Minha Escrita & Outras Catástrofes - EP #2


Olá! Estou sumido, eu sei.

Nestas últimas semanas, consegui manter-me no quesito escrita, algo que não se verificou em relação a minha frequência de posts aqui no blog e as minhas leituras. Preciso mesmo me corrigir em ambos os aspectos, mas estou trabalhando para isso.

A minha dica de hoje é para a produtividade, de modo que possamos nos manter determinados em terminar nossos projetos de escrita. Este post acaba por ser uma continuação do anterior, você pode lê-lo clicando aqui. Lá eu falo sobre as minhas frustrações como escritor devido a minha falta de perseverança.

Se você escreve, obviamente quer terminar a sua obra, seja para publicação ou só por gostar de escrever, mas o que acontece quando não concluímos nossos projetos? No meu caso, me sinto um fracasso ao mesmo tempo que sou inundado por novas ideias que precisam ser colocadas para fora. Mas desde que adotei alguns novos hábitos, sinto-me mais conectado com o meu projeto e agora sinto que um dia serei capaz de ter esta obra terminada.

A escola/universidade, trabalho, família e amigos são ótimas formas arruinar a frequência de escrita. Mas já te digo, se você encontrar um tempinho na sua agenda é possível equilibrar todas essas coisas, é fácil? Muitas vezes não. A escola, o trabalho e a família são coisas impossíveis de serem ignoradas, tornando os nossos projetos em coisas que podem ser facilmente deixadas de lado e isto é uma das principais razões pelas quais vários dos meus projetos foram abandonados. Ah e claro, não podemos esquecer da procrastinação.

1 - Focus To-Do, o aplicativo que está salvando a minha vida.  
Com a volta ás aulas nas últimas semanas, precisei de algo para me manter organizado, pensei em agendas, mas nunca funcionam comigo, acabo sempre por esquecê-la e dificilmente anoto algo, mas para você pode dar certo, experimente!

Se você é como eu, sugiro que busque alternativas mais fáceis e práticas, como este aplicativo que encontrei na App Store chamado Focus To-Do, disponível para iOS e Android.

Ele é basicamente uma lista de tarefas unida a maravilhosa técnica pomodoro. Para quem não conhece esta técnica, estarei disponibilizando um link de um vídeo que a explica, clique aqui.

Como o App é possível fazer a sua lista de afazeres e usar o cronometro do pomodoro para se manter focado. Nas horas de escrita, eu geralmente faço de duas a quatro sessões com o pomodoro. Eu gostaria de poder escrever muito mais, mas como a minha amiga Miranda diz: "Todo progresso é válido". Esta frase tem sido o meu mantra há semanas e me ajuda a me manter motivado.

Realize todas as tarefas que não podem ser adiadas e depois foque-se na escrita. Duas sessões de vinte cinco minutos com um intervalo de cinco minutos entre ambas já é o suficiente para a escrita se tornar frequente e você não perder a "vibe" da sua história e muitas vezes isso nos leva a apagar todo o progresso e recomeçar. Quando nos mantemos organizados, é mais fácil de evitarmos a procrastinação, aliás a organização é a sua pior inimiga.

Lembre-se de que "trabalhar no projeto" não é unicamente, escrever a história, mas você também pode usar as sessões de escrita para trabalhar no outline, que é a base de tudo. Moldar o outline é uma forma de não se afastar da sua história e dar continuidade no projeto, aliás, é recomendável que as sessões de escrita sejam realizadas já com o apoio do mesmo.

Façam uma experiência, baixem o App e vejam como já faz uma grande diferença na hora da escrita. Eu espero que a minha recomendação possa te ajudar a progredir! Boa sorte e nos vemos no próximo post.
As suas histórias anseiam por serem contadas. Escreva-as! Personagens, mundos, tramas e história foram feitas para viverem em páginas, onde se perpetuarão para sempre, não na mente do seu criador. - Eu mesmo, 2019
Nota: Antes de sermos escritores, somos leitores apaixonados.

XoXo

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.