.3 Pexels

  • Idioma do site: Português
  • Onde conferir a licença: A página “Licença” do site diz que atribuição não é obrigatória, mas apreciada, e que modificação e uso comercial são permitidas.

Obs: Na página inicial você pode optar por continuar pesquisando por imagens ou ir pra aba Vídeos.


1.4 Unsplash

  • Idioma do site: Português
  • Onde conferir a licença: A página “Licença” diz que atribuição não é obrigatória, mas apreciada, e que modificação e uso comercial são permitidas.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.5 StockSnap.io

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: A página “Licença” diz que todas as imagens disponíveis no site são de domínio público (CC0).

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.6 Pikwizard

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: A página inicial do website diz que atribuição é opcional, mas recomendada, e as imagens podem ser usadas para fins comerciais e não comerciais. A página “Standard Licence” diz que obras derivativas são permitidas, mas os direitos sobre essas derivações serão da empresa Wave Break Media.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.7 Picspree

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao acessar uma imagem, debaixo do botão existe o box “Image Licence”.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.8 StockVault

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar em uma imagem, haverá um box debaixo dos ícones de redes sociais no canto da tela. Em “Licence” deve estar escrito “Commercial” (pode modificar e usar pra propósitos comerciais e não comerciais), “Non-Commercial” (pode modificar e usar pra propósitos não comerciais), ou Domínio Público (C0). Nenhuma das licenças exigem atribuição, mas é apreciado.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.9 picjumbo

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O FAQ do site diz que atribuição não é requerida, mas é apreciada, e que as imagens podem ser usadas para projetos comerciais e não comerciais.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.10 Gratisography

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: A página “Licence” do website diz que modificação e uso comercial e não comercial das imagens estão liberadas. Atribuição aparenta ser opcional, mas apreciada.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.11 Morguefile

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: A página “Licence” diz que modificação e uso comercial e não comercial está liberado. Atribuição aparenta ser opcional, mas apreciada.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.12 Kaboompics

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O FAQ diz que modificação e uso comercial e não comercial está liberado. Atribuição aparenta ser opcional, mas apreciada.

Obs: Esse site não aparenta disponibilizar vídeos.


1.13 Biblioteca de Vídeos do Mixkit.co

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar em um item, as informações sobre licença estão disponíveis no segundo box da coluna lateral.


Onde achar músicas royalty free

2.1 Bensound

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Clicando nos símbolos de ‘i’ e procurando pela box “FREE License with Attribution”.

Obs: O site não diz exatamente qual a licença, mas acredito que seja CC BY-NC ND.


2.2 Free Music Archive (FMA)

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O site tem sistema de filtro onde é possível pesquisar por licença, gênero e duração de tempo das faixas. Ao pesquisar com alguma palavra-chave no campo de pesquisa e clicar no título das faixas que aparecerem, é possível ver informações da licença no box “Album Description”, abaixo do ícone de disco e vinil.


2.3 Mixkit.co

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O site diz que as faixas disponíveis podem ser usadas em projetos comerciais e não comerciais desde que sejam: podcasts, vídeos em redes sociais, ads de marketing, para propósitos educacionais e vídeos no YT. Download, cópia, modificação e distribuição é permitido, porém remixagem e incorporação em faixas unicamente musicais não. Fonte: aqui.

Obs: O FAQ do site diz que atribuição é opcional.


2.4 Storyblocks

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar nas faixas individuais, é possível acessar o link da página “Standard License”. O site não especifica se atribuição é necessária, mas por via das dúvidas é recomendável. Há a ressalva de que as faixas não podem ser usadas para logotipos de vídeo.

Obs: Necessário criar conta no site pra fazer download das faixas.


2.5 ZapSplat

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar numa categoria e acessar a lista de faixas, é possível ver o tipo de licença debaixo do botão “Follow”.


2.6 Motion Array

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Não consegui achar uma página, mas como o filtro do site diz “música gratuita royalty free”, acredito que seja CC BY.


2.7 Fugue

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O site diz que é gratuito para uso não comercial, mas é necessário atribuição e linkagem ao site original. Acredito que seja CC BY.


2.8 Free Stock Music

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: É possível usar o filtro no topo da página para procurar por faixar licenciadas sob diferentes licenças. Ao clicar na faixa, as informações estão disponíveis debaixo dos botões verdes.


2.9 Pixabay Music

  • Idioma do site: Português (bem mal traduzido, mas é o que temos pra hoje)
  • Onde conferir a licença: Gratuito pra uso não comercial. Acredito ser CC-BY NC.

2.10 Silverman Sound Studios

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: ...
Obs: Ao clicar nas faixas, aparece um box intitulado “Copy & Paste To Give Credit” onde você pode copiar e colar o texto para atribuir.

2.11 dig.ccMixter

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar em uma das três opções na tela inicial (música instrumental para projetos de vídeo, música para projetos comerciais de vídeo e música para jogos), a página com a lista de faixas disponíveis aparece. Ao clicar em uma das faixas, é possível ver a licença no canto da tela, em cima de “Remix Tree”. As licenças no site são CC-BY e CC-BY NC.

2.12 Coleção da Netlabels no Archive.org

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar em uma das faixas, a página que se abrir terá uma linha intitulada “Usage”. Os ícones da Creative Commons levarão ao link, em inglês, que mostra o que você pode fazer com o arquivo.

2.13 freesound

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Ao clicar em uma faixa, do lado das informações da música estará o logotipo do Creative Commons, assim como um link para os termos da licença sob a qual a faixa foi compartilhada.

Obs: Em cima dos ícones de compartilhamento nas redes sociais tem um link que pode ser usado na hora de creditar as faixas licenciadas sob CC-BY e CC-BY NC.


2.14 Wavecont

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: O FAQ do site diz que simplesmente dizer que o criador da música é o Wavecont e linkar para o website é o suficiente, e que modificações na música são permitidas. Isso significa que os termos da licença CC-BY se aplicam.

2.15 Biblioteca do AudioTrimmer

  • Idioma do site: Inglês
  • Onde conferir a licença: Não consegui achar em lugar nenhum, mas acho que é CC-BY.

Bônus: onde fazer as edições

Edições de imagens:


Edições de vídeo (sem marca d'água):



Com isso, eu anuncio minha volta do além! Hooray! Sim, sim, eu ainda sou colunista do AE — mesmo que apareça aqui menos vezes que ocorrem eclipses em nosso céu cheio de poluição atmosférica. Tenho muitas ideias pra artigos, mas a velha luta contra a preguiça e procrastinação segue firme e forte então né.

Né.

Em outras notas, espero muitíssimo que tenham gostado desse post. Gostaria de eventualmente publicar um follow-up, mas com dicas… veremos, veremos, hihihi. Até lá, fica aqui essa listinha, que certamente será atualizada com o tempo, e espero ver mais designs feitos com material royalty free no ficdom, hein.

Ah! Isso me lembra algo que vai interessar vocês — minha amiga Hikari tem um blog pessoal adorável chamado Hora do Chá Com Bolinhos. Ela recentemente publicou um artigo argumentativo falando sobre a questão de créditos no ficdom, e como as pessoas normalmente não dão eles. Você pode ler o post aqui, e eu garanto que vai amar o conteúdo. Não se esquece de deixar um comentário e dar muito amor a ela, ok? Ok.

Vou ficando por aqui mesmo. Quanto a mim, gostaria que lessem minha fanmonstruosafic (termo patenteado pela minha amiga Melody; muito útil, devo dizer) Relíquia das Almas: O Conto da Espada. Está disponível no Nyah! Fanfiction, Social Spirit, Wattpad e agora no Archive Of Our Own! Em inglês e português brasileiro, mind you.

Espero vê-los no próximo post. Não deixem de seguir o blog nos Twitter e IG oficiais, e nem de inscrever-se por e-mail aqui do lado (desktop), ou abaixo (mobile). Ah, e compartilhem o post nas redes sociais pra nos ajudar ok? Ok. Os botões estão aqui no fim do artigo, custa um cliquezinho de nada ❤

Até o próximo olá!


E você? De onde tira material pra fazer suas edições? Conhecia os sites que apresentei? Me conta!

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.