O Bicho Papão dos Fanfiqueiros — Vamos Falar Sobre Hiatos

 


Quem nunca esbarrou com aqueles parênteses  "(em hiatos)" no título de uma fic, saiu correndo achando que era atualização de capítulo, mas era aviso de hiato ou segue algum autor que deixou um comunicado sobre isso no espaço de mensagens públicas da plataforma, não é mesmo?

Reza a lenda que se nunca aconteceu contigo, então o autor é você. Brincadeiras à parte, apesar de comum, entrar em hiato é uma boa solução? É inevitável? Dá para tirar proveito disso?

Esse é o assunto de hoje, segura minha mão e vem comigo. o/ 


Afinal, o que é o hiato?

Provavelmente todos conheceram essa palavra no primário como a definição gramatical de "separação silábica de vogais sozinhas", mas aqui na bolha fanfiqueira ela é conhecida por outro sentido.

Para aqueles que chegaram agora no rolê, estão cogitando ou se deparando com o conceito pela primeira vez, aqui vai a definição:

O hiato no ficdom representa uma pausa nas atividades do fanfiqueiro. Pausa essa que pode ser parcial — quando um autor tem mais de uma história em andamento, porém decide pausar o trabalho só em uma ou algumas ― ou total, quando não publicará nada novo no perfil durante um tempo. Os autores podem determinar um período específico, como uma meta para a pausa, ou não. Assim como podem, ou não, comunicar essa parte da decisão aos leitores.

Há quem estenda isso para leituras e até contato com o ficdom em geral (dão um tempo nas fan acconts, retornam para os perfis civis, param de consumir a obra original); e há também quem atue em diversos fandoms e entre em hiato só de um ou outro. Os mais extremos se afastam da internet em si.

O que leva ao hiato?

Os motivos são ainda mais variados que os formatos do conceito. Isso porque é sempre algo muito individual.

A pessoa pode ter se sentido saturada com alguma problemática do seu fandom, tido problemas com críticas ou colegas específicos, plágios, bloqueio criativo; como também pode ter caído numa rotina mais pesada que diminuiu o tempo para atuar no ficdom, tido problemas pessoais que a deixaram "sem cabeça" para aquilo. Enfim, pode ser literalmente qualquer coisa.


É uma saída válida?

Se por qualquer motivo você não está num bom momento e sente que precisa de um tempo para se reorganizar e refazer, você deve ir sem medo.

Nossa forma de viver hiper conectada, muitas vezes é um tiro no pé da saúde mental e a naturalização da vida nas telas nos faz esquecer disso no cotidiano. De que somos importantes e precisamos cuidar e respeitar nossos limites e necessidades para além do tempo corrido e irreal da internet (falo mais sobre isso no artigo: O FOMO No Mundo das Fanfics).

Escrever é uma forma de arte, leitura é apreciação. Se em algum momento isso começar a soar penoso, tem algo errado e está tudo bem parar um pouco e cuidar disso.


Como tirar o melhor do seu hiato?

  • Dê atenção a si mesmo;

Por que você precisou de um hiato? Use esse tempo para sentar e conversar consigo, seja seu melhor amigo, não se julgue nesse momento. Só se escute, analise seus sentimentos, tudo o que está vivendo agora. Onde estão os incômodos? Quais são os seus porquês? O que pode ser feito a respeito? O que te deixaria mais confortável? Aprenda novas formas de ficar bem com você mesmo e nos espaços que quer ocupar.


  • Termine uma obra em off;

Se o motivo do seu hiato não tiver sido falta de tempo, bloqueio criativo ou dificuldades técnicas (como um computador quebrado, por exemplo), talvez essa seja uma boa oportunidade para focar na revisão ou finalização de alguma história.

Às vezes tudo o que a gente precisa para fluir um trabalho é imergir nele em off, longe de distrações, interferências críticas e gatilhos de comparação.

Mas caso a sua ideia seja para algo novo, enquanto outras obras não terminadas jazem empoeirando nos seus perfis, sugiro esse post sobre multi-inspiração.


  • Dê atenção à sua lista de leitura;

Essa é outra dica que só vale se o seu hiato não for por questões de tempo. E não se estende apenas para listas de leituras, como para todas aquelas coisinhas que vivemos querendo fazer e o dia a dia dificulta. Tire as teias de aranha das suas listas na Netflix, ou seja lá qual forem os seus streamings preferidos. Veja seus animes, leia seus mangás, se joga no cronograma capilar, no skincare, responde aquela sua amiga que está levando vácuo há três meses no Whatsapp. Não importa o que você vai escolher, faça algo que já queria muito e que te faça bem. Se permita.


  • Curta mais a vida em off.

Se te der algum prazer e estiver ao seu alcance a possibilidade de atingi-lo dessa forma, não hesite. Se o seu nível de hiato é daquele que demanda desconexão total e o que você precisa é ir tomar um chá com bolo no abraço da sua vózinha, pois que faça.

Ache a sua maneira. Se divirta. Volte calmo e renovado ou nem volte (brincadeira, volta sim, nós vamos sentir saudades).


Considerações especiais: Quando o hiato não é uma solução? Ou quando simplesmente não é um hiato

Se você entra e sai de hiatos várias vezes por ano, eles duram muito pouco, não trazem grandes mudanças ao seu estado inicial, muito menos soluções;

Se ao invés de relaxar você só faz pensar mais ainda nas questões que te empurraram para o hiato;

Se no fim das contas o hiato virou um termo desculpa para você procrastinar algo que de repente pareceu ter chegado num ponto difícil, ao invés de encarar o desafio.

E é bom lembrar que o período entre as suas atualizações regulares não é um hiato se for o tempo que você normalmente leva para postar capítulos novos. Eu por exemplo, tenho uma fanfic cujo o enredo trabalhoso só me permite atualizar uma vez por mês. Vira e mexe um leitor me pergunta se eu entrei em hiato.

Não, não entrei. Sim, um mês é tempo pra caramba, mas se é o que eu consigo e é meu intervalo regular, não é um hiato deliberado. No tipo de hiato que tratamos nesse post, você não trabalha no projeto, se ao longo desse mês eu trabalhei na história, não é hiato. As histórias não surgem prontas num piscar de olhos nas plataformas, todo o trabalho que fazemos em off também conta.


*


E chegamos ao fim de mais um artigo que, como sempre, eu espero que tenha te ajudado de alguma forma. Conta aqui pra gente, você já precisou ou conhece a história de alguém que recorreu a um hiato? Como isso funcionou?

Foi um prazer vir aqui papear em mais essa terça feira. Quem quiser continuar a conversa, pode nos encontrar no Twitter e Instagram.

Compartilhe esse post com sua rede de contatos, vai que ajuda alguém, não é?

E se quiser salvar no Pinterest para mais tarde, deixo a imagem abaixo de presente para vocês.



Até a próxima, beijos de luz o/

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.