5 Fatos Que Os Escritores Precisam Aceitar


Olá leitores! Como estão?
No post de hoje vamos falar sobre algo muito comum na vida dos escritores, ou pelo menos, na minha vida como alguém que escreve: Sonhar alto demais. Quando começamos a escrever alguma história, desejamos que o mundo inteiro possa ler as nossas palavras, conhecer os nossos personagens e descobrir as tramas que construímos ao longo de árduos meses/anos e isso é normal, é o sonho de qualquer pessoa que escreve. (Na verdade, existem pessoas que realmente gostam de escrever só para elas mesmas ou para a família e amigos, bem, nesse caso a pessoa é um afortunado).
Aqui está uma lista de cinco duras realidades que eu estou aos poucos aprendendo e se você é como eu que costuma sonhar alto demais, talvez esses cinco tópicos sejam para você.

1 – Fama instantânea
Pois é, eu vou postar esse capítulo amanhã no wattpad e espero que a JK Rowling possa se recuperar dessa ofuscação. A verdade é que o reconhecimento da sua obra depende de vários factores, como por exemplo, a qualidade da escrita, o envolvimento emocional dos escritores com as personagens, um enredo cativante e um pouquinho de sorte. Você já deve ter ouvido que a sua história vai ficar famosa da noite para o dia e isso é um facto. Você posta o primeiro capítulo; divulga para os quatro cantos do mundo; fica a espera; verifica a caixa de notificações a cada dois minutos e depois de uma semana, descobre que nem todos estão muito interessados na sua história. É triste, porém real. Se você busca nos livros uma maneira de virar a maior estrela do mundo, talvez você deveria encontrar outro modo.

2 – Rico em uma semana
Então, eu terminei de escrever esse livro e estou pensando em comprar uma mansão no norte da Grã-Bretanha. Rico por causa da escrita? Como posso te dizer isso... Bem, você não vai ficar rico escrevendo livros, a não ser que você escreva um novo Harry Potter. Eu acompanho a Alexa Donne, uma escritora norte americana que posta vídeos no Youtube com dicas para escritores iniciantes e mesmo vivendo num país desenvolvido e com um mercado editorial GIGANTE, ela diz que é muito difícil viver da escrita e se isso acontece nos EUA, quem dirá no Brasil, onde o governo para desincentivar cada vez mais a valorização da arte. Portanto, se você não pertencer a uma família abastada e privilegiadíssima, não pense na escrita como forma de ganha pão, além do mais, a escrita surge na necessidade de contar e de se expressar, se as suas motivações são dinheiro, nem comece o primeiro parágrafo.

3 – As editoras estão desesperadas pelo seu livro
Não sei qual escolher, Intrínseca ou Darkside. Não sei se você sabe, mas nem todas as editoras vão aceitar o livro, talvez nenhuma aceite e agora? Você pode tentar auto publicação, e boa sorte se essa for a sua escolha, vai precisar. Existem escritores que nunca tiveram as suas obras publicadas porque, basicamente, nenhuma editora ficou interessada na sua história e posso ser sincero? Isso é mais frequente do que o oposto.

4 – E o Oscar por melhor adaptação literária vai para...
Eu iria adorar vê-la interpretando a minha protagonista. Eu não sei vocês, mas a primeira coisa que eu penso antes de começar a escrever é como será a noite de estreia da adaptação cinematográfica da obra em questão e claro, eu não poderia estar me iludindo mais. Mal as editoras estão aceitando o manuscrito quem dirá a Warner Bros. Muitas vezes, passo mais tempo imaginando o filme da obra do que a obra em si, mesmo sendo algo ilusório e pouco provável, isso me ajuda a escrever. Não vão com muita sede ao pote, concentrem-se em ter algo escrito e se um dia alguma editora aceitar seu manuscrito e você ficar famoso, ainda não será hora de pensar em adaptação cinematográfica.

5 – Será Fácil!
Talvez daqui dois meses meu livro esteja pronto. Sonhou né, minha filha? A não ser que você já tenha um contrato com alguma editora e já possua um prazo para entrega do primeiro rascunho, então você terá uma certeza sobre o período de tempo que o seu processo de escrita deverá durar, de modo a que a história esteja finalizada. Mas se você não tem um contrato, não tente adivinhar quando a sua história vai ficar pronta porque não será fácil e mesmo que você tenha organizado tudo, escolhido uma meta de palavras diárias, ainda haverá dia aos quais você vai simplesmente abandonar tudo e o motivo é: Você é Humano e vai se fartar da história, vai passar semanas sem escrever porque vai surgir um problema no enredo e você não saberá como corrigi-lo. A escola ou o trabalho vão consumir todo o seu tempo e disposição deixando-lhe apenas algumas horas para dormir. Vão existir milhões de motivos para você desistir da sua história, cabe a você encontrar razões para continuar mesmo depois de todos esses empecilhos.

Escrever é difícil, mas também é uma das mais belas artes. Nem todos têm esse amor e impulso de transformar situações, emoções e pessoas em palavras, mas se você o faz, meus parabéns, você é alguém incrível e jamais perca o amor pelos capítulos, mesmo que só existam razões para desistir.  
Caros escritores, obrigado por ler!
XoXo.



Um comentário:

  1. Verdades jogadas bem na minha cara ksksksksk
    Mas é isso mesmo, quanto menos expectativa, melhor.

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.