Ficdom Na Minha Estante! - EP #2 | Entrevistamos O Projeto KaiSooBook!



Olá queridíssimos leitores do AE, como vai a terça de vocês? Espero que ótima e espero que estejam prontos para o que tenho aqui. 

Hoje é o dia da tia Boo e estou encarregada de lhes apresentar o segundo episódio da nossa nova série de entrevistas.  

É com muito orgulho que estendo nosso tapete vermelho para as meninas do KaiSooBook e asseguro de antemão: Aqui você vai aprender não só como funciona os bastidores de um projeto de produção literária independente, mas também — e talvez principalmente — que suas péssimas experiências com trabalhos em grupo na escola, não são uma via de regra. Existem amizades que resistem aos desafios de um projeto dessa magnitude e se fortalecem com isso.

Vem comigo para entender do que eu ‘tô falando. 


Sobre a entrevista

O Ficdom Na Minha Estante! é uma minissérie de posts organizados pela administração do blog Anotações Esparsas que visa trazer os holofotes para projetos dentro do ficdom cujo objetivo é fazer cópias físicas (livro impressos) de fanfics. Afinal, quem nunca sonhou em ter a fanfic favorita na estante? Bom, esses projetos estão transformando esses sonhos em realidade, e por isso o AE decidiu entrevistar alguns deles. Seguindo com o anterior, que foi com o EXO Made, o de hoje é o projeto KaiSooBook!


Informações gerais

KaiSooBook é um projeto que visa lançar livros físicos de fanfics do ship KaiSoo, do fandom EXO-L. Pode ser encontrado nas redes sociais Twitter e Instagram sob o nome de usuário @kaisoobook.


Q&A com o KaiSoo Book

AE: Sejam bem-vindas ao Anotações Esparsas! Sem delongas, queremos parabenizá-las pela existência do KaiSooBook—esperamos vê-lo crescer muito no ficdom! Bom, para dar início à entrevista, pedimos que apresentem-se pros leitores. Podem divulgar suas redes sociais e fanfics ativas se assim desejarem.

Bem, primeiro, obrigada pelo convite. Ficamos honradas demais por ele! Segundo, nós somos duas pessoas no projeto: BiologicalStorm e AiKimSoo. Temos 23 anos, e no Wattpad e Inkspired podemos ser achadas por esses exatos nomes [de usuário]; já no Twitter por @BioStormKS e @AiAiKimSoo, respectivamente. Sobre divulgações…

BiologicalStorm: Não tenho muitas fics postadas, só três. Escrevo mais para mim e sofro para me controlar e não postar fics que não estejam finalizadas hahaha. Mas estou com uma em andamento se alguém quiser ler (Wattpad, AO3 e Inkspired)!

AiKimSoo: Tenho um total de 57 fanfics postadas e umas 20 no meu computador, mas infelizmente ainda não estão finalizadas (Wattpad). Eu comecei postando porque gosto muito do casal e sempre escrevia sobre eles. Meu sonho sempre foi ser escritora, só não tinha coragem de mostrar meu trabalho pro mundo, mas as fanfics me deram esse espaço e essa coragem.


AE: Cá pra nós, a administração está curiosa… podem nos dizer sobre o início de tudo? Porque decidiram criar o projeto? Como era, no começo, gerenciar um projeto assim?

BiologicalStorm: Bem, nós duas amamos livros e eu queria muito ter livros das autoras que acompanhava desde que entrei para esse mundo; além disso, a AiKimSoo sempre quis ter um livro publicado. No verão de 2018 uma situação de injustiça com uma fanfic da AiKimSoo me fez ficar motivada e comecei a procurar como lançar um livro. Foi realmente difícil no começo, porque as gráficas ou recusavam ou nunca respondiam. Apenas alguns meses depois, com uma dica de uma amiga, conseguimos finalmente um contato para entrar nesse mundo e assim surgiu o projeto oficialmente.

No começo, com tantos detalhes a serem resolvidos, admito que era complicado; sabíamos que não seria fácil, mas lidar com um projeto apenas nós duas foi uma grande responsabilidade a mais pra nossa rotina e estado mental.

AiKimSoo: Costumo cuidar de coisas internas, ou seja, formatação de livro, revisão ou envio. A BiologicalStorm cuida da parte de revisão, design, divulgação e do público. Sendo muito sincera, a alma deste projeto é a Bio, porque se tudo existe é graças a ela. Eu sou muito grata por termos realizado nosso sonho de criação do projeto e principalmente a Bio—sem ela, nada eu seria.


AE: A união de vocês duas é belíssima! Como também uma equipe aqui no AE, compreendemos perfeitamente a importância desse apoio mútuo. Desejamos de coração que dê tudo certo para vocês sempre! Ademais, queremos saber: conforme o que imaginavam que seria antes de iniciar o projeto, quais expectativas alcançaram e quais coisas foram totalmente diferentes, inesperadas?

BiologicalStorm: Eu me lembro de, antes, falarmos empolgadas sobre a parte de criação do livro e sobre como nos organizaríamos e iríamos lançar dois livros em um ano, o que hoje me faz rir sabendo de todo o preparo para lançar um livro apenas. Algo pessoal meu é que eu nunca esperei conhecer tantas pessoas por causa desse projeto. Eu me tornei amiga de várias leitoras e autoras que começaram a vir tirar dúvidas sobre o projeto comigo e hoje nos falamos frequentemente.

AiKimSoo: Eu já tinha tentado publicar livros através de editoras e nossa… tudo muda, absolutamente [tudo], quando é algo feito independente. Temos grande ajuda da pessoa que nos ajuda a tirar tudo da teoria e colocar em papel, mas olha… sabíamos que seria complicado e difícil, só que coisas foram além. Entretanto, pegar tudo pronto é satisfatório demais.

Lembro da reação das pessoas quando viram que usamos uma arte de uma fanartista e pensaram que a gente estava usando sem autorização. Foi engraçado, porque a autorização da fanartista era algo que foi inesperado para gente e o mérito é da Biological que é a rainha dos contatos.


AE: Que dicas foram inestimáveis para que o KaiSooBook desse certo?

A maior dica, com certeza, foi a da escritora ohmyfuckingbaek, que nos passou o contato da pessoa que nos ajuda com a parte mais burocrática dos livros. Sem ela talvez estivéssemos tentando achar uma gráfica até hoje.

AiKimSoo: Acho que o fato de trabalhar com formatação de textos (tanto como freelancer como na carteira de trabalho) foi inestimável para o auxílio no nosso primeiro livro, por culpa da quantidade de páginas. Era tudo novo e nossa tentativa de diminuir tudo, e o sucesso nisso, se deu pelas formatações fornecidas por nós mesmas e pela pessoa que nos ajuda nas partes burocráticas. É um trabalho muito grande.


AE: Que dificuldade surpreendente! Novamente gostaríamos de parabenizá-las, não é fácil fazer algo assim com capricho. Agora quanto ao conteúdo dos livros, digam-nos: qual é o processo completo pela qual uma fanfic passa até ter sua cópia física finalizada no KaiSooBook? Quanto tempo, em média, leva pra tudo terminar?

BiologicalStorm: Após o autor, ou autora, conceder permissão para publicarmos sua fanfic, a primeira parte é a de revisão (uma das partes mais demoradas); somado a ela é feito o design. Aí então vem a diagramação (é demorada pelos erros comuns de desformatação, que faz o livro ir e voltar entre a diagramadora e eu).

Quando a diagramação está pronta geralmente já estamos com o formulário do livro pronto, esperando os pagamentos para conseguirmos pagar os custos do livro. Após todos os pagamentos pedimos a quantidade certa à gráfica, e é só esperar chegar na casa da AiKimSoo para mandarmos para as pessoas. Em média esse processo todo demora um ano, porque temos que dividir os afazeres do projeto com a nossa rotina diária, além de precisarmos nos encaixar nos prazos dos outros serviços que utilizamos.


AE: Whoa, um ano inteiro… perseverança é o sobrenome do projeto. Admirável! Agora falando do ponto de vista pessoal, qual fase acham mais agradável? E qual é a mais chata?

BiologicalStorm: Eu amo demais a parte de fazer o design do livro. Imaginar as pequenas coisas que podem enfeitar o livro e fazer o leitor ter uma boa surpresa ao virar a página ao se deparar com algo… criar os brindes, a capa… tudo referente a isso me anima!

A mais chata é dividida em duas coisas que, para mim, são equivalentes: primeiro, a parte que a diagramação volta para eu conferir e tenho que rever todo o livro, garantindo que nada desconfigurou (o que é um milagre que nunca presenciei até hoje hahaha). Sempre algo aparece e volta para diagramadora, depois de novo para mim, algo a mais surge… e fica nesse ping pong até o momento que quando o livro está pronto eu não aguento mais ver ele na minha frente hahaha.

E a outra coisa é a parte de lidar com as pessoas. Na hora do formulário e pagamentos eu falo com elas, e assim como tem verdadeiros anjos que até já gravei os nomes, também sempre tem as pessoas que somem ou as que surgem depois de uma semana que o prazo de pagamento acabou e dizem que esqueceram de pagar. Isso me causa muita dor de cabeça.

AiKimSoo: A parte mais legal é o campo das ideias e o livro físico depois pronto. Fica muito lindo ver todo do trabalho árduo concluído, sabe?

A mais chata é o que a Bio falou, ainda mais quando as pessoas somem e a gente fica a ver navios; pagam a primeira parte mas não pagam a segunda. É complicado porque a gente tem que tirar do próprio bolso e isso prejudica nossa vida pessoal. Outra coisa também é o correio… correio só dá dor de cabeça—às vezes mudam a forma de embrulho ou de preenchimento e tenho que, muitas das vezes, desembrulhar tudo e reembrulhar. Mas é muito gratificante ver o físico na sua mão, sabe? Ver que todo contratempo valeu a pena.


AE: Como artistas, nós do AE compreendemos perfeitamente a gratidão de finalmente terminar algo complicado. Têm nosso respeito, adms! E falando mais um pouquinho sobre os livroshá algum processo de seleção para as obras que ganharão cópias físicas no KaiSooBook? Se sim, qual é? Se não, como escolhem em quais obras trabalharão?

Os dois primeiros projetos foram envolvendo a AiKimSoo e por isso nossas escolhas tiverem mais peso neles—embora tenhamos feito uma lista para que as pessoas votassem em quais fanfics dela queriam no box. Nos próximos livros provavelmente manteremos a dinâmica do projeto escolher uma parte das fanfics, junto com votos populares e concursos, como foi no nosso último livro que reuniu oneshots de várias autoras. Mas nós sempre teremos regras para essas escolhas, levando em conta que passaremos um ano nos dedicando a obra. Não admitimos conteúdos que vemos como nocivos; por exemplo, relacionamento abusivo entre KaiSoo.

E sempre levamos em conta também quem preenche e vota com a certeza de que vai comprar. Nossos formulários não são tipo votação de internet, sabe? É pra quem tem certeza que vai comprar o livro se aquela história sair, porque fazemos tudo com limitação, nossos livros são únicos e não existem pelo mundo, não temos fins lucrativos, a quantidade sempre é certa. Podemos soar chatas às vezes, mas a ideia do projeto é transformar em físico aquilo que eles gostam e vão ter em suas estantes, então sempre pedimos essa compreensão de todos.


AE: Estão certíssimas! É sempre necessário delimitar esses aspectos em uma empreitada tão complexa. Mas e sobre os ficwriters? O quão presente o autor da obra é no processo da criação dos exemplares? Ele opina sobre as coisas?

O autor faz parte do processo de revisão do livro, além de o mantermos informado sobre cada um dos passos posteriores à revisão. Também pode opinar no design se tiver alguma ideia ou quiser contribuir com alguma arte sua. Apesar de muitas ideias surgirem da nossa mente, o autor realmente pode nos dizer se não gostou ou se quer mudar algo, assim como nós dizemos se alguma ideia sugerida foi legal ou se podemos fazer de uma forma xis para agradar a todos. A gente realmente se dedica.


AE: As administradoras do KaiSooBook se responsabilizam por alguma correção na prosa antes de enviar o texto pro diagramador?

Sim, nós revisamos tudo. E deixamos claro para o autor, ou autora, que erros de português serão obrigatoriamente corrigidos, mas outras coisas, como expressões de cada lugar do país, serão mantidos; [já] frases de confusa compreensão são discutidas com o criador da obra para resolvermos.

Nos deparamos muito com isso na criação do nosso novo livro pois envolvia muitas histórias. Nós gostamos de preservar a licença literária de cada um e, por isso, só alteramos com precisão aquilo que não condiz com a gramática, pois a AiKimSoo faz letras e daí ela mexe no que não condiz, mas geralmente sempre discutimos a revisão com o autor e mandamos comentários que tal parágrafo tem isso ou aquilo, e assim fica um trabalho conjunto.


AE: Quanto à capa dos livros, quem as faz? E como ela é feita?

BiologicalStorm: No primeiro livro, Alma Gêmea, pedimos a autorização da maravilhosa @pomukaisoo que concedeu seus desenhos. No box da AiKimSoo eu que fiz as capas com imagens disponibilizadas gratuitamente no site Pixabay; e agora, no livro Um Conto Por Vez, a talentosa @jend_arte que fez o desenho KaiSoo. Geralmente eu idealizo como gostaria que fosse a capa de acordo com a fanfic que estará no livro e então busco opções que se encaixem nela.


AE: Algum livro serviu de inspiração pra diagramação e design dos produtos do projeto? E em que software essa diagramação é feita?

A única inspiração que usamos é a própria história contada mesmo, nossa imaginação e alguma ideia do próprio autor. A diagramação é feita por outra pessoa, então nós não entramos em contato direto com o software profissional usado.


AE: Em relação à divulgação, quem se responsabiliza por tal?

BiologicalStorm: A divulgação fica por minha conta. Sempre tento pensar em novas formas de divulgação, mas ainda me sinto insegura sobre essa parte. Não sei ao certo qual o alcance do projeto em suas redes sociais.


AE: E como funciona a questão dos lucros? O projeto produz mais-valia para pagar a staff ou é tudo feito com o valor exato do custo dos livros?

Como é um projeto sem fins lucrativos, tudo da nossa parte é voluntário, não ganhamos dinheiro com os livros. A quantidade de dinheiro é exata e se der algum erro nas contas de orçamento, fazemos mais brindes para os leitores. Por isso é tão importante o preenchimento dos formulários [por parte de] quem tem certeza que vai comprar, porque como não gera lucro, pode gerar prejuízo pra gente ou pros que vão comprar, pois aí ou o valor aumenta ou temos que tirar do nosso próprio bolso.


AE: Se o projeto produz mais-valia, podem nos dizer como funciona a divisão desses lucros com o autor da história, se há alguma?

O autor também concorda em ceder a sua história sem visar lucro futuro em relação ao livro, pois explicamos a ele de antemão que somos um projeto sem fins lucrativos. Vale ressaltar também que o autor, para adquirir seu próprio livro, deve pagar a quantia que todos estão pagando, porque não tem nenhum fim lucrativo.


AE: As histórias são registradas na Biblioteca Nacional?

Não, porque como usamos o nome dos meninos envolvidos no ship. Não devemos ganhar qualquer dinheiro em cima disso, então não podemos registrar seus nomes.


AE: Qual o maior desafio que o projeto enfrentou até hoje? Algum material ou alguém os auxiliou a superar esse obstáculo? Como fizeram pra contornar a situação?

BiologicalStorm: Olha, francamente, eu acho que a gente enfrenta uma sucessão de desafios. Todos os nossos livros nunca foram entregues de forma tranquila. De alguma forma parece que eles sempre decidem viajar pelo país antes de chegar na casa da AiKimSoo. Tivemos muitos contratempos com o correio e a mulher que nos auxilia na parte burocrática sempre nos ajudou com esse tipo de coisa. Mas acho que o correio, por mais que seja estressante, não é nada comparado a nós mesmas, sabe?

Nós duas nos cobramos demais sobre o projeto e quando qualquer coisa sai fora de como tínhamos programado é um estresse grande que gera muita culpa. Geralmente quando uma está se afundando em pensamentos negativos a outra vem para ajudar, mas quando as duas estão com problemas de lidar com tudo, esses são os dias mais difíceis…

AiKimSoo: Mas sendo muito sincera, enfrentamos uma dificuldade que nos fez muito mal no box. A capa que foi a final na verdade era para ser de outra forma, e a pessoa que faria isso pela gente infelizmente sumiu da forma mais inesperada possível, nos deixou na mão—literalmente. Apesar de todos os pesares, pra mim esse foi o obstáculo mais difícil e mais triste de superar. Devo muito à criatividade da Biological; como ela disse, quando uma afunda, a outra tenta ajudar. Nós temos nossas vidas privadas que também demandam grande parte do nosso pensamento e esse obstáculo que enfrentamos no box nos fez muito mal no início.


AE: A equipe do Anotações Esparsas se sensibiliza pela falta de responsabilidade de outrem que acabou atrapalhando vocês duas. De fato, tudo fica ainda pior quando as parcelas envolvidas não colaboram com tudo o que podem… mas vamos levantar o astral! Digam-nos, têm alguma curiosidade sobre o projeto que gostariam de revelar?

Uma curiosidade do projeto é a empolgação. A gente se empolga tanto quando tá tudo saindo nos conformes que quando vemos, o livro ficou maior do que o esperado ou então uma tem que tomar as rédeas e controlar os surtos empolgados da outra hahahaha. É engraçado.

AiKimSoo: Um livro de oneshots já estava quase virando um de twoshot ou threeshot na minha cabeça…

BiologicalStorm: E na minha empolgação quase faço mais brindes que o possível!


AE: Eita que a animação é palpável hihihi. Bom, se não tiver amor envolvido, nem vale a pena, né? Ainda seguindo com a entrevista, contem-nos, por favor—o projeto tem alguma cópia física já pronta? Se sim, qual foi a sensação de pegar um dos exemplares na mão?

BiologicalStorm: Sim, nós temos, e a sensação é indescritível. Nós duas crescemos amando livros e enquanto a AiKimSoo sempre sonhou em ter um livro, eu nunca sonhei que eu produziria um, que realmente estaria presente em todo o processo de criação. Isso me faz amar ainda mais os livros, pensando no que cada pessoa passou para aquele livro chegar nas minhas mãos.

AiKimSoo: E para mim, como autora, foi como realizar um sonho. Eu realmente chorei quando peguei o primeiro e chorei quando peguei os do box. Criar um livro, ter o meu próprio livro na minha estante… eu devo tanto à Bio!


AE: Own, que amor! Ficamos felicíssimos por vocês, adms. Podem nos confidenciar as novidades? No que estão trabalhando agora?

BiologicalStorm: O livro cujo formulário lançaremos daqui um tempinho é do livro Um Conto Por Vez, feito com 11 oneshots de várias autoras. É o nosso projeto atual, mas sendo franca, minha mente não pára em relação ao KaiSooBook e enquanto esse livro está quase na parte de finalização, já estou trabalhando nos projetos de 2021 e 2022 hahaha. Posso revelar que o projeto de 2021 é uma longfic que tem ligação com o livro Um Conto Por Vez, e que o de 2022 será uma coletânea de shortfics…


AE: Uia, uia, quanto mistério! Ficaremos de olho, hein. Na torcida pra tudo dar certo!

A administração do AE agradece profunda e novamente por cederem seu tempo para essa entrevista. Foi maravilhoso tê-las conosco (e nos deu até vontade de convidá-las mais vezes pro nosso cantinho fanfiqueiro… quem sabe, quem sabe?). Gostaríamos de nos despedir com júbilo, e dizer que, se quiserem deixar umas últimas palavras pra quem quiser que desejarem, sintam-se à vontade.

De novo gostaríamos de agradecer a vocês três da administração pelo convite. Seu trabalho com o blog nos conquistou e ficamos muito felizes por poder participar dessa entrevista. Queremos agradecer também as pessoas que acompanham nosso projeto, divulgando, comentando, curtindo ou comprando os livros. E a todas as autoras com quem já pudemos conviver graças ao KaiSooBook, porque elas são mulheres maravilhosas.

Obrigada a todos vocês que acreditam em nós duas e deram forças ao nosso sonho.

AiKimSoo: Quero realmente acrescentar, por último, o maior agradecimento à BiologicalStorm. Sério, gente, sem ela nada disso existiria.

BiologicalStorm: Apenas acrescentando que estou emocionada pelas falas da AiKimSoo. Obrigada por todo apoio, esposa.


*

Fui só eu que terminei essa entrevista muito soft e muito inspirada? Meninas do KaiSooBook, vocês foram umas queridas, entrevistá-las foi uma honra e um prazer — é agora que eu vou tietar vocês ainda mais no Twitter hihi. Só temos à agradecer.

Aos leitores que chegaram até aqui, vocês encontram o episódio #1 dessa série nos recomendados ao final do post. Lá o meu parceiro Carlos nos apresenta ao projeto EXO Made. O próximo episódio sairá na semana que vem, quarta-feira, das mãos da nossa amiga Mira. 

Já foram dar muito follow, amor e carinho as meninas em seus perfis? Ótimo, não se esqueça de nós também. Siga a gente no Twitter e no Instagram, cadastre seu email para não perder nenhuma atualização aqui do blog e vamos passar juntos essa quarentena. 

Até a próxima pessoal, se cuidem. Beijos de luz o/

4 comentários:

  1. Eu só sei que eu estou muito soft e amei demais essa entrevista. Ficou perfeita! Obrigada a Boo por se encarregar dela e fazer com que ficasse maravilhosa. Mas obrigada a todos os administradores também. Vocês são incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma honra programar esse post e uma maior ainda conhecê-las e descobrir esse trabalho incrível que vocês fazem ❤
      - Boo

      Excluir
  2. Adorei a entrevista e conhecer um pouquinho mais das adm's. Parabéns pelo trabalho lindo.

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.