4 Dicas de Produtividade Para Escritores Voltarem À Ativa

 

Olá, leitores! Há quanto tempo. 
Depois do NaNoWriMo em julho, eu abandonei completamente as redes sociais e até a minha própria história. Mas bem, já faz mais de uma quinzena que eu não tenho me dedicado à minha original e ao blog, sem contar com outro agravante: as aulas presenciais retornam em menos de um mês.
Ou seja, é hora de voltar à rotina e se preparar para poder entregar um excelente desempenho acadêmico, assim como cumprir minhas obrigações como escritor e blogger.
Neste post, vou dar algumas dicas rápidas de produtividade para se acostumar à rotina. 

Em primeiro lugar...

É preciso definir, ou melhor redefinir, os seus objetivos, e consequentes tarefas que precisarão ser realizadas para alcançá-los. Por exemplo, você quer continuar a escrever a sua história, este é o seu objetivo, então a sua tarefa é dedicar algum tempo do seu dia para escrever. Logo:

 Estabeleça objetivos e descubra as suas tarefas.

Você pode usar uma agendinha ou o bloco de notas do seu computador, não importa; desde que as suas tarefas estejam bem claras. Eu recomendo que você deixe a sua agenda em algum lugar de fácil acesso.

Não escreva a sua lista e depois a coloque no fundo da sua gaveta, você vai acabar por esquecer. Deixe-a em cima da mesa, e se anotou no celular, defina lembretes para receber notificações e não se esquecer. No meu caso, eu anoto minhas tarefas a serem realizadas em post-its e colo-os no meu quadro de cortiça. 

A melhor maneira de começar a ser produtivo é descobrir o que precisa ser feito, então não perca tempo. Esquematize o trabalho para esta semana e isso reduzirá a sua ansiedade e também te ajudará a não esquecer as suas tarefas. 


 Encontre o horário certo.

Esta dica é valiosa. Agora que você já sabe o que fazer no dia seguinte, tente acordar um pouco mais cedo que o habitual, isto te ajudará a entrar no ritmo e se tudo for feito antecipadamente, é bem provável que você tenha a tarde e a noite para se dedicar a você.

Claro, isto depende muito de família para família e também dos seus horários, sendo mais aplicável para pessoas que estão de férias neste período de quarentena. Pessoalmente, quando as aulas retornarem vou aplicar esta dica durante os finais de semana.

Mas... se você mora com os pais, as coisas ficam mais difíceis. Sempre vai haver um barulho, pedidos e interrupções, logo, é aconselhável realizar as suas tarefas quando a casa estiver silenciosa, seja de manhã cedo ou à noite. Tente encontrar o melhor horário em que você possa se concentrar sem ser interrompido. 


 Evite se sobrecarregar.

Uma das coisas que sempre me faz ficar longe da minha história por mais ou menos um mês é o burnout, os estudos, o ciclo social e a quantidade de coisas a serem feitas; são responsáveis por fazer saturar determinada tarefas, ou seja, a sobrecarga prejudica nosso rendimento e acaba afetando muito nossa saúde mental. 

Divida as suas tarefas ainda mais. Imagine que você está escrevendo uma história e colocou como objetivo da semana escrever um capítulo. Divida esta tarefa. Suponhamos que o seu capítulo precisa ter duas mil palavras, divida esse número por sete e escreva, aproximadamente, 285 palavras por dia durante uma semana, e na noite domingo, terá concluído a meta. 

O importante é não tentar fazer tudo num dia só. Tenha calma e faça no seu tempo, mas não deixe de realiza-lá.


 Recompense-se.

Outra dica fundamental é reconhecer o seu trabalho. Não importa se você realizou todas as tarefas previstas ou não, você tentou, e isso já é motivo o suficiente para tirar um dia de folga de todas as suas obrigações, fazer pipoca e assistir um bom filme numa noite de sábado à noite, ou uma chamada com os amigos, não sei, você decide. Use o o dia de folga para fazer nada e descansar.


*


Eu poderia escrever por mais alguns séculos, mas por enquanto estas quatro dicas já são essenciais para colocar você de volta à ativa! Lembre-se que as redes sociais são os piores inimigos de quem quer ser produtivo e alcançar objetivos, elas drenam a nossa disposição e força de vontade, então verifique se o celular está bem afastado da sua mesa e que a sua única atenção durante aquelas horas de produtividade seja o seu trabalho. 

Desejo à todos vocês muita sorte nesta jornada! Espero que tenham gostado das dicas e que possam aplicá-las no seu dia-a-dia. Deixe nos comentários a maneira como qual vocês se reorganizam e fazem para voltar à ativa depois de um burnout avassalador! E não se esqueçam de seguir o AE no Twitter e IG — assim como inscrever-se por e-mail pra receber updates do blog na sua inbox. O box está aqui do lado (desktop), ou embaixo (mobile).

Obrigado por ler.

XoXo

Um comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.