4 Dicas de Como Conciliar Vida de Fanfiqueiro Com O Ano Letivo


Olá, leitores! 

Fiquei semanas sem me dedicar ao blog por causa da escola e precisei escolher entre estudar e escrever a minha história ou estudar e trabalhar nos posts para o blog. Estudar é uma constante que, simplesmente, não pode sair jamais da equação que é a minha vida, portanto precisei escolher entre a minha história e o blog e infelizmente, tive que deixar os posts completamente de lado. 

Mas afinal, é possível conciliar a vida de um escritor com as obrigações de um ano letivo puxado? A resposta é SIM, entretanto, não é uma tarefa simples e esteja ciente que abrir mãos de certas coisas será necessário durante este processo. 

Bem, antes de tudo, gostaria de fazer uma rápida análise sobre como funciona um dia de semana para mim. Eu acordo pelas 7:00, a vontade de morrer é grande o que acaba sendo traduzida no botão soneca, ou seja, eu só levanto da cama dez minutos depois. Até as 7:50 eu tomo banho e me arrumo e com isso quero dizer que tento parecer o mais humano possível (Muitas vezes não consigo). Minhas aulas começam ás 8:30 e eu chego na escola uns vinte minutos antes. As aulas extendem-se até 13:30, quando tenho a minha hora de almoço, as aulas retornam as 14:30, sim eu tenho quarenta e cinco minutos para ir para casa, comer e voltar. Por fim, as aulas terminam ás 17/18 horas da tarde, depende do dia. 

Acabou? Não, só estamos na metade. Na terça, quarta e quinta tenho treino de judô das 19h até uma 20:30h, e é geralmente depois treino, que eu tenho mais tempo de fazer as minhas obrigações da escola. Como é possível ver, tenho muito pouco tempo para escrever e estudar. O que fazer durante estas situações? Bem, a chave para conseguir, ou pelo menos tentar, fazer tudo isso é organizar-se e isso nos leva até a nossa primeira dica:


1. Organizar as suas obrigações.   

Se o seu dia é cheio de obrigações das mais diversas áreas. é importante saber orgániza-las de modo a encaixa-las no seu horário corrido. Por exemplo, como eu disse acima, eu chego em casa ás 17h, até 19h tenho quase duas horas de tempo livre, ou seja, um intervalo útil e indispensável para ir adiantando os meus estudos. Eu compreendo aqueles que não simpatizarem muito com a ideia, porque é incômodo também para mim manter-me focado sabendo que, daqui alguns minutos, vou ter que sair de casa ás pressas, porém, precisamos deixar isso de lado para que consigamos fazer o necessário. 

Chegou da escola/universidade, tem um tempinho sobrando? Aproveite para revisar a matéria ou responder uma questão dos exercícios enviadas pela professora. Com o tempo você se acostuma a ser produtivo durante um curtíssimo período de tempo e talvez você até precise abrir mão de certas coisas em prol da realização das suas obrigações, o que nos leva para a segunda dica.

2. Não exagere no entreterimento. 

Sabe aquele grupo de amigos que você costuma sair todas ás sexta à noite? Então, talvez você poderia adiar a saída para um final de semana que não estivesse tão corrido. Eu sei, os amigos, jogos e séries são necessários se quisermos manter a nossa saúde mental, mas será que o tempo para assistir cinco episódios de uma série da netflix em plena noite de quarta-feira não seria mais bem utilizado se fosse útil, por exemplo, para terminar aquele capítulo que você começou lá na semana passada e não teve tempo de terminar? 

Fazemos assim, assista dois episódios e vá escrever a sua história, deste modo, não fica sem assistir e também sem escrever e lembre-se que, depois de muito tempo sem escrever, é mais difícil voltar ao ritmo normal, falo isso por experiência própria. Comecei a escrever um capítulo na semana passada e só voltei a abrir  o documento word ontem, e era simplesmente, impossível de continuar aquela cena. Eu já não estava com a mesma cabeça de uma semana atrás, o meu humor já não era o mesmo e eu até já havia esquecido o porquê daquela cena, por isso, na escrita e em qualquer outra área, a constância é muito importante, não fique sem escrever por muito tempo.  

3. Veja os finais de semana como aliados. 

Sim, o sábado e o domingo servem somente para descansar, isso se você é um senhor de 80 anos aposentado. Se você estuda e paralelamente tem o desejo de escrever uma obra literária, o final de semana é só um dia em que a escola não consome o seu dia, ou seja, você tem ainda mais tempo para escrever e estudar. 


Brincadeiras a parte, não é necessário acordar ás 5h da manhã em pleno domingo para começar estudar, são dois dias para acordar um pouquinho mais tarde, recuperar as energias da semana e tentar alcançar todas as suas metas. Divida o sábado e o domingo em duas partes, obrigações e descanso. Durante as horas de produtividade, foque-se no que precisa ser feito, seja um capítulo ou uma página de exercícios sobre trigonogometria. Cuidado com a procrastinação. Durante a parte do dia reservado ao descanso, esqueça qualquer coisa que envolva escola ou escrita, foque-se em si mesmo, o que nos leva até a última dica:


4. Sem descanso e uma cabeça relaxada, tudo será impossível. 

Nós do AE, durante as nossas conversas e reuniões, sempre destacamos o quão importante é manter-se bem emocionalmente. O excesso de trabalho, de estudo e de metas são prejudiciais a qualquer mente, levando-nos a burnouts e mental breakdowns. O que fazer para evitá-los? Cuidar de si próprio, assista algo que goste, leia um livro, converse com os seus amigos, vá ao cinema, faça qualquer coisa que distraia a sua cabeça e te alivie dá semana pesada que passou


Reconher todas as falhas, tentativas e vitórias é excepcional. Tudo é válido, fez um exercício cuja resolução está incorreta? Não tem problema, você tentou e merece reconhecimento; Escreveu um capítulo que te satisfez muito? Parabéns, você merece reconhecimento. Valorize cada etapa da sua caminhada como estudante ou escritor, pois todos esses passos, errado ou certos, vão te levar até o final e se você tem a consciência que houve esforço e dedicação, então você já venceu. 

*
Viu só como é possível?
Eu acredito que tudo depende do peso que as metas têm nas nossas vidas, se você tem a escrita como algo indispensável na sua rotina, é possível mantê-la mesmo tendo outras mil coisas para fazer, basta distinguir qual dessas outras coisas podem ser dispensadas ou adiadas. Não acrescentei como dica, mas hierarquizar as suas obrigações é uma ótima maneira de saber por onde começar.
Como estudante, estou quase hasteando bandeira branca e jogando tudo para os céus, pois realmente não está sendo fácil, mas isso é transversal a todo aluno que sente vontade de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Quer mais dicas de produtividade e sujestões para te ajudar? Aqui no blog do AE, temos inúmeros posts com dicas de aplicativos que podem ser úteis e mais dicas de como se manter focado.
Por mais díficil que pareça, você pode fazer tudo! 

Nota - Na próxima semana, meus testes vão começar, talvez o meu ritmo de post diminua mais do que o habitual, entretanto, a Mira e a Boo estão sempre por aqui lançando coisas novas. Siga-nos nas nossas redes sociais, estamos sempre por lá!

Obrigado por lerem. XoXo

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.