TAG: Meu Processo de Escrita!

Imagem retangular horizontal, de fundo bicolor branco e azul claro. No centro, lê-se: "TAG: Meu processo de escrita!"


Ahoy marujos lindos, cheirosos, e perfeitos! Como foi março pra vocês? Tudo em cima? Pra mim foi meio corrido, mas tá indo razoavelmente bem. Pra ser sincera, o post de hoje ia ser outro mas não tive tempo de terminar ele e, de qualquer forma, dependo de terceiros pra deixar tudo nos trinques, portanto ele demorará um cadinho pra ir ao ar. Evitando perder a data, o post de hoje é uma TAG. Preparem-se para descobrir qual é meu processo de escrita atual! Segue o fio, fanfiqueiro (╯✧▽✧)╯


Informações sobre a TAG

Essa TAG foi criada por K. S. Hunter, do canal The Bookish Penbabe, sendo a TAG original intitulada “My Writing Process Original Tag”. Você pode encontrar o vídeo aqui. Tomei a liberdade de traduzir a TAG e trazer ela pro blog, e reservo todos os créditos à Hunter.


Algumas perguntinhas aí

1) Para quais gêneros você escreve?

Eu escrevo fantasia e romance romântico. Minhas obras de fantasia normalmente contêm A/A (ação e aventura) porque eu não consigo imaginar fantasia sem aventura e aventura sem ação todavia, curiosamente, ação é algo que detesto escrever porque eu sou péssima nisso. Então é.

É.

Mas enfim. No ficdom especificamente eu escrevo WAFF/fluffy, e bem tem hora que o fluffy vira Hurt/Comfort, porém tendo a caprichar na fofura em detrimento do angst. E vez ou outra tento ser engraçada com ficlets de comédia… não estou dizendo que dá certo, mas estou dizendo que eu tento.


2) Que tipo de local de trabalho o torna mais produtivo?

Ficar sozinha. No meio do mato. Longe da sociedade. Isolada. Excluída. Solitária. Longe da minha família

Observo, hoje em dia, que trabalhar em mesas ou escrivanias da minha altura (eu tenho 1.71cm, meio alta etc etc) ajuda bastante a não querer chorar a cada cinco minutos por estar praticamente de cócoras nos lugares, mas num geral, qualquer lugar razoavelmente quieto, inodoro e bem iluminado é o suficiente pra mim. Por exemplo, no presente ano meu “escritório” é minha escrivania bem na frente da janela do meu quarto; quando não tem criança saracoteando pelo quintal e ninguém inventa de queimar lixo no pé do morro, tenho dias bastante produtivos de escrita.


3) Quando tem várias ideias, como escolhe em qual delas deve começar a trabalhar?

Hm… eu vou pelo que mais gosto no momento, e pelo que mais tem material já pronto. Eu costumo ter muitas ideias mas pouquíssimas vingam, fixando-se em minha mente por meses suficiente pra eu decidir assumi-las. Com Relíquia das Almas: O Conto da Espada eu fiquei quase o primeiro semestre inteiro de 2018 cultivando a sementinha, e em junho comecei a trabalhar na fanfic; já em meu projeto original, eu tive a ideia em 2019 e originalmente seria ainda outra fanfic de Grand Chase, mas eu não consegui encaixar as funções narrativas no elenco do jogo então resolvi trabalhar com OCs. De igual forma, passou meses até eu decidir que realmente ia firmar com a história.


4) Você planeja a história antes de escrever?

Definitivamente! Inclusive hoje em dia eu não consigo fazer nada sem planejar no papel: escrever histórias, escrever pro blog, começar meu dia… preciso de um espaço físico onde colocar minhas metas e pensamentos porque na minha mente é tudo abstrato, bagunçado, caótico.

Meu método de planejamento de histórias se aperfeiçoa a cada nova fase da minha vida artística, e hoje em dia está tão detalhado que tenho certeza que só funciona pra mim. Eu sou muuuuito pragmática, gente, chega dá nervoso. Google Assistente, toque Choram Os Pantsers por Bruno e Marrone.


5) Você faz seu primeiro rascunho com caneta e papel, máquina de escrever ou computador?

Depende. Podendo escrever no notebook, eu escrevo no notebook, mas se eu tiver na rua escrevo no caderninho A5. Textos de desabafo costumo escrever em papel mesmo, pautado ou ofício, mas estes são coisa rara de eu fazer então pfft.

(Quem raios usa máquina de escrever hoje em dia, gente?)


Imagem vertical com fundo de uma pessoa escrevendo num caderno, com um laptop aberto na mesa. No título, lê-se: "TAG: Meu processo de escrita!"Capa feita no Canva. Todos os direitos reservados. Utilize o botão do Pinterest no fim do post para compartilhar essa imagem e ajudar o blog!


6) O que você faz para superar o bloqueio criativo?

Meu anjo, eu não tenho bloqueio criativo. Meu problema é justamente o contrário: ter tanta ideia que mal consigo me organizar. “Mas então o que você faz—” Eu sento e choro, é isso o que eu faço.


7) Você formata seu projeto desde o início ou se preocupa com isso mais tarde?

Eu vou formatando conforme escrevo, porque não consigo olhar pra nada mal feito por muito tempo. Tento não passar mais tempo formatando a páginas do que digitando, mas é certo que não passo o rascunho inteiro sem voltar e consertar os errinhos de fonte, itálico, etc.


8) Você edita à medida que avança ou quando termina o primeiro rascunho?

Eu edito coisinhas simples mas não dedico muito tempo a isso enquanto estou rascunhando. Meu processo é assim: escrevo um punhado de palavras, 200–400 por sprint (depende de como estou no dia), aí passo um olho no que digitei, conserto o que soar estranho e tiver escrito errado e depois parto pro próximo sprint, ad infinitum.

No fim da sessão de escrita eu volto e leio tudo o que escrevi no dia, edito superficialmente e fecho por hora. Aí quando vou publicar o texto, leio tudo maaais uma vez e edito o que achar de errado. Quando é um texto muito importante eu reescrevo, e a versão que vai ar é a reescrita e editada 78.948.246.987.264 vezes. Os textos do blog eu não reescrevo porque sai tudo grande demais e se eu reescrevesse demoraria ainda mais tempo pra postar coisa nova — por outro lado, as fanfics são todas reescritas antes de serem postadas.


9) Depois de terminar seu rascunho/manuscrito, por quanto tempo você faz uma pausa antes de começar a editar? Sequer faz pausa?

Eu nunca terminei algum projeto capitular porque antigamente eu não fazia ideia do que estava fazendo e desistia das histórias depois de rascunhar os primeiros capítulos e ver que não sabia o que fazer dali pra frente, portanto a melhor experiência que tenho é com Relíquia das Almas: O Conto da Espada, que ainda está em andamento.

Depois de terminar os rascunhos dos capítulos que, na teoria, deveriam ser finalizados mensalmente, mas a teoria é um espaço diferente da prática, não é mesmo? , eu dou um espaço de quinze dias, no mínimo, até começar a reescrever. Eu acho muitíssimo importante se afastar dos textos por um tempo; mesmo pros posts do blog eu faço isso, e sempre acho algo pra corrigir depois.


10) Existe algo que você prefere fazer para conseguir escrever?

Sentar a raba na cadeira e me forçar a escrever nem que eu passe o dia todo grudada ali. Funciona sempre, recomendo.


11) Você programa suas sessões de escrita?

Bom, eu anoto na agenda que tenho escrever para projeto tal no dia, mas no dia eu escrevo quando dá e se dá, mesmo. Meus planos eram acordar 6h todo dia pra escrever antes de começar a estudar a matéria EAD da faculdade, mas err… acordar tudo bem, agora levantar da cama é que são elas…


12) Você tem metas de contagem de palavras ou capítulos para suas sessões de escrita?

Minha meta é de palavras. Eu digito relativamente rápido, podendo chegar a 400 palavras/25 minutos, mas minha velocidade depende de se está calor no dia (o calor me destrói a alma e vontade de viver), se o texto que estou escrevendo é fácil, e se ele está planejado profundamente, de forma que eu não tenho que ficar parando toda hora pra pensar em como desenvolver os tópicos.

Por um tempo minha meta foi de 1.000 palavras por dia, mas não deu certo, então hoje em dia é de 670 palavras por dia, o que… também não está dando certo. Hmmm… análise.

(Em minha defesa, é unicamente porque não tenho autodisciplina pra levantar cedo todo dia. Oh, espera…)


13) Existem coisas peculiares que você faz para tornar seus projetos mais divertidos?

Nope, nada de peculiar. Eu sou 100% baunilha pra tudo gente, se não fosse otaku provavelmente seria normie.


14) Você trabalha em vários projetos ao mesmo tempo?

Hoje em dia sim, pois aprendi que fazer rodízio evita com que o burn-out chegue mais cedo. Do final de 2020 pro começo de 2021 eu meio que me descontrolei um cadinho porque iniciei diversas fanfics que estão paradíssimas no meu Google Drive agora, mas me afastar de Relíquia das Almas: O Conto da Espada e de outros projetos de mesmo fandom, onde estou enfurnada há anos, foi revitalizador.

Vou terminar essas fanfics? Talvez em dez ou vinte anos. Mas é legal ter elas ali no cantinho, e poder voltar a elas sempre que quiser.


15) Com que frequência você pesquisa o que está escrevendo?

A todo momento. Quando estou planejando minhas histórias eu faço uma pesquisa profunda dos ponteiros mais amplos em relação à construção de mundo, cronologia e desenvolvimento das personagens principais; já quando estou rascunhando os capítulos, meu navegador tá sempre aberto pra dar um Google numa informação extremamente específica que eu não fazia ideia de que ia precisar, tipo nomes femininos com W ou que tipo de fogo é o mais quente.

(É a chama branca. Disponha.)


16) Como você organiza seus projetos?

Ooohohohohoohohooh! Bom, vamos lá. Eu organizo as anotações das minhas histórias em meio físico num caderno-mestre (com pasta própria), e no meio digital na típica pasta do projeto.

Meu caderno-mestre evoluiu desde a primeira vez que falei dele, mas não tem como eu mostrar pra vocês como tá hoje em dia porque eu ainda não montei o caderno-mestre do meu próximo projeto. Reúno nele todas as coisas importantes em relação a premissa da história, divulgação e pesquisas, assim como ideias para cenas e personagens. É também no caderno-mestre que eu contabilizo meu progresso no projeto — com checklist para a pré-escrita, tabela de progresso para a fase de rascunho e reescrita, e ainda outra checklist pra fase de pós-escrita.

No computador, tenho uma pasta chamada Escrita, que é dividida entre Fanfics, Originais, Outros e Arquivados. A pasta Arquivados é um arquivo zipado de projetos à qual eu certamente não retornarei, mas que não quero jogar fora, e a pasta Outros é onde guardo modelos de ficha de outline, de personagens, etc.

Obs: A ficha da personagem que eu uso está disponível para download gratuito na página MATERIAL PARA DOWNLOAD no topo do site. Ela serve pra fanfics e originais, e é supercompleta. Confiram!

Na pasta Fanfics eu tenho ainda outras pastas de categorização: Longfics, Shortfics, Oneshots e Comentários. Na pasta Comentários eu guardo prints dos comentários que recebi nas minhas histórias, em todas as plataformas.

Bom, cada projeto leva uma pasta com seu nome, e essa pasta vai na categoria correta das pastas principais na pasta Escrita. Na pasta de Relíquia das Almas: O Conto da Espada, eu uso as pastas Ambientações (onde cada cenário da história leva sua subpasta, que é onde guardo imagens de referência e anotações em texto), Capítulos (subdividida em Pronto pra postar, Rascunhos completos, Rascunhos em andamento e Reescritas em andamento), Enredo (que é onde eu guardo não só a outline da fanfic, mas também anotações sobre os capítulos e sobre a cronologia), Outros (é onde vai o backup de capítulos postados, a capa da fanfic em HD, etc) e, por fim, Personagens.

Quero chamar a atenção pro arquivo de anotações sobre os capítulos. É um arquivo de lista, onde eu guardo as informações que decido na hora que estou escrevendo mas que influenciam o enredo, então preciso ter consciência na hora de planejar a fanfic. Atualmente eu estou reeditando capítulos antigos e postando a tradução deles no AO3, e nisso que reescrevo esses textos, vou tomando nota do que julgo importante. É tipo um resumo dos capítulos, sabe?

Em caps lock vão os horários em que cada cena passa, em vermelho vão as coisas que influenciarão em maior ou menor escala os próximos capítulos e com destaque em amarelo vão as primeiras aparições de cada personagem, assim como a descrição que fiz delas.


Screenshot do LibreOffice Writer onde a autora do post mostra o documento com as anotações dos seus capítulos.
Meu momento diário de panfletar o LibreOffice Writer começa agora. Olá, usuários do Microsoft Word, já ouviram a palavra do nosso salvador LibreOffice Writer hoje?

Se eu soubesse que pra escrever longfic, teria que fazer pré planejamento e pós-planejamento do enredo, eu teria desistido na hora, sabes. Mas enfim.

Na pasta Personagens, cada personagem importante leva sua pasta, que é onde guardo a ficha da personagem, o armário da personagem (com fotos de roupas) e fotos de personagens relacionadas a essa personagem que não aparecem na história. E é isso aí.

É assim que me organizo.

Eu já tentei usar softwares como o bibisco, o SmartEdit Writer e outros, mas err… pois é, pois é. What can I say? I’m a simple miss.


17) Você se recompensa ou se pune por alcançar ou perder seus objetivos de escrita?

Nem um e nem outro. Usualmente ter batido a meta de escrita é a própria recompensa, e fechar o dia sentindo que não fiz o suficiente é a própria punição. Eu não mexo um pauzinho, meu cérebro faz o trabalho completo. Eficiente!


18) Existem trabalhos semelhantes aos seus projetos que você procura e usa para inspiração e/ou comparação?

Nope. Eu me inspiro mais por conceitos (ex.: estudando as páginas do TV Tropes) do que por mídias em si. Bem raramente alguma mídia vai me inspirar a começar algo, e de igual forma, não sei de alguma mídia que se assemelhe aos meus projetos. Certamente tem, mas eu não conheço.


19) Com que antecedência você espera para começar a procurar e contratar editores?

Talvez em 10 anos eu consiga responder essa pergunta.


20) Se você terminou um rascunho ou um manuscrito, como você se sentiu depois? Se ainda não concluiu o rascunho, como está se sentindo no momento?

A segunda opção se aplica. Como me sinto? Ansiosa. Quero terminar logo os projetos em andamento, começar outros, terminar outros. Mas também estou gostando bastante do processo e não tenho pressa pra terminar Relíquia das Almas: O Conto da Espada… então acho que é um misto de expectativa e satisfação.

Me soa justo.



Gostaria de já ter o novo caderno-mestre montado aqui pra poder elaborar mais essa parte do post, mas é… é o que temos pra hoje. Bom, se gostaram do conteúdo, não deixem de conferir as outras TAGs publicadas no site: Ships Por Toda Parte!, O Ficwriter Veterano e Ficwriter Iniciante (esses últimos dois criados pela adm aqui). TAG é uma coisa bem gostosa de responder, tentarei trazer mais vezes pro blog.

Quanto ao cronograma do blog, devo ressaltar que mesmo com o desligamento da Boo do AE, eu e o Carlos continuamos com o sistema mensal. Meus planos pra 2021 é post de tutorial num mês e post dissertativo no outro, mas o desse mês foi adiado para Não Sei Quando Mas Espero Que Em Breve™. O NE&A #15 também deveria ter saído hoje, mas shh, façam vista grossa, façam vista grossa.

Mês que vem me esforçarei pra trazer todos os posts que devo, adiado ou não. Enquanto isso vocês podem ler os posts antigos e deixar uns comentariozinhos, sim? Hmm, hmm? Por onde andam os fanfimores que comentam no que leem? Um beijo pros fanfimores que comentam no que leem!

Dito isso, não se esqueçam de conferir a fanfic citada, Relíquia das Almas: O Conto da Espada, no Nyah! Fanfiction, Social Spirit e AO3 em português brasileiro. O Anotações Esparsas está presente no Twitter, Instagram e Curious Cat — e agora também na página inicial do Just Daydreamin’! Confiram o conteúdo da nossa parceira Mirai Nee hein, gente, bora reavivar o amor pela blogosfera, bora, bora.

Ah, também quero chamar a atenção pra participação especial que fizemos no ARMYFICS Podcast! Eu e Carlos gravamos o EP #6 com a Randy e a Fanfiqueira, com o tema de comentários nas fanfics; o episódio está disponível no Spotify e Anchor.fm. Se já tiveram curiosidade de saber como é a voz dos adms aqui, gostam de ouvir podcast ou querem conhecer produtoras de conteúdo fanfiqueiro que lançam um material incrível na web, então acabaram de ganhar mimos! Confiram o EP, hein? Eu vou ficando por aqui, e espero vê-los novamente. Até o próximo olá!


Eu taggueio... Mirai do Just Daydreaming’, Boo do Feita de Palavras, as adms Randy e Fanfiqueira do ARMYfics Podcast, e a adms Nana e Ana Rosa do fanficast!


Os textos publicados no Anotações Esparsas são de total autoria dos administradores e colunistas, exceto quando anunciado o contrário. É proibida a reprodução sem permissão, parcial ou completa, de nosso conteúdo.

E você? Como é seu processo de escrita? Como você se organiza? Me conta aqui!

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.