A Jornada Do Escritor - EP #2


Episódio 2
*

Ah! As fanfictions... Eu tenho muitas saudades de ler e escrever fanfics, mas, por algum motivo, hoje em dia, eu estou completamente afastado das mesmas e só as leio quando escritas por algum amigo meu. Mas a verdade é que essas obras criadas de fãs para fãs foram as responsáveis por me inserirem no mundo da escrita, então eu acho que devo um post exclusivo para as nossas queridas fanfics.


Como eu havia dito no post anterior, descobri o spirit graças ao shipp Bubbline e claro, dois dias depois de ler milhões de histórias, eu criei uma conta no site e sem planejamento algum, somente com o impulso de também fazer parte daquele mundo, escrevi e postei no mesmo dia o primeiro capítulo da minha fanfic “O Portal”, cujos protagonistas eram Finn e Jake do Hora de Aventura. Você pode lê-la por sua conta e risco clicando aqui. (Aviso de gatilhos: Escrita e português assombrosos).


Eu lembro do sentimento de poder nas minhas mãos, então quer dizer que eu era capaz de criar os meus próprios mundos e controla-los? Eu havia encontrado ouro. A verdade é que eu sempre fui apaixonado por contar histórias; Meu melhor amigo e eu adorávamos inventar roteiros de filmes para os jogos da nossa época e isso é algo que eu lembro com muitas saudades. – Gustavo, saiba que eu ainda lembro de todas as nossas brincadeiras e histórias que inventamos juntos. – Vou tentar não ficar emotivo.

Inventar histórias sempre fez parte da minha infância e descobrir um site onde eu podia fazer exatamente isso, era extraordinário. Eu despendi algumas horas lendo o regulamento interno do Spirit e depois de escrever aquilo que eu considerava um capítulo eu o publiquei e fui dormir, mas a minha mente estava presa naquele site e tudo o que eu queria era voltar para o computador e continuar lendo ou escrevendo.

cAPA DE "o PORTAL"
No dia seguinte, um ponto vermelho sob o símbolo de notificações do site fez o meu coração acelerar, dois usuários haviam comentado e favoritado a fanfic, eles diziam “Continua, adorei” e “Eu ri demais, por favor continue”, aquilo era tudo o que eu precisava para me manter preso ao Spirit, então, além de eu poder escrever histórias, as pessoas também as querem ler? Eu era a Clarice Lispector do Spirit (Só na minha mente mesmo).
A minha fanfic “O Portal” teve treze capítulos, apenas, e eu jurava que aquilo era muito. Obviamente, eu quis fazer tal como os outros escritores do Spirit, escrever a segunda temporada, e foi o que eu fiz. No mesmo dia, escrevi o último capítulo de uma fanfic mal escrita, postei e também escrevi e postei o primeiro capitulo da sua continuação, que loucura e que confusão!

A continuação d’ O Portal foi cancelada (Auge), teve apenas três capítulos e um uma nota de esclarecimento sobre o motivo do seu cancelamento, se quiser ler (Não queira) Clique aqui. Na nota de explicação, eu justificava-me dizendo que eu estava trabalhando em outra fanfic e realmente estava e essa foi a melhor fase da minha carreira de fanfiqueiro.


cAPA DE "ywtp?"
Era 2014 e Five Nights At Freddy’s acabava de ser lançado e começava a sua jornada como um jogo viral até o topo, FNAF estava em todos os lugares e vídeos de teorias sobre o jogo enchiam o Youtube de conteúdo. Eu apaixonei-me pelo jogo, assim como todos os meus amigos próximos, o mistério por trás dos animadores eletrônicos ascendeu em mim um fogo que renderia três fanfictions inspiradas no universo de Scott Cawthon.

Nascia então, You Want To Play? Uma história cujo título estava gramaticalmente incorreto e eu só fui descobrir ano passado. A escrita continuava péssima e a estruturação da história mais ainda, eu usava muito do conceito “Eu não sei o que eu estou escrevendo, mas eu gosto então o que sair daqui vai virar capítulo” Mas é claro, minha escrita começou a evoluir MUITO por causa dessa fanfiction, e depois de oito capítulos repletos de comentários carinhosos, eu fui em frente e comecei a escrever a sua continuação, e de todas as minhas fanfics mal escritas, essa é a minha favorita: You Want To Play 2.0 –Reativados e foi nesta fanfic que eu comecei a divergir do universo original e comecei a modificar várias informações e características do que era FNAF originalmente.

cAPA DE "rEATIVADOS"
A ideia de escrever sobre um parque de diversões assombrado por animadores eletrônicos era algo surreal para mim e também foi a fanfic a qual eu mais interagi com leitores e adicionei vários personagens inventados pelos próprios leitores, tudo nessa época foi tão mágico que eu ainda sou capaz de sentir a sensação de logar na minha conta no spirit e ver a barra de notificações cheia.

Depois de Reativados, escrevi o que seria a minha última Fanfiction e marcaria a minha transição para o mundo dos originais. A fanfic “A Maldição Dos Animatronics” encerrou a “Trilogia” de fanfics sobre FNAF e foi também a mais difícil de todas de escrever, já que o meu senso crítico começou a falar mais alto do que o impulso de escrever e postar, eu comecei a achar a minha escrita um lixo – E realmente era – então, essa incansável busca por uma escrita descente fez com que eu reduzisse o número de capítulos e ao mesmo tempo que a magia de receber comentários fofos ia acabando a minha escrita começava a ser moldada pelas horas de pesquisa sobre escrita criativa e nos últimos capítulos da fanfic, já se notava uma ligeira melhora em relação a escrita.

Começa a fase dos originais, mas isso fica para outro post. A minha escrita e capacidade de Storytelling eram terríveis e não estou dizendo que hoje escrevo como Camões, mas certamente eu evoluí em escalas astronômicas. Eu não me arrependo de nada e escreveria tudo de novo se fosse preciso – Aliás, sempre tive a vontade de fazer um Rewritten de uma das minhas fanfics favoritas. – Escrever e começar a escrever sem saber como fazê-lo exatamente é necessário, ninguém começa a escrever maravilhosamente, mas pode aprender a fazê-lo e o primeiro passo a evoluir é se arriscar, escrever textos horríveis, apaga-los e começar de novo.

Se você quer contar uma história, faça-o, escreva-o! Pode não correr tão bem, mas isso importa? Se você está tendo prazer e se divertindo é isso que importa. Não tenha medo nem vergonha de escrever, algumas histórias já estão cansadas de existirem somente na mente de alguém, deixe-as sair. E você? Qual história sua está louca para ser contada?

Xoxo.

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.