Camp NaNoWriMo de Jul/2020 com Anotações Esparsas — Escreva Conosco!


Vem aí, leitores! 
Anuncio para todo o ficdom e adjacências a chegada do NaNoWrimo do Anotações Esparsas 2020. Isso mesmo, sabe aquele projeto jogado naquela pasta na sua área de trabalho? Preparem os outlines, ativem as licenças do Word, desliguem os celulares e apertem os cintos porque a corrida pelas metas de escrita vão começar daqui 30 dias. 

Se você está perdido e nem sabe o que é NaNoWrimo, fique tranquilo, vou explicar tudinho para vocês e esperamos, do fundo do nosso coração que os leitores se juntem a nós nessa aventura que decorrerá em Julho. 

1 - O que é o NaNoWriMo? 
NaNoWriMo é um acrônimo para National Novel Writing Month (Mês Nacional para Escrever O Seu Livro), projeto criado pelo Office Of Letters and Lights para incentivar e motivar autores de todo o mundo colocarem as suas histórias para fora das suas mentes durante o período de 30 dias de escrita consecutivos. 

O NaNoWriMo decorre, normalmente, em Novembro. Entretanto, não sei para vocês, mas para nós do AE, temos a nossa agenda recheada de compromissos ligados a escola ou faculdade durante Novembro, o que torna impossível escrever diariamente e se comprometer com um projeto desses. Por isso, nós do AE, escolhemos participar do Camp NaNoWriMo, que na prática é a mesma coisa mas decorre nos meses de Abril ou Julho. 

O NaNoWriMo possuí um site próprio, onde você pode ler mais sobre o projeto e lá criar o perfil para o seu projeto, definir metas de palavras, título da obra e outros informações. Se quiser conferir o site deles, basta clicar aqui para saber mais. 

2 - Como Participar do nosso NaNoWriMo?
Escrever e manter-se motivado pode ser algo bem difícil mesmo que gostemos de escrever. Assim nós do AE, temos certeza que muitos leitores que são escritores passam pela mesma situação, portanto, será uma honra tê-los conosco durante esses trinta dias. Vamos ter um servidor no discord para conversarmos no final do dia sobre os nossos progressos, teremos outra sala para escrever com música lo-fi e algumas outras coisinhas que, por enquanto, são secretas. 

Para participar, você precisará preencher o nosso formulário de inscrição que ficará aberto durante este mês (Junho) e até a primeira semana de Julho - Para preenchê-lo clique aqui - Você também terá de participar do nosso grupo no discord. (O discord é como um whatsapp, só que mais completo. Você pode baixá-lo para o seu PC clicando aqui, ou então pode baixar no seu celular pela Google Store ou AppStore), após criar a sua conta, basta clicar aqui para aceitar o convite do nosso servidor!

3 - O Que Fazer Antes Do NaNo Chegar?. 
Pronto, está decidido, vamos escrever e trabalhar nos nossos projetos durante o mês de Julho, já preenchi o formulário e já faço parte do grupo no discord, mas e agora? Bem, cada uma deverá encontrar o seu método de escrita que melhor se aplique. Alguns preferem escrever de manhã outros preferem escrever de noite, não há problema! Sinta-se livre para escrever e produzir na sua maneira.

  •  Decida a meta de palavras que você quer escrever durante os 30 dias: Por exemplo, quero escrever 30.000 palavras durante o NaNo, então vou pegar esse número e dividi-lo por 30. Então 30.000/30 = 1000 Palavras. Esse resultado quer dizer que a cada dia você deve escrever 1000 palavras para que no final do mês consiga atingir a sua meta (Mas isso é só um exemplo, você decide as suas próprias metas, assim como você pode escrever muito mais que mil palavras por dia).  
  • Prepare-se para estar focado: Não é fácil escrever mil palavras por dia, mas também não é impossível. Use este tempo para finalmente por no papel as suas ideias e mundos que tantos vagueiam na sua mente. Antes de Julho, você pode vir a experimentar alguns aplicativos para celular como o Todoist e o Writeometer, ambos são aplicativos para produtividade com o intuito de mantê-los focados, baixe-os na Appstore ou na Google Play e experimente as suas funcionalidades antes do NaNo começar. 
  •  Construa o seu outline: Para quem não sabe, um outline é uma espécie de roteiro para a sua história, uma forma de estruturar todos os plots e arcos de personagem antes de propriamente começar a escrever. Sem dúvida é a chave para criar uma história coesa e fechada, com os devidos encerramentos de arcos e conclusões de plots bem estabelecidos. Com um outline, será muito mais fácil saber o que você deve escrever e deste modo não vai se perder durante os dias em que estiver de facto escrevendo. 
4 - Dinâmica Durante Os 30 Dias. 
Dentro da plataforma do Discord, vamos ter salas duas de escrita, uma com música ambiente/Lo-Fi e outra para aqueles que gostam de escrever em silêncio, salas de bate-papo para quando quisermos desabafar sobre o andamento do projeto e toda sexta-feira na parte da tarde poderíamos fazer uma chamada dentro da própria plataforma para discutirmos sobre os nossos projetos, nossas inseguranças e opiniões, não sei quanto a ADM Mira, que detesta fazer chamadas, mas eu vou estar sempre disponível para realizarmos essas chamadas durante as sextas-feiras.
Como podem ver, o nosso grupo no Discord irá funcionar como uma espécie de retiro virtual onde poderemos nos ajudar mutuamente e fazermos companhia uns para os outros. O processo de escrita não precisa ser sempre solitário e é tão bom quando podemos falar para alguém o que terminamos de escrever ou o que não escrevemos por isso, esperamos que se junte a nós!

Por enquanto, essas são as novidades. Vamos mantê-los atualizados sobre qualquer eventual mudança, mas sintam-se livres para fazer perguntas pelo Twitter, IG ou até mesmo por aqui. Realço que este projeto visa inspirar e ajudar outros escritores a concluírem as suas obras bem como as pessoas de todas as idades estão convidadas a fazer parte deste projeto conosco e é com muita animação que nós do AE te convidamos a fazer parte do nosso NaNoWrimo.

XoXo!



Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.