Refazendo Capas - EP #1 | O Início


Olá, leitores!
Como está a sua quarentena? Faço votos de que estejam bem.

O famoso ditado "Não julgue um livro pela capa" deveria ser aplicado somente em pessoas? Porque na realidade, o que mais fazemos é julgar um livro pela capa e é por isso que as editoras devem ter um cuidado redobrado na hora da publicação de um livro, já que a capa estabelecerá entre a história e o leitor o primeiro contato. 

Na minha opinião como leitor e pessoa que faz capas no photoshop quando não tem o que fazer, a capa é de extrema importância, ela precisar ser bonita esteticamente e conversar com a história de alguma maneira. Todo leitor tem algum livro na estante cuja capa é feia demais para uma história tão bonita e outros cuja capa é tão mal feita quanto o próprio livro, mas hoje não vamos falar sobre qualidade de escrita e focaremos numa parte do livro que nada tem a ver com escrita, apenas plugins do photoshop. 

É verdade que algumas editoras parecem não se importar com a estética da capa, mas no caso desses livros, elas não são totalmente horrorosas, apenas não fazem o meu gosto e pode ser que você as ache lindas como são e tudo bem, não quero impor aqui nenhuma maneira de fazer capas, mesmo porque eu não sou profissional, apenas um desocupado. Agora vamos ver como ficou a minha versão das capas desses quatros livros. 

1 - A Cidade Dos Ossos, capa pela editora Planeta de Portugal. 

Corrijo-me agora, a capa original é MUITO feia. A versão de Portugal conseguiu ser pior que a versão dos EUA. A editora planeta errou muitíssimo na escolha dessa fonte estranha e no degrade que dificulta a leitura do título, sem falar na decisão ousada de colocar a Clary na capa do primeiro livro da série.
Eu refiz a capa usando vectors e claro, esforçando-me ao máximo para deixá-la minimalista. Quando uma capa possui muitos detalhes e muitas cores, as chances da capa ficarem esquisita são muito maiores, já que todos os elementos precisam conversar entre si, logo quanto menos informação, menos são as chances de você fazer uma capa igual da editora planeta.  
NOTA: Perdoem a minha falta de atenção. Na minha capa, o "Best-seller" está sem um S, só reparei depois que eu já tinha fechado o phoshotop.

2 - O Código Da Vince, capa pela editora Arqueiro.

 A capa original não é feia, mas esse efeito de rasgado me lembra aqueles efeitos que as pessoas usavam no retrica ou daqueles aplicativos de edição de foto de 2013. A capa original faz alusão a várias partes da história, ou seja, conversa com o texto.
Na minha releitura da capa, eu voltei a usar elementos simples a medida que tentava incorporar alguns elementos da capa original. Usei do vermelho e mantive a Mona Lisa como principal. Usei esses detalhes, como uma moldura para dar uma impressão de antigo e apliquei uma textura daqueles livros velhos de couro. Por último, juntei o DA-VINCE, por motivos de: Quando separados, eles pareciam quebrar a estética da parte de cima, e por algum motivo, fazia com que a Mona Lisa nunca ficasse centralizada.

3 - A Prometida, capa pela editora Seguinte.
A Kiera Cass, uma das minhas escritoras favoritas, recentemente, anunciou o seu mais novo livro, "A prometida", entretanto, eu detestei a capa original dos EUA. A versão brasileira da capa está linda, mas serei o único a achar que capas com modelos reais parecem capas de revistas?
Refiz a capa usando o mesmo amarelo para manter a identidade da original. Adicionei os vectors desse casal e mesclei a imagem de um palácio nas suas roupas, tentando sempre permanecer no minimalismo.

4 - Jogos Vorazes (Versão portuguesa), pela Editora Presença.
A pior coisa que uma editora pode fazer para admiradores de capas é relançar o livro com a capa do filme. Que horror, editoras, não façam isso. Eu sei que a versão brasileira da capa é perfeita, mas como eu moro em Portugal eu preciso fazer um comparativo com as capas daqui.
Branco e vermelho conversam tão bem entre si, então coloquei o símbolo do tordo em branco, cor da paz. Atrás temos um vector de uma cidade, nesse caso, Panem, em vermelho que representa o sangue derramados nas edições anteriores dos jogos vorazes. Por último adicionei essa textura de fundo e não devo ter levado mais de dez minutos a fazendo.

Essas foram as capas refeitas! Vocês gostaram? Espero que sim, aliás seria muito engraçado refazer as capas e todo mundo preferir as originais. Rindo de nervoso. Eu espero não ter ofendido nenhum fã desses livros, porque isso tudo é só uma brincadeira. E vocês? Quais são as capas mais feias da sua estante?

Obrigado por ler! Fiquem protegidos.
XoXo

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.