Anotações Esparsas Faz 1 Ano!

Imagem retangular de fundo azul, com duas figuras humanas no centro, festejando. No topo, o título: "Anotações Esparsas faz um ano!".

27/12… lembra algo? Pois bem, refrescarei vossas fanfiqueiras memórias: nesse dia, em 2018, foi ao ar o primeiríssimo post do Anotações Esparsas. Com isso nasceu o AE, blog dedicado a falar sobre fanfics e escrita, e desde então passou-se um aninho… e como foi rápido!
Por isso, hoje, em comemoração, olharemos pra trás para as conquistas do blog até agora e os objetivos para o futuro. Segue o fio!


O blog até aqui

O blog nasceu para ser meu espaço na web para falar o que bem entendesse, e também para suprir tudo o que eu queria ver no ficdom e não via (muito obrigada, ficdom, por dormir sobre o potencial sociológico das fanfics e todas as suas entrelinhas). Não foi meu primeiro blog — antes dele vieram muitos outros projetos falhos —, porém foi o primeiro que deu certo e que assumi com seriedade. Pois bem, vemos que funcionou até agora, não?
Com o tempo eu acabei me divergindo desse foco de falar principalmente sobre o ficdom e comecei a publicar bem mais posts opinativos do que inicialmente planejava, o que não é exatamente ruim, apenas… curioso.
Também tive algumas (muitas) semanas atrás de semanas de hiatos… como não poderia deixar de ser, né. Mudei o layout do blog duas vezes e migrei do Wordpress pro Blogger por questões técnicas, e, claro, passei a co-autorar o blog com o Carlos.
(Aliás, para questões de comparação, o antes e depois do blog; no Wordpress e atualmente no Blogger:)

Antes...
Imagem retangular mostrando um print da tela inicial antiga do blog. O layout é branco com fonte preta, de organização minimalista.
Já posso dizer que o blog teve era clean.

E depois...
Imagem retangular mostrando um print da tela inicial atual do blog. O cabeçalho é preto, com o logotipo branco no centro, onde lê-se "Anotações Esparsas" em fonte de pincel. Os posts aparecem num layout branco de fonte preta, e organização minimalista.
A capa personalizada pra cada post foi pro brejo, né, adm?

Com a vinda do Carlos veio também a seção Faça Seu Pedido, aonde os fanfiqueiros de plantão podem pedir por trailers de fanfic, capas de fanfics e banners de divulgação. Considerando o talento e a minúcia pra edição do Carlos, foi uma aquisição e tanto, hein. Aproveitei a chance e deem uma passadinha lá depois desse post!
Bem, agora ambos contribuímos com posts, ele às segundas e eu às quartas, além de postar atualizações sobre nossos projetos. O Carlos é super dedicado e animado e estamos com projetos bombásticos para 2020 e além, ansiosíssimos para pô-los em prática!
2019 foi um ótimo começo pro AE; aprendi muitas coisas, conquistei meu tão querido espaço, e ainda ganhei um parceiro de escrita!… Em suma, começamos com o pé direito. Um passo atrás do outro iremos ainda mais alto e mais longe!
Em 2019 também nasceu o Já Fanfiquei Tudo!, minha página de memes no Twitter. Os planos agora são postar alguma coisinha lá no YouTube...


Vamos falar de números

Para ilustrar (e registrar) as conquistas do Anotações Esparsas nesse primeiro ano de vida, decidimos publicar as estatísticas até agora. IBGE, segura esse forninho!
  • Visualizações no blog: O AE alcançou a marca dos 1.866 views de 27/12/2018 a 27/12/19. Em seu primeiro ano! E ainda mais um blog sobre escrita! Foi um pulo muito grande, e esperamos dar pulos ainda maiores no futuro. Certamente trabalharemos para conquistar isso.
  • Posts publicados: Excetuando esse exato post aqui, o blog teve 51 publicações nesse primeiro ano. Whoa! Ainda mais que, como o Carlos chegou bem depois, a maior parte dos posts fui eu quem fiz, e só no celular, pois estava sem notebook. Aplausos, por favor. Obrigada, obrigada.
  • Média de posts por mês: Com um número desses, significa que, em média, 4.25 posts eram publicados por mês. ...Pra um blog que ficou tanto tempo em hiatos, até que tá bom, pô. Se tivéssemos sido consistentes, isso daria um post por semana, mais ou menos. Uau!
  • Post com maior recepção: A resenha de ‘Seikon no Qwaser’, o que me surpreendeu muito pois eu só reclamo do mangá nesse post… okay, não é pra tanto. (Mentira, é sim.) Acho que podemos assumir que resenhas são conteúdos bem recebidos, huh!
  • Mês com maior recepção: Janeiro (de 2019), com exímias 377 visualizações! Mas ó, cá pra nós; só deu um número tão alto por causa do post As Fanfics de Hoje Em Dia São Todas Assim. Foi um post que, compreensivelmente, não agradou muita gente… Ninguém gosta de generalização, não é? Bem, bem. 111 visualizações depois, espero não ter criado nenhuma inimizade no ficdom por causa da minha opinião.


E para 2020?

Para 2020 temos grandes projetos pros posts e grandes objetivos pro blog. Acha que estou brincando? Prest'enção, fanfiqueiro:
  • Meta de visualizações: 2.500. 2.500 para um blog tão novo e tão niche é um bocado, mas a gente consegue. Com estratégia tudo tem jeito.
  • Meta de número de posts publicados: 100. Isso aí, cem posts. Atualização constante e de boa qualidade? Estão nos planos também.
Em 27/12/20 voltaremos aqui para averiguar se as estatísticas estarão ao nosso favor…
(Estarão sim, pó deixar.)


Retrospectiva 2019, pode?

Claro que pode! Nada como falar das lições aprendidas, não? Muito bom para não repetir erros… brr!
  1. Planejamento e execução. Eu já era sabida dessas (escritora, né? Minha escrita só anda com planejamento, fazer outline já tá na veia), porém tive que evoluir quanto ao blog pois vi logo que o planejamento superficial que tinha no início do AE não funcionou bem… cof cof hiatos cof cof, mas enfim. Agora meu planejamento é a fundo: semestral, mensal, semanal e pra cada post, com direito a planilha e tudo. Ficar sem conteúdo nunca mais! E, ah, claro, cumprir o danado do planejamento. Sempre a parte mais chata, sentar a raba na cadeira e escrever…
  2. Legibilidade. Posts de blog são da web pra web, ponto. Não dá pra formatar que nem jornal. Tem que ter bom layout no blog, boa organização nos posts… parágrafos médios e curtos, listas aonde der, tudo escrito conforme se deve, ‘sas coisa. Como alguém que passou muito tempo lendo post nos blogs afora e aprendendo as coisas que os leitores detestam, posso dizer com propriedade que aqui no AE as coisas são legíveis e agradáveis. ...Não posso dizer com propriedade que os posts foram constantes, mas é, a gente trabalha com o que tem, né?
  3. Conteúdo que dá o que promete. Sem tempo pra click-bait, irmão, e muito menos pra texto superficial. Fiz meu melhor para sempre que trouxesse conteúdo analítico ou de tutorial, que fosse algo a fundo, detalhado, do jeito que eu gosto de ver por aí e sei que muita gente gosta. Acredito ter cumprido esse papel, e se não cumpri, 2020 taí pra melhorar, não?
Das lições de 2019, essas certamente foram as mais relevantes. Que fique gravado na minha mente para eu constantemente trazer coisas melhores pro AE, e que o resto do ficdom blogueiro me ouça também… amém.
(Não, sério, não aguento mais ir em blog e o post ser umas setecentas palavras que não enchem nem o buraco do dente! Com todo respeito, aff.)


Os posts até agora

E para quem é novo aqui no blog ou de alguma forma perdeu algum post, segue aqui uma lista mestre com todos os posts de 2019 do Anotações Esparsas; organizado, pois sou boazinha.

Posts com dicas para ficwriters!

  • 18 Lembretes dos Quais Escritores Nunca Podem Se Esquecer: Esse post traz 18 lembretes de bem-estar e saúde mental para escritores fanfiqueiros. Há de se convir, não é?, que vida de fanfiqueiro não é exatamente fácil. Para os que se perderam no meio do caminho e esqueceram de cuidar de si, esse post é a pedida perfeita!
  • 8 Dicas de Revisão de Texto Para Ficwriters (+ Updates!): Esse post traz as 8 técnicas de revisão de texto que apliquei a uma oneshot minha (hoje em dia falecida, mas shh, ninguém precisa saber), e que certamente serão útil a vocês também.
  • Como Ter Ideias de Conteúdo Pras Suas Fanfics (+ Updates!): Esse post traz atualização sobre minha longfic, mas também uma lista super bacana de itens para brainstormar na hora que estiver sem ideia de pra onde levar sua fanfic. Ajuda em boa hora para os fanfiqueiros empacados, não?
  • Como Organizar As Anotações da Sua História (E Porque Fazê-lo): Post essencial para os ficwriters cem por cento iniciantes e que precisam dar alguma lógica nas milhares de ideias que têm para seus projetos, esse post fala do meu método de organização, tanto físico como digital. Me ajudou a dar vida a Relíquia das Almas, então podem confiar, hein.
  • 8 Dicas de Como Se Reapaixonar Por Sua Fanfic Abandonada (& Retomá-la): Preciso nem me explicar, né? Ficwriters em hiatos, sentem o enter no link e tragam suas maravilhosas fanfics ao ficdom!
  • 4 Lições Que Ficwriters Podem Aprender Com “Seikon no Qwaser”: Post follow-up que fiz da resenha de SnQ aqui no blog, ele traz, como já diz, 4 lições que aprendi com os erros do mangá e que são bem pertinentes ao ficdom. Aprender com os erros alheios é a verdadeira sabedoria, então aproveitem a chance, hein! Está apenas a um clique de distância.
  • 18 Lições Que Aprendi Com Minha Primeira Longfic (Partes I, II e III): A mini-série que iniciou a semana de lançamento de Relíquia das Almas aqui no blog também é páreo duro. Cada uma das três partes possui seis lições que espero de coração ajudar vocês a serem ainda mais estratégicos em seus projetos do que eu fui no meu.
  • Como Organizei O Caderno Mestre de 'Relíquia das Almas: O Conto da Espada': Outro que se explica por si só, esse post traz os bastidores do caderno que uso para guardar as preciosas informações da minha longifc. Nem só de Google Drive viverá a fanfiqueira! ...Na maior parte do projeto, sim, porém esta não é a questão. Não deixem de conferir!
  • Os Passos Que Dei Para Planejar Minha Primeira Longfic: Um resumão tão bem resumido que consiste em uma única imagem como post (sim, sim), esse artigo traz o workflow geral que usei para planejar Relíquia das Almas. Enquanto a série de como planejar sua fanfic não sai, esse post sem dúvidas lhes serão útil, ficwriters iniciantes!

Posts opinativos

  • 18 Coisas Que Mais Amo Ver Em Fanfics: Um post de listinha (leia-se: listona), pois amo listar coisas, como bem puderam notar. 18 itens que simplesmente adoro achar nas fanfics afora (e que não me importaria se incluíssem em vossas fanfics, devo dizer cof cof). Checa aí e me diga se não tenho bom gosto!
  • Devaneios Sobre Felicidade: Um post de uma entusiasta de filosofia tentando filosofar… mas falhando. Pontos pela sensatez e maturidade, por favor? Oras, vamos lá. Seja um bom fanfiqueiro e venha devanear comigo!
  • Devaneios Sobre Amizade: Pois sim, eu devaneio muito, e sim, tenho coisas a falar sobre amizades. Parando pra pensar, é mais um desabafo que um devaneio… bem, bem, ainda assim vale a pena ler.
  • PS: Leitores, Não Exijam Atualizações, Okay?: Um post bem passivo-agressivo (no dia eu estava enfezada demais com o acontecido, me dá uma trégua) em resposta a uma treta que rolou lá no fictwitter esse ano. Não sabe do que estou falando? Abra o link e descubra!
  • As Fanfics Hoje Em Dia São Todas Assim: O post que cutucou um bocado de fanfiqueiro na época que foi ao ar e que pretendo revisitar no futuro. Talvez eu mude de opinião? Talvez. Mas até lá, deem uma olhada nele, vai que a gente concorda com algo, né?
  • À @Lieblos89, Obrigada: Follow-up do item anterior, esse post foi um adendo necessário, pois, como disse, o outro post cutucou um bocado de fanfiqueiro e infelizmente algumas pessoas me levaram a mal. Acontece, né.
  • 18 Mensagens Que Nós, Ficwriters, Queremos Passar A Vocês, Leitores: Outro que se enquadra em “desabafos de uma fanfiqueira” (podia até virar uma tag ou série no blog, vejam só…), esse post foi o que sempre quis falar para leitores. E aposto que todos os outros ficwriters também querem dizer isso. Leitores, se tem um post que eu quero de paixão que leiam, é este. Por favor, ouçam-nos!
  • O Que Torna Um Ship... “Shippável”?: Esse post tenta (ênfase no “tenta”) analisar as razões pela qual um ship é shippado enquanto, por exemplo, outro não. Análises fantropólogas caem bem de vez em quando, não?
  • Os 7 Pecados Capitais do Mundo das Fanfics: Esse post analisa os piores hábitos que observei no ficdom nesses meus anos de fanfiqueira e os correlaciona aos pecados capitais (mas não o mangá, okay, abaixa essa pedra otaku militante!).
  • Minha Experiência Lendo Em Inglês Pela Primeira Vez!: Esse foi o primeiro post do Carlos no blog, yay! Deem amor pra e ele e, de quebra, ganhem dicas de como ler um livro numa língua estrangeira pela primeira vez. Win-win situation, isn’t it?

Shitposts


Posts de atualização em ordem cronológica (@mushmellows)

  • IR: OCdE — Sobre A Escrita & Pré-Escrita de Uma Fanfiqueira Iniciante: Esse post é da época que Relíquia das Almas ainda era Ígneo Rubi, vejam só. Nesse post eu falo um pouco do projeto em seu início e, de quebra, falo como eu fiz pra planejar a fanfic! Ou seja, também é um post com dicas de escrita, mas decidi pôr nessa seção aqui pois sim.
  • IR: OCdE, MDLdNE & Minhas Outras Milhares de Estórias…: Segundo post de atualização publicado, nele eu falo ou pouco mais do andamento de RdA na época e comento sobre as oneshots na qual trabalhava.
  • 8 Dicas de Revisão de Texto + Updates!: Ora, ora, outro post que foi metade atualização, metade dicas de escrita. Sou uma blogueira versátil, huh.
  • Menos Teias de Aranha, Mais Novidades!: Esse post eu postei três meses após a atualização anterior… não exagerei quando disse que tinha teias de aranha se formando no blog, hein. Nele eu falo um pouco mais do planejamento da longfic (e foi nele, inclusive, que eu terminei de planejar completamente o enredo de RdA!).
  • Comecei A Escrever Minha Primeira Longfic!: O post que marca o início do processo de efetivamente escrever os capítulos de RdA. Depois de meses planejando, tive o direito de comemorar, não é? Aliás, esse post inaugurou a tag Ilustrações do blog. Dê uma olhada nos meus desenhos, sim?
  • Alguns Pequenos Progressos Depois…: ...Aí esse aqui foi postado um mês após a atualização anterior (vejam bem, a ideia era atualizações semanais), só pra não perder o hábito de hiatos, sabem? Charme. Pois bem, ele também trouxe outras novidades sobre o andamento de RdA. Passos de tartaruga, mas passos.
  • Um Tiquinho (Com Carinho): Outro post falando dos pequenos mas reais progressos no andamento da fanfic, nele também eu falo de uma oneshot gen-fic que publiquei tempos atrás: Hanaru. Um salve pros chasers que leem o Anotações Esparsas!
  • Notas Extras & Avulsas EP #1 e Achados Meio Perdidos EP #1: A partir daqui as minhas atualizações passaram a ser lançadas sob esses dois títulos; o primeiro sobre minha escrita e o segundo para eu poder falar das coisas interessantes que achasse nos últimos tempos. Deem uma olhada e me digam se fiz uma boa (re)estreia! (Até porque o NE&A EP #1 tem uma ilustração lindona de uma personagem que vai aparecer em Relíquia das Almas para causar contenda… e o design dela é lindo… assim, só dizendo, sabe...)
  • Notas Extras & Avulsas EP #2 e Achados Meio Perdidos EP #2: Sequenciando o episódio anterior, mais novidades!
  • Notas Extras & Avulsas EP #3 e Achados Meio Perdidos EP #3: Ainda outras novidades, sempre atrasadas no cronograma senão nem teria graça cof cof.
  • Notas Extras & Avulsas EP #4 e Achados Meio Perdidos EP #4: Como esperado, mais novidades e do mesmo projeto (oras bolas, longfics são longfics por uma razão, não é? São loooongas.).
  • Notas Extras & Avulsas EP #5 e EP #6: Últimos posts da série publicados em 2019, os dois também têm dicas de escrita (o último, inclusive, uma tabelinha pra ajudar na cronologia da fanfic!). Uma olhadinha não custa nada, né?

Posts de atualização (C. S. Fukuda)

  • Minha Escrita & Outras Catástrofes #0: Nesse primeiro post da coluna dele de atualizações sobre sua escrita, ele explica como funciona o sistema dele e dá uma dica de escrita também!
  • Minha Escrita & Outras Catástrofes #1: Nesse segundo post ele fala um pouco mais da sua história como fanfiqueiro e dá ainda outras dicas de escrita. Ele é do time dos outliners então podem confiar! Hihihi.
  • Minha Escrita & Outras Catástrofes #2: Neste terceiro e último post de atualização de 2019 ele fala um pouquinho mais sobre seu progresso e ainda faz uma recomendação de aplicativo para escritores. Imperdível!

TAGs
  • TAG: Ships Por Toda Parte!: Essa tag eu achei num blog da vida muuuuito tempo atrás, e fiz aqui no blog assim que deu. Essencial para todos os shippers!
  • TAG: Ficwriter Iniciante!: Essa tag eu mesma criei pois vi o (indignante, devo dizer) déficit de tags para fanfiqueiros no ficdom. Fui lá e criei na força da fanficagem! Está aberta a qualquer iniciante, então abra e veja se não se enquadra nas regras. E se não se enquadrar, não tem problema pois também tenho a…
  • TAG: O Ficwriter Veterano!: Sim, sim, a tag feita para os anciões do ficdom responderem, e que eu sonho em responder. Mas como sou um bebezinho ainda como Mushie, deixemos para o futuro…

Resenhas

  • [RESENHA] ‘Valérian & A Cidade dos Mil Planetas’: Primeira resenha que fiz no blog, nela eu disserto sobre o filme e elogio bastante o CGI (que definitivamente foi o ponto forte da obra). Supimpa.
  • [RESENHA] ‘Seikon no Qwaser', de Hiroyuki Yoshino e Kenetsu Sato : Sim, eu fui até o fim com o mangá (eu shippava a Mafuyu com o Alexander, me dá um crédito) e sim, eu resenhei o mangá aqui no AE. Mas também só de raiva. Quer saber porque? Clica no link e me veja falar mal do enredo e daquele final terrívelDigo, me veja resenhar educadamente esta magnífica obra.
  • [RESENHA] ‘Clockwork Angel', de Cassandra Clare: Nesse post o Carlos resenha o livro Clockwork Angel. Se o livro é bom? Abre o link e descobre!

Obs: Durante a manutenção em decorrência da migração do Wordpress pro Blogger, alguns posts serão deletados ou modificados.

*

Estamos nos organizando para que o AE não fique constantemente em hiatos ano que vem, incluindo os posts de atualização que talvez passem a ser quinzenais. Como a migração do Wordpress pro Blogger foi bem recente, no tempo em que esse post for ao ar, os posts antigos estarão com a formatação errada e sem capa. Conforme o tempo for passando, lentamente, eu e Carlos vamos ajeitando isso até estar tudo nos conformes. Até então, o blog do jeito que está agora está minimamente usável. E tá bonitão, não concordam? Algumas partes em inglês aqui e ali mas nada que morda...
Eu vou ficando por aqui, mas não sem antes dizer que 2020 promete, viu. O conteúdo que eu e Carlos estamos planejando… hmmm… delícia. O ficdom que se prepare!

Os textos publicados no Anotações Esparsas são de total autoria dos administradores e colunistas, exceto quando anunciado o contrário. É proibida a reprodução sem permissão, parcial ou completa, de nosso conteúdo.

Desejamos a todos uma ótima virada de ano, e que 2020 seja brilhante para todos nós! Obrigada por acompanhar o AE nesse primeiro aninho de vida, e esperamos vocês nos próximos aniversários!

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.