Ficdom Na Minha Estante! - EP #1 | Entrevistamos O Projeto EXO Made!



Olá, leitores! 

Como estão? Espero que estejam bem e protegidos. 

A Mira e eu começamos a pensar neste projeto há um bom tempo e depois que a Boo entrou para a administração do blog, a ideia começou a sair do papel. Abaixo vocês podem saber um pouco mais sobre o Ficdom Na Minha Estante e eu espero que vocês possam se divertir tanto quanto nós.
Nós também gostaríamos de pedir desculpas pela demora, mas queríamos deixar o projeto de entrevistas mais completo possível. Depois de algum tempo procurando pessoas para serem entrevistas, editando perguntas e de muito surtar no nosso grupo de administração no WhatsApp, chegamos a conclusão de que tudo estava pronto. 

Sabe aquela fanfiction maravilhosa guardada na sua estante do Wattpad? Já pensou se você pudesse lê-la como um livro real e depois pudesse guardá-la junto com os seus outros livros? Então, existem pessoas realmente fazendo isso. O coração dos fãs não aguentam! Conversamos com a equipe do EXO Made e não poderia ter sido mais interessante. Confira abaixo o que discutimos. 

Sobre a entrevista -

O Ficdom Na Minha Estante! é uma minissérie de posts organizados pela administração do blog Anotações Esparsas que visa trazer os holofotes para projetos dentro do ficdom cujo objetivo é fazer cópias físicas (livro impressos) de fanfics. Afinal, quem nunca sonhou em ter a fanfic favorita na estante? Bom, esses projetos estão transformando esses sonhos em realidade, e por isso o AE decidiu entrevistar alguns deles. O de hoje é o projeto EXO Made!

Informações gerais -

O EXO Made é um projeto que visa ajudar os autores de fanfics a ter sua história em um livro impresso. Dedicamos nossos projetos aos integrantes do EXO que sempre dão aquela aquecida em nossos pequenos corações de fã. Podemos ser encontrados em nosso Twitter (@ExoMade) e Instagram (@exo.made).

Q&A com o EXO Made -

AE: Sejam bem-vindos ao Anotações Esparsas! Antes de mais, gostaríamos de parabenizá-los pelo projeto—estão fazendo um belíssimo trabalho! Bom, para dar início à entrevista pedimos que apresentem-se para os leitores do blog.

Primeiramente, queríamos agradecer pela oportunidade de participar dessa entrevista e contar um pouco mais sobre o nosso projeto. Atualmente contamos com uma conta no Twitter (@ExoMade) e uma no Instagram (@exo.made), também possuímos um site onde disponibilizaremos todos os projetos, com as fanfics que irão compor cada um (msha.ke/exo.made). Estamos com um projeto em andamento que encerra no dia 30/04; é um compilado de 15 fanfics de diversas autoras voltado para o ship ChanBaek do EXO.


AE: Podem nos dizer sobre o início de tudo? Porque decidiram criar o projeto? Como era, no começo, manejar um projeto desses?

O projeto foi criado com o intuito de dar mais visibilidade a autores no geral, pouco ou já conhecidos, nesse mundo das fanfics. Ainda somos um projeto recente, mas temos o apoio de diversas pessoas que nos ajudam em cada processo. O EXO Made nasceu com a visão de realizar o sonho que vários autores possuem—o de ter a sua história em um livro físico feito com todo carinho. No início a gente não imaginava que ele tomaria a proporção que tomou hoje; foi preciso nos adaptar para conseguirmos manter tudo organizado.

AE: Conforme o que imaginavam que seria antes de iniciar o projeto, quais expectativas alcançaram e quais aspectos foram totalmente diferentes, inesperados?

No início, como falado anteriormente, a gente não imaginava que logo no primeiro projeto teríamos todo esse apoio e suporte dos EXO-Ls. Esperamos que a cada novo projeto a gente consiga alcançar cada vez mais pessoas que apoiem esse gênero.

AE: Que dicas foram inestimáveis para que o EXO Made desse certo?

Pesquisa e divulgação, dois pontos fundamentais para qualquer projeto dar certo. Pesquisar lugares confiáveis [onde encomendar os livros] é sempre um bom ponto de início; como trabalhamos com livros impressos, não podemos colocar toda a confiança em algum lugar que não seja de boa índole. E a divulgação pra ajudar aquilo dar certo, a alcançar mais pessoas e assim tudo ocorrer com o maior apoio e suporte das pessoas.

AE: De fato, segurança e apoio são imprescindíveis! Bem, e quanto ao processo completo pela qual uma fanfic passa até ter sua cópia física finalizada no EXO Made? Pode elaborar quanto a isso? Quanto tempo, em média, leva pra tudo terminar?

A gente divide o projeto em 3 etapas, sendo elas:
  • 1. Seleção das fanfics por meio de um formulário onde recebemos as inscrições dos autores ou indicações dos leitores;
  • 2. Fase de contato com os autores selecionados, processo contratual (sim, trabalhamos com um contrato que reconhece os direitos e deveres dos autores), e início da diagramação do livro em questão;
  • 3. Parte gráfica do projeto como a capa e os brindes e a abertura de um formulário para reservas dos livros.
Nosso primeiro projeto se estenderá até julho devido a crise em que o país se encontra atualmente, mas pretendemos reduzir esse tempo para os próximos projetos caso as coisas tenham melhorado em nosso país.

AE: Maravilhoso! Toda essa organização certamente renderá frutos incríveis. Aliás, qual fase acham mais agradável? E qual é a mais chata?

A fase de contato com as autoras, as conversas e ver a felicidade delas com toda certeza é a parte mais agradável. A parte mais “chata” é a fase de organização dos dados das reservas, mas é um treino a mais para a equipe.

AE: Há algum processo de seleção para as obras que ganharão cópias físicas no EXO Made? Se sim, qual é? Se não, como escolhem em quais obras trabalharão?

Como informado anteriormente, a gente trabalha com uma seleção das obras através de um formulário disponibilizado ao início de cada projeto.

AE: A pergunta que não quer calar—o quão presente o autor da obra é no processo da criação dos exemplares? Ele opina sobre as coisas?

Os autores estão presentes em todas as etapas, na fase de contrato até a fase de divulgação. A gente mantém todos informados e atualizados sobre cada passo que estamos dando. Os autores podem opinar sobre algo, solicitar alterações na obra e até sugerirem algo durante a fase de diagramação do livro.

AE: Que comunicação adorável! A administração do AE está encantada com a equipe do EXO Made! Mas, bem, seguindo a entrevista, digam-nos: os administradores do EXO Made se responsabilizam por alguma correção na prosa antes de enviar o texto pro diagramador?

Nós revisamos cada obra durante a diagramação da mesma e depois passamos o livro (arquivo final) por [mais] uma revisão geral, para que não tenha nenhum erro nas histórias ou em outras partes do livro.

AE: A dedicação de vocês é uma coisa linda! De fato, capricho é sempre bem-vindo. Seguindo, por favor falem—quanto à capa dos livros, quem as faz? E como ela é feita?

A capa do nosso projeto foi feita pela Alexia (@paintastar). A gente sempre conversa sobre como gostaríamos da capa, ouvimos as sugestões dela, solicitamos alguma alteração caso necessário e sempre damos os créditos ao serviço dela.

AE: Algum livro serviu de inspiração pra diagramação e design dos produtos do projeto? E em que software essa diagramação é feita?

Não, tanto o livro quanto os brindes foram pensados especialmente para o projeto. [Além disso,] utilizamos o Word para a diagramação e um editor gráfico para os detalhes que as fanfics possuem.

AE: Em relação à divulgação, quem se responsabiliza por tal?

A equipe e os autores; todos ajudam nesse processo.

AE: E como funciona a questão dos lucros? O projeto produz mais-valia para pagar a staff ou é tudo feito com o valor exato do custo dos livros?

R: Como os livros de fanfics não podem ser feitos com o intuito de lucro (devido aos direitos sobre o nome dos artistas), trabalhamos com o valor exato dos custos.

AE: As histórias são registradas na Biblioteca Nacional?

Não, mas nós trabalhamos com um contrato que reconhece a criação intelectual dos autores que irão compor o livro.

AE: Qual o maior desafio que o projeto enfrentou até hoje? Algum material ou alguém os auxiliou a superar esse obstáculo? Como fizeram pra contornar a situação?

O nosso maior desafio foi encontrar uma gráfica responsável e que atendesse os pedidos no prazo correto. Tivemos uma ajuda das meninas do projeto KaiSoo Book nessa questão e somos muito gratos a elas por isso.

AE: O projeto tem alguma cópia física já pronta? Se sim, qual foi a sensação de pegar um dos exemplares na mão?

Nosso primeiro projeto ainda não teve a remessa física solicitada na gráfica, teremos os livros em mãos apenas em julho.

AE: E no que estão trabalhando agora? Podem contar pros observadores de plantão?

Atualmente estamos trabalhando com a fase de pagamentos e endereço de quem solicitou a reserva do livro do projeto.

AE: A administração do AE agradece profundamente, e novamente, por cederem seu tempo para essa entrevista. Foi um imenso prazer tê-los conosco, e desejamos tudo de bom para vocês em todos os âmbitos. Gostaríamos de nos despedir com muita felicidade vocês neste momento, e dizer que, se quiserem deixar umas últimas palavras pra quem quiser que desejarem, a hora é essa.

Primeiramente, muito obrigado pela oportunidade de estar aqui falando um pouco mais do nosso projeto; desejamos sucesso para a equipe de vocês! Gostaríamos de agradecer também a Alexia, que topou nos ajudar com a capa e nos apoia até hoje com o projeto. Também queremos agradecer as autoras finalistas desse projeto de ChanBaek que são maravilhosas, ajudam a gente, divulgam o projeto—enfim, são mil e uma utilidade. Nosso projeto não seria nada sem a ajuda de vocês.

*

Nós ficamos apaixonados pelo trabalho do EXO Made, podemos ver claramente que eles trabalham não só pela escrita, mas também pela arte de ser fã. Eu, pessoalmente, sei muito bem como é essa sensação de fazer por conta própria alguns “fan materials” quando eu me tornei fã da Lady Gaga, eu costumava fazer CDs personalizados, então acho que consigo entender um pouquinho dessa sensação.

A equipe do Anotações Esparsas agradece mais uma vez a presença de vocês e desejamos aos seus projetos muito sucesso. Esperamos voltar a conversar com vocês mais vezes. 

No próximo capítulo de Ficdom Na Minha Estante, a ADM Boo vai nos trazer uma entrevista quentíssima! Por enquanto é segredo, mas na semana que vem esperamos vê-los aqui. Sigam-nos no Twitter e no IG(@anot_esparsas em ambos), e inscrevam-se no blog para não perderem mais posts. 

Agradecemos por ler! 
XoXo

Um comentário:

  1. Entrevista incrível.. adorei as perguntas!! Muito bom saber como funciona esse processo e dar ainda mais valor, pq é trabalhoso e precisa de muita dedicação pra isso.
    Super ansiosa pra ter esse livro em mãos. A foto de divulgação já é maravilhosa, imagina ele em mãos?? Aaaa hahah não vejo a hora <3

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.