Minha Escrita & Outras Catástrofes - EP #1



Primeiramente, olá de novo!

Seguidamente, faça o que eu digo, não faça o que eu faço. 

Antes de eu vos dar as dicas de hoje, preciso contar uma história. Não é uma história com um final feliz, muito pelo contrário, é a prova de que sou uma pessoa muito pouco determinada. Você deve pensar "Ele não tem determinação alguma e ainda quer escrever um diário de escrita dando dicas de como escrever?", se você pensou isto, você está certíssima(o) e eu não poderia concordar mais. Vamos para a história, serei breve.

Em 2017, tive a brilhante a ideia de começar uma nova história, passei 2017 e 2018 trabalhando na mesma, tenho um documento Word repleto de informações sobre este universo e, até hoje, retorno a este documento para adicionar novas informações, eu queria tornar esta história perfeita e acreditava piamente que quando eu terminasse de escrever a última linha, a Netflix me enviaria um contrato para começarem as adaptações. Pois é, completamente iludido!

A verdade é que eu tenho um universo inteiro com um sistema de poderes, um país com leis e uma geografia que até eu me orgulho, só que eu nunca passei do terceiro capítulo. O meu perfeccionismo, a minha falta de comprometimento, meus horários apertados e inseguranças foram responsáveis por me impedir de concluir esta história que eu tanto amo. Eu a deixei de lado, pois "O conto do príncipe" ressurgiu com toda a força, já que os dilemas da minha vida se assemelhavam muito aos do protagonista e por ser uma história não tão complexa quanto a interior, estas foram razões suficientes para eu me dedicar a este outro universo.

Ás vezes, precisamos realmente nos focar em outras narrativas, não que as outras não sejam importantes, mas certas histórias gritam mais alto para serem escritas. porém, é a terceira vez que isto acontece, eu demando muito tempo sobre um projeto e depois desisto, avançando para o próximo sem concluir e por vezes sem nem o começar de fato.

Me sinto muito decepcionado comigo mesmo, eu me considero um escritor desde 2014, mas quando olho para trás o que vejo são algumas fanfics bem mau escritas, um conto natalino e milhões de projetos inacabados. Você quer acabar igual a mim? Eu imagino que não, portanto a primeira dica é esta: Força, foco, fé e faxina.

Eu estava decidido, eu iria concluir O conto do príncipe nem que fosse a última coisa que eu fizesse. E aqui vamos nós, em trancos e barrancos, vamos seguindo lentamente, palavra por palavra. Portanto a primeira coisa que você precisa fazer é escolher a sua história e literalmente se casar com ela, ser fiel e jamais abandona-la.

1 - Sempre melhorar, mas tome cuidado.  
Sabe aquela voz chata que aparece a cada dez minutos dizendo: Isto está um lixo, porque não apaga e começa de novo? Não a escute, aliás mande-a ficar quieta. Muitos de nós escritores, acreditamos que o nosso trabalho nunca está bom o suficiente e isto não é completamente mau, pois isto nos incentiva a sempre estarmos melhorando, no entanto precisamos tomar cuidado quando a vontade de melhorar se torna um costume que nos impede de prosseguir com a história.

2 - O outline nosso de cada dia.   
O outline é basicamente uma organização dos acontecimentos da sua história e talvez, eu possa fazer um episódio dedicado somente a ele, pois o outline é a base de tudo. Sinceramente, sou péssimo em construir um outline perfeito e super organizado, mas consigo me virar.

Tenha um outline, isto vai te ajudar e muito na hora da escrita. Esqueceu o nome do personagem? Veja no outline, não sabe o que vem a seguir? Veja no outline. Muitos escritores escrevem sem o apoio de um outline, como por exemplo o Stephen King e a Thalita Rebouças, no entanto, para nós escritores não determinados e desorganizados, o outline deve ser o nosso fiel companheiro.

A Mayra, do All About That Book fez um vídeo incrível ensinando como construir o seu. Vale lembra que não existe uma fórmula, mas certamente existem maneiras mais simples de o fazer, e sou sincero quando digo que a tática da Mayra foi uma das melhores para mim. Confira o vídeo clicando aqui.

Estas são as dicas de hoje.

Lembre-se, tenha determinação! Você pode editar um texto ruim, mas não pode editar um texto que não existe, portanto escreva e deixe as revisões, paranóias e problematizações para o final e tenha o seu outline, deste modo você não vai se perder e serão reduzidos os famosos buracos no enredo.

Vejo vocês na próxima segunda! A resenha do Clockwork Angel logo será escrita. Nota: Antes de sermos escritores, somos leitores apaixonados, portanto LEIA MUITO.

XOXO 

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.