Minha Escrita e Outras Catástrofes #4 || Outlines

 


Olá, leitores!

Eu estava morrendo de saudades de falar com vocês e, claro, poder desabafar também. Não são todas as pessoas que têm paciência para me ouvir falar sobre escrita, muito menos sobre os meus métodos narrativos.


Nos últimos meses, me vi preso numa rotina de estudos inflexível. Aqui, em Portugal, temos os chamados exames finais que são, basicamente, o Enem português, então vocês já sabem as torturas as quais fui sujeito, entretanto, agora tenho um tempinho para voltar a me dedicar ao blog e as minhas histórias.


A ideia deste post surgiu enquanto eu escrevia uma história e simultaneamente o seu outline. Eu estava naquele doloroso processo de, aos poucos, decidir o que iria acontecer na história e como as vidas dos personagens iriam se entrelaçar, mas para todas as pessoas que constroem um outline, sabem o quanto isto desgasta tempo, paciência e força de vontade.


No meu caso, para além de levar um tempo inimaginável para montar este roteiro, na hora de escrever o capítulo já pré-estabelecido, a história acabava por seguir um caminho completamente diferente do que eu já havia planejado e antes, isto me frustrava muito, porque eu tinha que reescrever o outline inteiro, porém, hoje em dia, eu comecei a ver por um lado mais positivo esta mudança de direções que, naturalmente, toda história vai ter ao longo da sua construção.


O fato de haver mudanças nos acontecimentos já antes programados na hora da escrita, não significa algo propriamente ruim, muito pelo contrário, isto mostra que a sua narrativa está viva e sujeita a alterações que podem melhorar muito o desenlace da ação.  


Durante o processo da criação do outline para o Alter Ego, eu acho que, finalmente, descobri a melhor forma de construir estes encadeamentos de capítulos: Do final para o começo. Sim, eu não acho que escrever a história em si do começo para o fim possa dar certo, mas a verdade é que eu não sei, nunca tentei, entretanto, esta técnica de começar pelo fim e então ir planejando os capítulos foi uma estratégia muito eficiente no meu caso para fazer o roteiro da história.


O post de hoje é curtinho e é este o tamanho que pretendo manter para esta série de desabafos que vos trago, assim a leitura não fica entediante e eu não preciso ficar sete anos sem postar coisa alguma. Meu povo, acho que é sobre isso, deixar a sua história expandir e ultrapassar as barreiras do outline, mesmo que isso soe um pouco contraditório e também se permitir testar este método e começar de trás para a frente o planejamento do seu romance.


Obrigado por lerem! Espero conseguir manter-vos atualizados do que venho aprontando neste meu último mês de férias de verão. Continuem protegidos do COVID, fora Bolsonaro! E dediquem-se as suas histórias.  

XoXo.  

 

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.