Anotações Esparsas Faz 2 Anos! | Q&A Especial Com Os Adms do Blog ♡
Pois muito que bem, bem-vindos ao post especial comemorando o segundo aniversário do AE!
Antes do conteúdo, uma observação sobre os últimos meses
Como bem notaram, nos últimos meses houve uma estiagem significativa de posts novos no AE. Bom, a administração ser um cadinho enrolada com prazos não é nenhuma novidade (embora compensemos eficazmente com a qualidade do conteúdo, modéstia parte), mas esse ano… realmente não deu, gente. 2020, né.
Fazer o quê?
Quanto a isso pedimos nossas sinceras desculpas e contamos com a compreensão de todos. 2020 não foi fácil pra ninguém, e acima de tudo o AE é um hobby para nós, adms; tratamos nossos hobbies com carinho, mas manteremos eles como tal. Apesar disso, não há unzinho por aí que não se sinta cutucado em perder prazos, portanto discutimos formas de dar a volta por cima em 2021 e chegamos a um acordo.
Em janeiro de 2021 os adms estarão de férias (oficiais, dessa vez). Voltamos com postagem de novos artigos fevereiro. A partir daí entra em vigor nosso novo sistema: serão um mínimo de seis posts por mês, um de cada adm em sua própria semana, contando com os posts de atualização. Não corta a chance do adm da vez preparar mais de um post, todavia a ideia é que cada adm fique apenas com dois posts por mês — um artigo com temática típica do blog, e um artigo pessoal sobre suas aventuras como escritor.
Nos esforçaremos, inclusive, para sermos mais ativos no Twitter e IG oficiais do blog. Daremos atenção especial ao IG, na intenção de criar uma sub-comunidade fanfiqueira por lá e agitar a hashtag #fanfic.
Assim como todos, nós estamos botando bastante fé em 2021, nos novos ares. Temos taaaantas coisas bacanas que desejamos trazer…! Vocês não perdem por esperar, garanto.
Agora, deixando as explicações e burocracias de lado, vamos começar com o post. Dia vinte e sete é dia de dizer…
Para nossa amada adm Boo — feliz aniversário!
Isso mesmo! Por pura coincidência, a recente adição à equipe do AE faz aniversário junto com o blog. Dezembro nunca foi tão memorável, huh?
Não poderíamos deixar de prestigiar uma pessoa tão brilhante e adorada, então eu, adm Mira (hostess do dia, se não notaram pelo estilo de escrita — ao que digo, como se atrevem?!) chamei uma galera igualmente maravilhosa para deixarem seus centavinhos de amor à nossa fantasminha camarada. Coincidentemente (juro jurado que é tudo coincidência, gente; se eu tivesse feito intencionalmente não teria dado certo assim) são todas mulheres.
Boo, se liga nas rainhas que deram uma passada aqui no blog pra te parabenizar virtualmente!
Ana Rosa Leme, hostess do podcast fanficast:
Feliz aniversário, Boo! Que seu o dia, e o ano que está prestes a iniciar, sejam repletos de alegria, ideias e comentários em suas fics! Você é uma ouvinte muito querida e espero que logo possamos nos encontrar (ainda que virtualmente) pela podosfera fanfiqueira. Beijos!
Nana Castro, hostess do podcast fanficast:
Boo! Feliz aniversário! Muitas bençãos, escrita e aventuras! E aventuras escritas também! Fico muito feliz sempre que te vejo na timeline do fanficast ou quando você manda seu amor pra gente. Que esse seu ano novo seja repleto de realizações. Em breve gravaremos juntas! Um beijão!
Talita, hostess do podcast fanficast:
Boo, querida, feliz aniversário! Espero que você tenha um ótimo dia para inaugurar o seu novo ano. Muita saúde, muitas alegrias e realizações, regadas de boas histórias, muita criatividade e escrita!
━──────◅▻♢◅▻──────━
Clarinha, membro do squad Quarteto Chaser:
eu sou a pessoa mais perdida do mundo para escrever mensagens de aniversário, mas por você eu queimo todos os meus neurônios. eu sei que a gente não se fala com uma frequência muito grande, mas isso não quer dizer que eu me importe menos com você. ou que eu te admire menos — céus, não existem palavras suficientes no dicionário para expressar o quanto eu te admiro, não apenas como pessoa, mas também como profissional e escritora.
não sei nem por onde começar a me expressar para mostrar o quão especial você é, e o quão feliz eu sou por ter a oportunidade de conhecer você e de te ter na minha vida; alguém tão alegre e forte, com um coração maravilhoso e envolvida de corpo e alma com o seu trabalho.
desejo pra você todas as coisas boas que possa imaginar, você merece cada uma dela e, se mais, merece até mesmo o dobro! feliz aniversário pra você, boo ♡
Melody, membro do squad Quarteto Chaser:
Mamis Boo! (Seu contato tá salvo assim, aliás.)
Bom, vou ser bem rápida e dizer apenas que, se tem uma coisa que eu fico hiper feliz desse ano ter me trazido, foi a sua amizade. Você é uma pessoa extremamente incrível e adorável e que não merece nem o mundo, merece o Universo todinho mesmo.
Feliz aniversário; que seu dia seja repleto de felicidade e boas energias, e que você tenha um ano espetacular que coloque as coisas de volta nos eixos! Você é muito especial pra mim e não desejo nada além dos maiores e melhores momentos que a vida possa te proporcionar!
Te amo muito, muito, muito mesmo!
Beijinhos, Mel ♡
Hikari, membro do squad Quarteto Chaser:
Oi, Boo, tudo bem? Queria te desejar um feliz aniversário! Sei que nós não interagimos muito nas redes sociais, mas não podia deixar de escrever um recadinho para você neste dia tão especial. Desejo do fundo do meu coração que seus dias sejam repletos de felicidade, inspiração e força para realizar seus sonhos!
Queria poder te presentear também, mas a única coisa que posso oferecer no momento é a minha gratidão. Muito obrigada por ajudar escritores com suas dicas (adoro demais seus artigos no Anotações Esparsas!) e por ser uma grande inspiração ❤ Mais uma vez, feliz aniversário!
━──────◅▻♢◅▻──────━
Lelê Alves (Twitter), autora de Geminianas (disponível na Amazon):
Conheci a Boo em grupos de escrita do Facebook. Não me lembro mais se quem mandou solicitação foi eu ou vice-versa, mas sei que seus posts interessantes sempre me chamaram atenção e de repente já estávamos trocando mensagens e nossos números.
Me lembro que ela sempre se mostrou uma pessoa tão aberta e quanto mais conversávamos, mais ela me mostrava o quanto era incrível. Nunca vou me esquecer de como ela foi uma das pessoas a acreditar em mim, na minha arte, e que nunca deixou de me apoiar até hoje. Espero ter sido 1/4 de tudo o que ela representou pra mim e eu a amo pra sempre. Feliz aniversário!
━──────◅▻♢◅▻──────━
E, como não poderia deixar de ser, os outros dois terços do trio do AE marcarão presença nessa seção. Começando com o caçula dos três…
Carlos S. Fukuda, administrador do Anotações Esparsas:
Boo, você foi a nossa melhor “aquisição”; te raptar foi o começo de uma grande aventura cheia de altos e baixos.
Você tem um carisma que não cabe em palavras e muito menos num só post, você possui uma força que transcende todos as personagens que já foram criadas no ficdom, você é dona de uma responsabilidade que nem os mais certinhos dos livros têm, e o carinho que sentimos por você é maior do que todos os clichês já escritos no Wattpad. É incrível como podemos ganhar tanta afeição por alguém que não conhecemos pessoalmente; talvez porque você nos conquistou como um best-seller do NYT.
O seu arco não está nem na metade, mas você já aprendeu muito. Estou torcendo pelo seu sucesso e realização. Por mais que os antagonistas pareçam indestrutíveis, jamais esqueça que numa boa jornada do herói sempre há uma grande reviravolta e que o protagonista sempre tem aliados — somos nós! De longe, lendo os capítulos que são a sua vida e sorrindo toda vez que um parágrafo termina bem.
Espero que você tenha um dia incrível! Estou enviando muitas energias positivas para você. Love U!
…E terminando com…
Mira Giovannini, administradora do Anotações Esparsas:
Oie, linda! Como se sente hoje? Nosso amor por ti te alcançou através da telinha do celular? Espero que sim, viu.
Eu te conheço faz bem pouco tempo, menos tempo que o blog tem idade. Fica aqui minha admiração por ti, que você conseguiu conquistar um espaço único no meu coração apesar da distância geográfica e pequeneza (sim, essa palavra existe, não me olha assim) cronológica entre o dia que nos conhecemos e hoje.
Que fique registrado que você é incrível, um serzinho de luz sem tirar nem pôr. Cada pedaço seu é celestial, indo do seu capricho (que tem hora — cof cof, muitas horas, cof cof — que vira perfeccionismo, mas meu telhado é de vidro então deixa em off) com seus projetos, profissionais ou não, até o altruísmo e carinho que colore os passos que você dá nessa vida; incluindo o sorriso encantador e a altura… de salva vida de aquários.
(Ahem. Não me responsabilizo por você ter revelado ser menor que eu, okay.)
Aqui no AE, assim como o Carlos, você já é parte da cara do blog de tal forma que o AE já não seria mais o AE se você não estivesse aqui. Entrou na equipe relativamente cedo, e se depender de mim e do Carlos você não sai mais! E não ache que a opinião é tendenciosa não, hein; os leitores do site estão conosco nessa. As anotações esparsas sobre o ficdom seguirão por muitos anos, com três escritores dividindo o palco. Mesmo que entremos em hiatos de meia década e voltemos com a cara mais deslavada do mundo— Ops.
(Brincadeira, brincadeira! É pegadinha, calma, é pegadinha! …Esperamos nós, né.)
Esse é o primeiro aniversário seu que comemoro contigo, e espero que seja o início de muitos. Esse ano foi absurdamente doloroso pra ti, e eu gostaria demais de estar do seu lado te abraçando e paparicando, só que não vai dar por hora. Mas tudo bem, né? Não significa que não estarei contigo pro que der e vier. As coisas vão melhorar, Boo. E você não está sozinha. Estou aqui, a uma mensagem no chat privado de distância.
Desejo, de coração, que sorria hoje o dia todo. Feliz aniversário, meu anjo!
Para nossos queridos leitores — obrigada por acompanhar nosso trabalho!
Sem sair do clima de apreciação, a seção da vez é dedicada aos nossos leitores lindíssimos. O AE não teria chegado onde chegou sem vocês, sério. Não, mas sério mesmo: em todos os aspectos, devemos o presente do AE a vocês. De mesma forma, dedicamos o futuro do blog a vocês.
Como hostess (nossa, amei essa palavra) do dia, tomarei a liberdade de começar com a dedicatória. Eu comecei o AE em 27/12/2018, com quase nenhuma ideia do que estava fazendo e numa configuração precária no WordPress. De lá pra cá pesquei o Carlos e a Boo no mar das fanfictions, e sem pretensão de desagarrar deles — neste recinto não há o direito de fugir de mim, esteja dito! —; nesse meio tempo o AE deixou de ser um espaço para mim para tornar-se um espaço para os fanfiqueiros.
Carlos e Boo começaram como admiradores do conceito de um blog como esse e acabaram virando parte integrante desse sonho. De semelhante maneira, as meninas do Quarteto Chaser (citadas na seção acima, e cujas fics recomendo a todos lerem; mesmo quem não for do fandom) foram as pessoas que mais me apoiaram, lendo os artigos desde o começo embrionário do Anotações.
Se não fosse por eles me apoiando lá no comecinho, quando eu estava sozinha, e, posteriormente, elas nos apoiando enquanto nos esforçávamos pluralmente em trazer conteúdo bem-feito pro blog, você, leitor, provavelmente não teria o AE de agora pra ler hoje.
Por isso eu, Mira, agradeço especialmente ao Carlos, à Boo e aos meus anjinhos favoritos: Clarinha (@diphady no Twitter e SS), Hikari (@lehllys no Twitter e SS) e Melody (@MelodyHoly no Twitter e SS). E, segundamente, a todos os outros leitores (mesmo os fantasminhas, que sei que existem por causa das estatísticas do Google Analytics, hein gente) que depositam alguns minutos de sua atenção na nossa caixinha de Natal.
Saber que estamos criando artigos bons e sobre algo que nos interessa grandemente é estupendo, mas melhor que isso é ser bem recebido no ficdom e ter certeza de que os outros fanfiqueiros se interessam pelo que temos a dizer. O AE cresceu bastante esse ano, tanto em quantidade de posts quanto em quantidade de leituras, e tomaremos isso como sinal de que estamos fazendo bem nosso trabalho hihihi.
Cada visualização, recomendação, comentário e compartilhamento que vocês dedicam à gente nos deixa de coração quentinho. Agradeço honestamente a cada fanfimor que passou por aqui, e ainda mais aos que passaram e ficaram e não pretendem ir embora. Feliz dois anos de Anotações Esparsas para nós!
Woosh. Isso foi… um bocado. Vou fechar minha boquinha agora e dar o microfone pros meus parceiros, porque se deixar fico proseando o dia todo. Bom, se liguem nas mensagens dos meus co-capitães:
Carlos:
Gostaria de agradecer em primeiro lugar à Mira por permitir que eu pudesse escrever este post; se não fosse por você, eu nem faria parte de tudo isso.
Boo, você é a pessoa mais alto-astral que eu conheço, diferentemente da Mira e eu que somos a personificação do caos. Obrigado por alegrar o nosso grupo no WhatsApp!
E, claro, não poderia deixar de agradecer todos os leitores que despendem alguns minutos do seu tempo para ouvir as nossas dicas, opiniões e resenhas. Vocês são incríveis e só Deus sabe como eu quero trazer conteúdos para vocês ano que vem. Amo vocês todos!
Boo:
Anjinhos da titia, que saudades! E chegamos ao fim desse ano caótico que, apesar de todo o drama, me trouxe ao menos uma coisa boa para comemorar: ter recebido o honroso convite para integrar essa equipe maravilhosa e, com isso, preenchido boa parte do ano produzindo um conteúdo do qual me orgulho.
Hoje queremos mais do que só comemorar o aniversário do projeto, mas agradecer a vocês, leitores, cuja a confiança em nós e no que oferecemos aqui é o que nos fortalece e fez com que chegássemos até esse ponto, sonhando com mais. Por nós e por vocês. Esperamos ter ajudado e agregado com nossos artigos nesse ano de trevas coletivas. E esperamos que possam nos conhecer um pouco melhor nesse especial com gostinho de retrospectiva e bastidores.
Se cuidem, sejam carinhosos consigo mesmos e com o mundo. Tia Boo deseja um fim de ano ótimo e seguro para todos. Beijos de luz o/
Q&A com os administradores do AE
Enfim, chegamos à penúltima seção do post de hoje! Olhem só, não reclamem, okay; cês sabem que eu sou a adm que mais se estende nas coisas, não é nenhuma surpresa que o post já esteja grandinho…
Indo ao que interessa, esse ano — por questões de praticidade… e preguiça — decidimos fazer diferente de 2019.
Já que a equipe agora consiste em três indivíduos, falaremos um cadinho de nossas vivências com o AE nos últimos 365 dias. A seguir, apresento-lhes o especial de dois anos com o AE!
1 — Quais foram as duas coisas que mais gostou, quanto ao blog, esse ano?
Boo: Eu AMEI a oportunidade de escrever artigos sobre storytelling, especialmente, e fanfics. Era algo que eu pensava em fazer há muito tempo, mas sempre acabava desistindo por uma insegurança ou outra. Eu também amei toda a experiência de me envolver num projeto como esse, onde eu aprendi muito sobre mim mesma e sobre essa dinâmica. Acima de tudo, eu amei as amizades que fiz na equipe e pretendo levá-las para o resto da vida.
Carlos: Olha, apesar da situação em que nos encontramos durante este turbulento ano, não posso deixar de mencionar o quanto eu me diverti planejando as entrevistas para o Ficdom Na Minha Estante com as adms, e de fato contactando estas figuras tão importantes para nós — e, claro, elas aceitando fazer parte deste projeto.
Não posso deixar de fora o nosso NaNoWriMo que decorreu no mês de julho, foi IN-CRÍ-VEL!!! Eu pude avançar muito com a minha história, tal como interagir com alguns leitores e a minha parceira veterana, a Mira! Para mim, as entrevistas e o NaNo foram os pontos fortes deste ano e… UOU! Nem posso acreditar que tudo isso foi só em 2020.
Mira: Hmmm… vejamos, vejamos. Bom, as coisas que me vêm à mente são: o crescimento da equipe e os primeiros comentários que recebemos em nossos posts.
Convidei o Carlos pra ser meu parceiro no meio de 2019, e a Boo tornou-se nossa parceira no início de 2020. Essa adição exigiu melhorias na organização, e ainda mais transparência no planejamento de posts e manejamento do arquivo do blog. Apesar de ser complicado que três pessoas de cronogramas distintos (e instáveis, excetuando pelo meu, que estive cem por cento desocupada em dois mil e vinte ahaha eu odeio o coronavírus com todo o meu ser) precisem ficar online, dar opinião sobre os projetos, dar ideia de novos projetos, falar sobre seus posts em andamento ou a falta de andamento nos posts e etc e tal, é algo bem divertido. No grupo dos adms (carinhosamente intitulado “surto y surto”, cortesia da Boo que sempre descrevia sua vida assim no Twitter), a gente acaba conversando mais sobre nossas vidas que do blog em si.
Falamos de nossas angústias e sonhos, ouvimos e apoiamos uns aos outros e vira e mexe essa conversa toda acaba é dando ideia de post.
Eu, Carlos e Boo nos conhecemos e nos unimos devido à paixão pela escrita e pelas fanfics, e quanto mais nos aproximamos no objetivo de publicar textos de qualidade no blog, mais nos aproximamos como amigos pois nossa dinâmica é inerentemente carinhosa. Eu não me sinto com colegas de sala num trabalho em grupo, falando sobre as alas do ficdom brasileiro de forma robótica; mas com amigos, num fim da tarde, papeando sobre fics de qualidade duvidosa que já lemos e acabando com pautas interessantes que posteriormente viram artigos publicados num website.
O Anotações Esparsas me deu dois companheiros pra vida. Eu não poderia me sentir mais feliz em ser fanfiqueira!
A segunda coisa que mais gostei nesse último ano foram os comentários. Recebemos nossos primeiros comentários! Os posts de entrevista — que tivemos muito orgulho de lançar, e podem ser achados sob essa tag — e os sobre insegurança na escrita pareceram agradar o ficdom de forma excepcional. Eu quico de felicidade só de lembrar…!
Quando eu era mais nova, há uns cinco, seis anos atrás, e tinha começado minha jornada de fanficagem, lia muitos sites com dicas de como escrever fanfics. Depois passei a ler blogs com dicas de escrita em geral. O ponto é que, naquela época, as pessoas costumavam comentar mais nos blogs. Não, apaga isso; foi naquela época apenas que as pessoas comentavam nos blogs.
Em sites como o Anotações Esparsas, tipo o Liga dos Betas ou, sei lá, o Ficção Em Tópicos, pode notar que os comentários são bem velhinhos. 2016, 2015, 2014. Alguns têm uma penca de 2013, 12, 11. De 2017 pra cá parece que os leitores de blog desaprenderam a digitar… ou sequer leem blogs ainda, na real.
O AE ganhar comentários em pleno 2020 é uma notícia extasiante; mostra que o pessoal está voltando a ler blogs, e que tem um público pra gente, que tem um público fanfiqueiro que quer ler o que temos a postar.
Como não ter isso como minha coisa favorita dos últimos trezentos e sessenta e cinco dias, não?
2 — Dos posts que fez esse ano, quais foram os dois que te chamaram a atenção de alguma forma (ex: os que mais gostou de fazer, ou os dois que queria ter elaborado de forma diferente, etc)? Conte-nos sobre eles.
Boo: Não sei se chega a ser uma surpresa, considerando o quanto eu me empolgo sobre isso no Twitter e nos artigos em si, mas minha coluna predileta é o ‘Divã da Autora’. O jeito como é leve de escrever e eu poderia ter feito umas cem edições se tivesse mais tempo e não fosse errado floodar o blog, é diferente. É como poder compartilhar meu diário sobre meu assunto preferido com amigos de confiança.
Outro post especial para mim, fora os dessa coluna, é o Como Lidar Com A Multi-Inspiração. Uma leitora muito querida me disse no Twitter o quanto esse post a ajudou com essa questão e ela até conseguiu terminar uma história graças às dicas. Foi logo no meu início por aqui e também foi a primeira vez que li “um artigo seu foi útil”. Não vou negar, meu coração ficou quentinho.
Carlos: Uhmmm… essa é um pouco difícil já que eu sempre me divirto muito enquanto escrevo e planejo os posts, mas os dois posts que eu posso destacar como meus prediletos foram os da entrevista com a Jana Bianchi — fala sério! Aquela entrevista foi incrível e acho que foi o único post do blog que eu reli mais seis vezes —, e também o post da entrevista com a sra. Ana Monteiro. Eu amei muito ver como funciona o mercado editorial em Portugal e o que está em alta nas terras lusitanas!
Mira: A duologia sobre insegurança na escrita e o post de aniversário de um ano da minha longfic atual, ‘Relíquia das Almas: O Conto da Espada’.
O primeiro porque, desde que me entendo como fanfiqueira, eu sempre quis um post do tipo na web. E eu nunca encontrei.
Então fui lá e fiz eu mesma.
Certamente está incompleto e ainda mais certamente eu revisitarei o post num futuro longínquo, mas por hora é tudo o que tenho a oferecer. Voltaremos com a programação especial quando eu for uma fanfiqueira anciã e com mais conhecimento pra passar pra frente, okay? Okay.
O segundo porque, como eu disse no próprio post, eu via o pessoal no ficdom com fanfics de três, quatro, cinco anos no perfil e achava a coisa mais chique do mundo — fielmente acho que existe uma magia singular em dizer que você tem um projeto que já tem anos de vida, sabe. Bom, minha primogênita tem um aninho agora, e não, eu não fiquei satisfeita com o resultado daquele post (nunca fico satisfeita com nada que faço, relevem), mas não sei como aprimorar então fica desse jeito mesmo; dito isso, minha filhinha tem um ano de vida agora, quase dois já… eita.
Esse post comemora um ciclo que fico felicíssima de ter fechado, então é.
É.
Yay, fanficagem!
3 — Quais foram as duas lições de blogueiro que aprendeu esse ano?
Boo: 1º — Cronograma e antecedência são aliados indispensáveis (ah, o Canva também!). 2º — Não importa o quanto eu dê o meu melhor, o Blogger vai arranjar um jeito de testar minha persistência.
Carlos: ESTABELEÇA OS SEUS LIMITES E JAMAIS, JAMAIS TENTE FAZER MIL COISAS AO MESMO TEMPO. Já dizia Lady Gaga em ‘911’, “my biggest enemy is me,” e eu concordo com este trecho mais do que eu gostaria.
Eu sou uma pessoa cheia de ideias e repleta de ambições e sonhos, não sou aquele tipo de pessoa que faz uma só coisa. Enquanto estudo, minha imaginação cria capítulos para a minha história; enquanto escrevo, eu formulo posts para o blog e assim sucessivamente, até eu me prender num burn-out ferrado. Eu aprendi que criar expectativas muito altas é o caminho… para o desastre.
Mira: Audácia sua achar que eu sou autodisciplinada o suficiente pra aprender com meus erros e melhorar meus métodos de criação de conteúdo— Ahem. Digo…
Minhas principais aprendizagens foram as de que o sprint é o melhor amigo do criador de conteúdo, e a forma mais eficaz de tomar vergonha na cara pra poder terminar suas tarefas é se forçando a fazer isso.
O sistema de sprint consiste em separar blocos curtos, como dez ou vinte minutos, para produção ininterrupta. Eu sento na cadeira, abro o arquivo do post, coloco um alarme pra daqui a vinte e cinco minutos e não paro de digitar até o alarme tocar. Repito mais três vezes e pronto, trabalhei um cadinho por hoje. Não pesa, não é irracional, não falha. E serve pra tudo: escrita, leitura, estudo, exercício físico, meditação, etc. É ótimo pra quem quer (ou precisa) criar o hábito de algo.
Quanto a se forçar a trabalhar… bom, se explica por si só. Eu sou preguiçosa com P maiúsculo então comigo é tudo na marra. Sou minha maior inimiga e você pode ter certeza que eu vou meter a porrada em mim mesma no ringue. Eu vou ganhar! Ninguém está mais preparado pra me sabotar do que eu mesma! É quase um dom, sabes.
4 — Que duas coisas faria diferente esse ano, com a experiência que tem agora?
Boo: Me pressionaria um pouco menos para atingir metas paranoicas de perfeição e curtiria um pouco mais o processo.
Carlos: Se o ano recomeçasse e de um momento para o outro eu estivesse em janeiro de novo, eu acho que não faria nada de diferente. Apesar dos mil burn-outs e várias expectativas frustradas, eu também me diverti muito e realizei vários outros objetivos.
Tudo faz parte de um grande processo e por mais que eu tenha aprendido muitas coisas, não faria sentido usá-los no passado. Se eu não tivesse cometido alguns erros, eu não saberia o que sei hoje. Por isso, errar e falhar fazem parte no processo de crescer e aprender.
Mira: Teria feito todas as minhas capas no Canva e criado um sistema de revezamento quinzenal como tenho com minha fanfic; uma quinzena criando post novo, outra editando post velho pra publicar.
Se arrependimento matasse… eu competiria com a Liv Moore de iZombie.
E ganharia.
5 — Que duas coisas gostaria de passar a fazer como colunista e administrador do blog, a partir de agora?
Boo: Eu, no caso, sou só colunista. Até tentei começar como adm, mas a verdade é que minha vida é caótica demais para tanto e talvez eu nem leve jeito pra isso (‘talvez’ é uma grande modéstia da minha parte). Sendo assim, acho que eu gostaria de divulgar os artigos um pouco melhor nas redes sociais.
Carlos: Mesmo com a terrível turbulência que venho passando desde o início da escola, eu tenho alguns planos para o blog em 2021. Um deles é encontrar um tipo de post em que eu sempre tenha conteúdo para escrever, de modo a não deixar o blog às escuras e parecer que estou num eterno hiato. Não sei ao certo o que fazer, mas estou aproveitando essas férias de Natal para encontrar algo que eu possa fazer para alimentar o blog. Assim que eu tiver uma luz, anuncio no nosso Twitter.
Mira: Postar mais conta? Oh, boy… bom, eu quero aprender a ser mais breve. Eu sinto que me estendo demais nos meus posts, e apesar de ser a forma como falo, não significa que é o ideal, né. Artigos de 5k™ mandou alô.
Quero também trazer conteúdos de cunho estatístico pro blog. Tenho algumas muitas ideias, em mente, mas não sei, não sei… veremos em 2021!
Ou não. Quem sabe?
6 — Que duas coisas gostaria de dizer para seu eu no começo de sua aventura como colunista e administrador do AE?
Boo: “Se acalma, você consegue” e “vai ser incrível”.
Carlos: Eu diria para ele aproveitar cada momento com a Mira, e posteriormente com a Boo também. Diria para o meu antigo eu se permitir escrever mais e conhecer mais pessoas.
O blog foi uma das melhores coisas que já me aconteceu e eu fico muito feliz de fazer parte dessa família — portanto, C. S. Fukuda do passado, saiba que você estará muito bem acompanhado e que você finalmente encontrou um espaço para expor suas opiniões e dividir o pouco conhecimento que detém.
Mira: “Crie o hábito de fazer as coisas aos poucos no decorrer de muitos dias, perca o hábito de fazer tudo em cima da hora. Sério. E peça permissão pra mexer em algo que não é teu no blog. Pra tudo. Até pra coisa pequena. O blog não é mais só seu.”
Vamos falar de números (de novo)
Olhem só que gráfico bonito! É do AE, gente. O gráfico é do AE. Já disse que o AE tem um gráfico bonito? |
No post de comemoração do ano passado nós registramos as estatísticas mais relevantes até então, para monitorar o crescimento do blog. Agora vamos dar uma olhada nos dados de 2020, só pra não perder a manha!
• Visualizações no blog: 36,3 mil! Nós pulamos de pouco mais de mil visualizações em um ano para quase QUARENTA MIL! Gente do céu, tenho nem roupa prum evento desses— Jesus amado, tô até bamba nas pernas aqui, véi. Trinta e seis mil. TRIN-TA E SEIS MIL. #Respeitah
• Posts publicados: 54 posts, contando com esse. Arrasamos, não? Considerando o ano horroroso que se fecha, acho que podemos deixar a modéstia de lado e nos dar uns tapinhas nas costas pelo ótimo trabalho.
• Média de posts por mês: 4.5. Hooray!
• Post com maior recepção: ‘10 Dicas Para Escrever Cenas Hots Deliciosas!’, da adm Boo. Margent, ficdom… quanta saliência hein, gente. O post sozinho tem quase mil visualizações… hmmm né. Tô ligada, tô ligada ( ͡° ͜ʖ ͡°)
◦ (Só pra matar a curiosidade, o segundo post mais famoso é o especial anunciando a participação do AE no Camp NaNoWriMo de Jul/2020, pelo adm Carlos, e o terceiro lugar foi para ‘Afinal, Como Comentar Nas Fanfics?’, pela adm Mira aqui. Até o AE Charts está em ordem alfabética, olha a organização da coisa!)
• Mês com maior recepção: Março. Foi também o mês com mais posts publicados, o que explica o pico em visualizações.
Metas de 2019 para 2020:
• 2.500 visualizações. Pois é, claramente nós ultrapassamos essa meta hihihi. Sério, estou tão feliz que poderia monologar aqui por umas dez páginas A4 e não teria nem começado o grosso do que tá entalado na garganta… sto soft, é isto (ღ˘⌣˘ღ)
• 100 novos posts. Bom, essa meta nós não alcançamos, mas não problema algum. Nos serviu de lição, afinal cem posts em um ano, sendo o blog apenas hobby, é ambição demais. Aprendemos que devemos nos moderar e contar mais com planejamento e execução do que com o fôlego de algum desafio. Qualquer ano desses, quem sabe, não batamos essa marca?
Metas de 2020 para 2021:
• 50.000 visualizações. Para 2021 eu gostaria que o blog alcançasse a marca dos 50k. Considerando o andar da carruagem, provavelmente conseguiremos mais — sério, gente, trinta e seis mil em um ano com menos de cinquenta e cinco posts? Não estou delirando aqui não! —, contudo a meta é cinquenta mil, mesmo. Até porque a meta de posts não será muito mais do que a quantidade que publicamos em 2020. E falando nisso, a meta de posts é…
• 60 novos posts. Como eu disse no início, o plano é um post por mês de cada adm. Será que conseguiremos? Só nos acompanhando pra você descobrir!
• 50 novos comentários. Esse ano conseguimos 14 comentários, que nos fizeram muitíssimo felizes, mind you, mas conteúdo algum sobrevive sem feedback, né. Portanto, peço desde já que se esforcem para interagir com nossos posts, pois a intenção do blog é levantar discussões sobre o ficdom. Como saberemos que estão gostando se não nos disserem, hm? Fica aí a reflexão.
Obs: De 2018 a 2019 o blog estava hosteado no WordPress. Não sei se eles usavam o Google Analytics para contabilizar, assim como o Blogger faz, mas fica aí o aviso — pode ser que uma das razões pela qual os números cresceram tanto seja o próprio sistema de contagem dos provedores de web logging.
⁂
Whoa, faz tanto tempo que não posto nada. Eiiita ferro. Bom, mas e aí? Gostaram? Fechamos 2020 até que bem, se me permitem dizer. Dois aninhos do Anotações Esparsas… nosso bebê tá envelhecendo, ficdom. Daqui a pouco comemoraremos cinco anos e nem terminamos de piscar!
Foi uma honra organizar esse post. Quero agradecer de novo a todas as pessoas que participaram, e a todo o carinho que recebemos. Cês foram o motivo de sorriso dos adms muitas vezes, viu?
Agora a gente se vê só em fevereiro de 2021, que, espero eu, trará energias boas, renovação e paz para todos. Eu vou ficando por aqui, mas não sem antes fazer aquele inbound marketing maroto — afinal, os Twitter e IG oficiais do blog estão aí para serem seguidos. Não se esqueçam, também, de inscrever-se por e-mail no box (lateral no desktop, no rodapé no mobile) para não perderem nenhum post novo. Se quiserem nos ajudar ainda mais, vale a pena lembrar dos botões de compartilhamento em redes sociais; sabiam que a imagem vertical no meio do post foi feita especialmente pro Pinterest?
Até o próximo olá, fanfimores!
p.s.: Estou editando esse post sob a penumbra da madrugada. Se esqueci de incluir algum link ou algum trecho não teve nem pé nem cabeça, favor relevar. Só quem viveu sabe o estresse que é lutar com o editor de texto do Blogger...
E você? Tem algo a dizer para os adms do Anotações Esparsas? O que achou do conteúdo do blog esse ano? Nos conte nos comentários!
Nenhum comentário:
Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:
1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.
Ademais, agradecemos novamente.
Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫