Ficdom Na Minha Estante! - EP #4 | Entrevistamos a Wendy (@endyeol)!


Leitores, como é bom vê-los mais uma vez.
A entrevista de hoje está incrível, cheia de dicas para escritores, uma trajetória inspiradora e desafios enfrentados por qualquer pessoa que se disponha a transformar imaginação em parágrafos.
Neste capítulo, entrevistamos a Wendy. Ela está aqui para nos contar um pouquinho da sua vida como escritora e dos seus projetos! Confiram abaixo.



Sobre a entrevista

O Ficdom Na Minha Estante! é uma minissérie de posts organizados pela administração do blog Anotações Esparsas que visa trazer os holofotes para projetos dentro do ficdom cujo objetivo é fazer cópias físicas (livro impressos) de fanfics. Afinal, quem nunca sonhou em ter a fanfic favorita na estante? Bom, esses projetos estão transformando esses sonhos em realidade, e por isso o AE decidiu entrevistar alguns deles. Seguindo com o anterior, que foi com o Privection, o de hoje é com a Wendy, mais conhecida como @endyeol—autora de Com Amor, Endyeol!

Informações gerais

Wendy Lima é graduanda em Design Gráfico, técnica em Comunicação Visual, fotógrafa nas horas vagas e fanfiqueira do fandom EXO-L. Comumente está em ligação com o velho através da arte, da música, dos livros, da história e das tralhas. Pode ser encontrada nas redes sociais sob o nome de usuário @endyeol (Twitter e Instagram) e @com.amor.endyeol (IG de escritora), assim como também no Curious Cat (CC). Hoje ela está no Anotações Esparsas para uma entrevista exclusiva do projeto Ficdom Na Minha Estante!

Q&A com Wendy Lima

AE: Seja muito bem-vinda ao Anotações Esparsas! Primeiramente gostaríamos de parabenizá-la pelo seu livro Com Amor, Endyeol—certamente é uma grande inspiração para muitos no ficdom! Sem mais nos estendermos, iniciaremos a entrevista pedindo que apresente-se. Pode divulgar suas redes sociais e fanfics ativas se assim desejar.

Obrigada, pessoal. Quero agradecer pelo acolhimento desde o primeiro contato!
Bom, eu me chamo Wendy—e sempre acontece de alguém me perguntar se este é mesmo o meu nome e… pois bem, esse realmente é o meu nome hahaha. Sou uma fã assídua de Doctor Who e nerdices, logo mais faço 20 anos e sou de São Paulo/SP; atualmente naquela rotina de gente grande [com] trabalho/faculdade. Gosto de ler e escrever sobre EXO, meu grupo de k-pop favorito desde 2013, mas comecei no mundo das fanfictions com um blog onde eu postava fanfics de One Direction. Se alguém me perguntasse o nome da minha primeira fanfic eu não faria ideia, mas lembro atentamente de que era realmente longa!
Hoje posto minhas histórias no Social Spirit (SS). Já tentei usar outras plataformas, mas sempre acabo voltando para lá. Se eu tivesse que escolher uma única história para ser lembrada, de todas as coisas que eu já escrevi, escolheria Enquanto Houver Luz; acredito ter sido a [minha] melhor história. Em 2018 realizei o grande sonho de transformar minhas histórias em um livro físico chamado Com Amor, Endyeol.


AE: É um prazer tê-la conosco, Wendy! Elaborando um pouco sobre seu livro, por favor, diga-nos: e quanto ao início de tudo? Porque decidiu criar Com Amor, Endyeol? Como era, no começo, manejar algo assim?
Tudo começou como um processo de aceitação. Acredito que não sou a única escritora de fanfics no universo que tenha passado por uma crise de aceitação por simplesmente ser escritora de fanfics, o que muitas pessoas chamam de “escritores amadores”. Sempre foi o meu sonho escrever um livro, mas eu gostava de escrever fanfics, o que poderia fazer? Chorar e lamentar (um pouco, talvez haha)? Então eu virei para mim mesma um dia e disse: “Ou você faz alguma coisa por si, ou vai ficar o resto da vida esperando que façam por você. Não fique aí sentada esperando que alguém reconheça o seu trabalho! Em primeiro lugar, seja você a pessoa que tornará seus sonhos em realidade. Permita-se dar a si mesma este presente!” E foi exatamente isso o que fiz.
Arregacei as mangas e me dispus a dar a mim mesma, como presente de aniversário, um livro com minhas histórias. E, a princípio, era para ser exatamente isso, apenas uma única cópia como presente de aniversário. Era 2018 e eu teria apenas 4 meses até o meu aniversário para fazer um livro nascer. E, devo admitir, foi um dos maiores desafios que tive desde então!


AE: Que atitude linda! É um fato inegável que tudo tem que começar por amor. Com certeza foi por isso que deu certo, huh? Bom, conforme o que imaginava que seria antes de iniciar o projeto, quais expectativas alcançou e quais coisas foram totalmente diferentes, inesperadas?
Como era de se esperar, não consegui terminar o livro até o meu aniversário e o processo todo foi mais demorado do que eu imaginava. Lembro-me atentamente de, desde o início do planejamento, ser muito crítica comigo mesma. Fiz absolutamente tudo sozinha. Estava sempre refazendo algo, mudando o layout, o design, o nome de algo ou alguma parte da história.
O livro seria uma antologia composta por 10 histórias e duas delas não estavam completas. Descobri então quão trabalhosa é a função dos revisores ao ter que revisar pelo menos 5 vezes todas as histórias, e ainda assim deixando um erro ou outro passar despercebido. Um mês depois de começar a fazer o livro, comecei a trabalhar em uma editora e agência de publicidade como designer (e em outro município, para piorar…); só tinha tempo de chegar em casa a noite e cair na cama para no outro dia acordar de madrugada para pegar ônibus, metrô, trem e enfrentar mais meia hora de caminhada para chegar no trabalho. Grande parte do livro foi feito nesse intervalo de tempo, durante a madrugada e em poucas horas disponíveis no final de semana. Foi um processo muito cansativo que eu não esperava quando comecei!


AE: Whoa… estamos sem palavras. Supomos que apenas artistas entendem como é teimar assim em terminar as coisas mesmo que esteja difícil. E falando em terminar, pode nos dizer que dicas foram inestimáveis para que esse empreendimento, afinal, desse certo?
Planejamento, acima de tudo. Sentar e entender a viabilidade de todos os processos que eu teria que enfrentar. Outro fator que contou muito foi o fato de trabalhar ao lado de outros designers na editora, tirando dúvidas sobre alguns processos, produzindo materiais gráficos diferentes todos os dias; me dava um gás enorme para continuar e ser criativa mesmo quando estava cansada. Essa vivência do que era trabalhar produzindo livros e revistas na editora foi um buum! no processo de criação do meu livro pessoal. Mas a dica suprema (que sem isso nada teria andado pra frente) foi estudar todos os projetos de livros de fanfics que houve antes do meu, inclusive os mais antigos.
Eu havia comprado, há muito tempo, um livro de fanfics, e cacei todos os projetos que já haviam acontecido para entender quais seriam os processos, uma vez que se tratava de uma auto-publicação, onde tudo é feito por você, desde a produção do livro até o envio para os compradores. Eram muitos processos para estudar a viabilidade, entender como funcionavam (principalmente os envios) e aplicar de acordo com as necessidades do seu projeto. Grande parte do tempo que passei produzindo o livro foi só de estudo desses processos logísticos.


AE: Uau, realmente parece ser bastante coisa! Hm, estamos curiosos… pode elaborar mais um pouquinho? Qual o processo completo pela qual Com Amor, Endyeol passou até ter sua cópia física finalizada? Quanto tempo levou pra tudo terminar?
Foram dois meses de realização (período de divulgação, vendas, produção e envios), um ano de organização e produção, e uma vida toda de preparação.
Tentei deixar o mais completo possível o que seria um projeto de livro, espero não ter esquecido de nada. Para mim foi um pouco inverso, porque, como disse, seria somente um livro para mim (o que realmente foi no início), então eu pulei o 1º passo e fiz direto o projeto gráfico e produção; [apenas] depois decidi abrir para o público, e [aí] tive de fazer esse planejamento e os demais processos (podem não estar exatamente na ordem, alguns passos de planejamento dependem de dados concretos do projeto gráfico do livro finalizado).

✦ 1º Passo: Planejamento

  • Estudo de processos de logística (produção, transporte, envios, etc);Estudos técnicos de produção de um livro;
  • Pesquisa de gráficas que produzem a partir de uma única unidade a preços baixos;
  • Pesquisa de formas de recebimento de pagamento;Possível precificação e gastos para tudo (valor do livro, dos brindes, do transporte, dos envios, dos gastos gerais, fazer simulações, orçamentos, etc)
  • Possíveis prazos para tudo (quanto tempo poderia levar para a produção na gráfica, para embalar e enviar, e até quanto tempo demoraria para chegar na casa de quem comprou).

✦ 2º Passo: Projeto gráfico

  • Elaborar o projeto visual do livro;
  • Escolher as histórias;
  • Fazer a revisão das histórias (reescrever e terminar algumas);
  • Diagramar;
  • Fazer as fanarts e pinturas digitais;
  • Fazer as edições das capas internas de abertura de cada história;
  • Fazer a arte da capa (eu refiz esse processo ao menos 2 vezes, era impossível chegar em um acordo com a capa… mas no final eu amei o resultado);
  • Terminar o livro no geral.

✦ 3º Passo: Produção do boneco

  • Primeiro fiz a impressão de um boneco (uma única unidade para conferência do material impresso).
  • A partir dele fiz a correção de alguns erros, mudei mais algumas coisas, algumas páginas, inclusive o design de algumas capas internas, frases, etc.

✦ 4º Passo: Divulgação
✦ 5º Passo: Pré-vendas

  • Receber os pedidos e pagamentos e, após um período estabelecido, fazer o pedido conjunto na gráfica (dessa forma sai mais barato). O processo pode demorar um pouco, o seu leitor deve estar ciente de que não será como comprar um livro na internet e receber em uma semana—pode levar meses. No meu caso foram dois meses desde os primeiros pedidos, encerramento do período de pagamento, produção na gráfica, finalização da produção na gráfica, embalar e enviar pelos correios.

✦ 6º Passo: Produção na gráfica
✦ 7º Passo: Embalagem
✦ 8º Passo: Envio pelo correio
✦ 9º Passo: Envio do código de rastreio do pacote para cada comprador (opção mais segura e aconselhável)
✦ 10º Passo: Acompanho do envio
✦ 11º Passo: Finalmente descansar!
Eu lembro que, quando terminei tudo e os livros estavam sendo enviados pelos correios, fui viajar para recuperar as forças mas fiquei com medo de dar algum B.O. enquanto estivesse longe hahaha. Graças a Deus não tive nenhum problema com isso!


AE: …A equipe do Anotações Esparsas se encontra no chão depois dessa lista concisa de passos complexos. Agradecemos imensamente por ter nos revelado seu processo (certamente foi esclarecedor para muitos fanfiqueiros, e escritores em geral, que estão lendo e pensam em auto-publicar!), e gostaríamos de dizer que, whoa, você tem todo o nosso respeito. Acho que é uma boa hora pra falar do lado positivo desse trabalhão todo, não? Diz aí, qual fase achou mais agradável? E qual a mais chata, pra não perdermos a chance hihihi?
A parte de diagramação, com certeza, foi a mais legal! Durante a revisão eu me desdobrava para revisar propriamente o texto e ao mesmo tempo ter ideias do que poderia colocar naquela página para deixá-la diferente e original. O resultado fez com que eu me apaixonasse por cada detalhe. Uma página com um guarda-chuva ao meio enquanto as palavras escorriam ao redor, outra com marcas de tiro, outras com segredos apagados onde literalmente as letras foram sumindo, enfim, foi ótimo esse processo.
A parte chata foi a logística como um todo, porque deu muito trabalho hahaha gerenciar pagamentos e pedidos, processos de envio de e-mails, correios, etc. Acho que nesse processo, o menos ruim (porque ainda sim foi cansativo) foi de embalar. Chegou um momento que eram 2h da manhã e estava eu, meus pais e minhas irmãs mais novas todos embrulhando pacotes na sala. Foi bem legal também assinar alguns livros e escrever dedicatórias, frases fofinhas e coisas assim.


AE: Own, que adorável! Seu carinho pelo projeto transbordou em cada página, temos certeza que seus leitores concordam conosco. Bom, e quanto a capa do livro? Quem a fez, e como?
Fui eu quem fiz, incluindo a fanart. A ideia era realmente trazer essa essência do quão apaixonada era por Kim Jongdae (membro do EXO), e um pouco de como eu o enxergava. Então o retratei nas minhas ilustrações com meu traço mosaico de pequenas pinceladas—um processo demorado e atento aos detalhes, que tão bem representava a construção de uma relação afetiva com o idol, uma vez que havia o conhecido há 6 anos.
Mesmo assim não poderia o conhecer por completo, então, me inspirando nas obras do pintor Modigliani, não pintei seus olhos. Modigliani dizia que “os olhos são as janelas da alma. Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos”.


AE: Que lindo! Chega até nos arrepiamos aqui hihihi. Ainda sobre aparência, algum livro serviu de inspiração pra diagramação e design do projeto? E em que software essa diagramação foi feita?
A diagramação foi feita no Adobe InDesign. Durante o processo de fazer todo o projeto gráfico, os livros que estavam sempre na minha mesa me auxiliando eram Para Todos Os Garotos Que Já Amei, da Jenny Han, O Retrato de Dorian Gray na versão da Pinguin Companhia das Letras, e os livros da Darkside, que são belíssimos.


AE: A adm Mira gostaria de dizer que concorda contigo—“os livros da Darkside são perfeitos!”, diz ela. Fangirling de lado, como funcionou a questão dos lucros com as cópias pros seus leitores? Quanto foi gasto, ao todo? O projeto produziu mais-valia para pagar o que foi gasto na concepção ou ele custou exatamente quanto custou ser feito?
O processo foi pensado como pré-venda, ou seja, sem a necessidade de investir em um estoque, imprimindo exatamente o que eu venderia. Eu não tinha a intenção de lucro com o livro, e acredito que ele ficou com um preço final muito bom e acessível (R$30,00 com frete incluso) por isso. Qualquer valor a mais que pudesse entrar saía de alguma forma para cobrir os gastos com transporte, idas e vindas até a gráfica que ficava no centro da cidade, repor material que acabava para embalar os pacotes, taxas dos meios de recebimento de pagamento, margens de erro para o valor do frete, etc.
Eu tinha uma planilha de gastos totais, mas acabei perdendo quando meu computador antigo queimou… lembro que sobrou bem pouco no final e eu escolhi dar para o meu pai, que havia me ajudado muito em todos os processos, para compensar pela gasolina e até por ter sido parado pela polícia, uma vez, em uma operação em que estavam revistando todos os veículos, quando estava voltando da gráfica hahaha.


AE: Eita…! Que barra, hein… bom, prosseguindo, diga-nos: tem alguma curiosidade sobre o projeto que gostaria de revelar?
A fanfic A Arte da Guerra foi escrita originalmente no início de 2014 e excluída faltando um capítulo para ser finalizada. Passou por diversas tentativas de ser reescrita e repostada entre os anos de 2015/18, acumulando mais de 200 mil palavras, 31 capítulos, 4 fanfics de continuação postadas, 4 anos de estudos sobre a Yakuza e o submundo do crime, além de diversos livros lidos, documentários [consumidos] e filmes assistidos sobre o gênero. No entanto, a história só foi efetivamente repostada em 2018, para participar do primeiro desafio de um projeto de escrita com o tema “gângster”, que coincidiu com o processo de escolha das histórias para o livro Com Amor, Endyeol—que me fez ressuscitá-la. A história (de +31 capítulos) foi resumida e finalizada em 5 capítulos com mais de 45 mil palavras, tendo o capítulo final—finalmente—escrito depois de 5 anos.
Essa é a maior história do livro e ocupa quase a metade dele; consequentemente é a história que mais tenho vínculos afetivos pelo tempo empenhado.
Outra curiosidade foi que eu tive problemas com a gráfica na segunda vez que coloquei o livro à venda (lá pra meados de 2019). Quando todos os livros chegaram, cerca de 40% tinham algum erro de impressão ou corte, meu pior pesadelo virando realidade. Eu fiquei desesperada porque atrasaria todo o cronograma. Não dava nem para salvar, pois haviam páginas com a tinta tão clara e falha que era impossível entregar aquilo para o meu leitor.
Resumo da obra: voltei na gráfica com meu pai (mais gastos com gasolina, porque a gráfica ficava muito longe; inclusive foi na volta que fomos parados pela polícia, um ótimo dia) com uma caixa enorme e pesada de livros (de moto, para melhorar a situação). Enquanto esperava na recepção, uma reunião na sala do lado estava rolando e pelo tom pareceu que alguém perdeu o emprego. No final eles tiveram que refazer e lá se foram mais gastos extras para voltar e retirar essa caixa de livros.
A dica que eu dou é: esteja preparado para tudo!


AE: Minha nossa… olha, Wendy… sinta-se abraçada, viu. Vishe maria… vamos mudar de assunto, por favor—no fim de tudo, qual foi a sensação de pegar um dos exemplares na mão?
Todo o processo foi como uma gestação e o dia do nascimento foi emocionante! Quando eu cheguei na gráfica para buscar o livro era como se eu estivesse indo em direção da sala onde ficam os bebês após o parto, como nos filmes. Foi muito emocionante, porque todas as noites eu tinha pesadelos do tipo as páginas saindo tudo errado, a impressão ficando horrível, as imagens estando todas erradas e tudo estando arruinado (o que realmente aconteceu meses depois, no segundo período de vendas…), mas quando eu peguei ele e comecei a folhear… eu estava a ponto de chorar.


AE: Pesadelos com os próprios livros dando errado, que horror! Não conseguimos nem mesmo imaginar como foram difíceis as suas noites. Ainda bem que passou, né? Agora está tudo certinho, e seus leitores estão com uma cópia linda de suas fanfics nas estantes deles… boa hora de falar do futuro! No que está trabalhando agora? Pode contar pros observadores de plantão?
Tenho algumas ideias de novos livros em mente, duas delas com a história em andamento e uma para um futuro próximo. Vou me aventurar em histórias mais sombrias e de suspense policial.
Tenho o desejo de escrever uma história original e livros infantis. Tenho pensado nisso há um tempo. Definitivamente, entrará para a minha lista! Quem sabe um dia...


AE: Opa, super te apoiamos! Ficaremos na torcida por aqui. Quem sabe, quem sabe? Pois bem, ainda seguindo com a entrevista, é notório que você possui um projeto chamado LOEY.me. Pode nos falar um pouco dele? Suas intenções, trajetória, status atual?
O LOEY.me foi pensado em conjunto com os processos de planejamento do livro Com Amor, Endyeol. Tudo o que eu estava sentindo naquele momento, de ter meu próprio livro, não seria suficiente. Eu queria compartilhar com as pessoas, queria ajudar, queria que mais escritores de fanfics pudessem sentir o mesmo! Então comecei a pensar no LOEY.me, um projeto que faria exatamente isso—um clube do livro de fanfictions. De fã para fã, com a ajuda de mais pessoas e voluntários, para transformar sonhos em realidade.
Tivemos uma equipe linda e muito empenhada, que agradeço a Deus por terem entrado no meu caminho. Atualmente o projeto se encontra em pausa, especificamente porque a rotina de trabalho, faculdade e outros projetos pessoais me impedem de realizar o projeto da maneira que sonhei. Quando as coisas se ajustarem, com certeza será a primeira coisa que retomarei!


AE: Desejamos tudo de bom para toda a equipe do LOEY.me! Que o ficdom veja o projeto crescer grandemente, e a equipe do AE também.
A administração do blog lhe agradece respeitosamente por ceder seu tempo para falar um pouquinho da sua experiência conosco. Seu empenho com o livro Com Amor, Endyeol e o LOEY.me nos fascina, e mandamos energias positivas para todos vocês! Nos despedimos aqui com muita felicidade, e saiba que se quiser deixar umas últimas palavras pra quem quiser que desejar, sinta-se mais que convidada.
Eu quem agradeço profundamente a todos vocês. Gostaria de agradecer especialmente todos que um dia deram uma chance para as minhas histórias, aos amigos que fiz nesse processo e por cada um que não desistiu de mim (mesmo que eu demore uma eternidade para postar novos capítulos). Quero aproveitar para dizer que o livro Com Amor, Endyeol voltou a estar disponível! Dessa vez, um percentual de cada venda está sendo revertido para ações de frentes sociais, especialmente em tempos de pandemia. Obrigada mais uma vez a todos.
Estou sempre disponível nas redes sociais para tirar dúvidas de autores que estejam se programando para transformar suas histórias em livros.


*


Enquanto eu editava este post, não me lembro quantas vezes reli as respostas da Wendy, porque, como eu disse no nosso grupo, é muito inspirador vermos escritores contando sobre as próprias experiências, isso me faz querer abrir o meu doc. word e terminar minha original hoje mesmo! Muito obrigado mais uma vez, Wendy. Foi um prazer tê-la conosco, volto a desejar os melhores cumprimentos e muita sorte para projetos futuros.
Na próxima entrevista, a adm Boo vai nos trazer uma grande e estrangeira convidada! Por enquanto é segredo, mas na semana que vem esperamos vê-los aqui para mais uma entrevista. Sigam-nos Twitter e no IG, e inscrevam-se no blog para não perder mais posts.
Obrigado por ler-nos!

XoXo

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.