Anotações Esparsas Faz 3 Anos! | Um Momento Para Refletir

Imagem de fundo cinza com o título do post no canto superior direito, e uma dupla de bonequinhos no canto inferior esquerdo.

Olá! Tudo bem, fanfimor?
Com o ano quase acabando, os verdadeiros já sabem: é hora de comemorar o aniversário do AE. Não só isso, hoje também é o dia de uma pessoa muito especial — a Boo. E 27/12 é uma data feliz, de fato, mas mesmo eu, mascote alto-astral do blog, não consigo manter o otimismo lá em cima após esses últimos anos.
O post de hoje será mais sereno e mais sério. Vamos lá?


Desafios, aprendizados e razões para agradecer

“Difícil” nem começa a descrever 2021. A ideia de usar mais esse post pra pôr pra fora o cansaço é tentadora, contudo ainda há muito pendente para deixarmos de segurar as pontas agora. 2022 vem aí, fanfimor. Por mais inacreditável que soe, sim — há chances de um futuro melhor. E vamos de respirar fundo pela milésima vez.

Enquanto nada muda… que tal uma lista?


( Carlos ∙ 💌 )

Olá, leitores! Aproximamo-nos do final de 2021 e é neste melancólico período entre os dias 24 e 31 em que fazemos uma retrospectiva de tudo o que aconteceu nas diversas áreas da nossa vida.

E o que podemos falar deste ano? Eu tenho a impressão de que 2021 foi uma extensão do ano anterior, quando o covid botou o terror no mundo, e é como estivéssemos lidando com algumas das muitas sequelas que a pandemia plantou em nossas mentes, hábitos e relacionamentos.

Este ano não foi um dos melhores para mim e acredito que também não tenha sido para muitas pessoas. Sinto uma pesarosa culpa quando lembro dos inúmeros posts que eu havia preparado para o blog, entretanto, eles quase não saíram do papel; foi o ano que fiz o meu primeiro vestibular e bem… os resultados foram nada como o esperado, mas não desisti! Ano que vem tem mais; 2021 também ficou marcado por um momento estreitíssimo e complicado nas minhas relações familiares. NÃO FOI UM ANO FÁCIL.

Não quero tornar minha seção um muro das lamentações, mas gostaria de realçar os meus maiores desafios que marcaram o meu ano e como a maioria deles influenciou e continua influenciando a minha escrita e processos criativos.

  1. Engavetamentos.

Eu acho que o meu maior problema como escritor e como pessoa é o fato de eu enjoar rápido demais das coisas, sem contar que eu vivo sendo bombardeado por um milhão de ideias que, na minha cabeça iludida, dariam livros incríveis e, na maioria das vezes, até poderiam dar ótimas obras, mas eu não consigo terminá-las.

No início de 2021 eu estava trabalhando no meu livro O Conto do Príncipe, que agora está em hiatos mas já acumula 40k, e eu pretendo voltar a trabalhar na história de Erick o mais breve possível — já sinto saudades do saudoso e glorioso império de Auródia. Entretanto, a ideia de um livro com um assassino mascarado pareceu ser o mais adequado para o momento pela qual eu estava passando, eu não estava com disposição para escrever sobre coroas e guerras coloniais mágicas, eu só precisava matar pessoas! Na história, é claro. E assim surgiu Alter Ego, que já acumula mais de 25k e definitivamente não pode entrar em hiatos já que agora uma editora entrou em contato comigo e surpresas estão por vir.

Para alguém que não é um escritor, ler eu escrever sobre como engavetar uma história é um desafio deve pensar que estou tendo uma crise de White People Problems — o que não deixa de ser verdade —, mas, para aqueles que escrevem, o momento em que você finalmente decide engavetar uma história está geralmente associado a inúmeras coisas como burnouts intensos, problemas em casa ou de saúde mental/física, e para mim realmente foi doloroso abandonar a história no meio do caminho, mas era impossível continuar escrevendo, já que eu prefiro parar do que continuar a fazer algo que não tem toda a minha dedicação.

  1. Burnouts e ressaca literária.

Como eu mencionei no início, este ano foi a primeira vez que fiz um vestibular e foi a experiência mais desgastante e decepcionante que eu poderia enfrentar. Apesar de agora eu olhar para trás e rir, eu fiquei ACABADO quando recebi as notas. É frustrante quando colocamos tanta dedicação em algo e não somos avaliados da maneira como esperávamos.

Dedicação está ligada, na grande maioria dos casos, a abrir mãos de coisas que adoramos, e, no meu caso, foi a escrita e, claro, a leitura. O último livro físico que tive o gosto de ir até a livraria comprar e ler foi Call Me By Your Name e, desde então, com a necessidade de estudar, eu nunca mais tive a vontade genuína de ler e comprar livros. As minhas últimas leituras vieram do Wattpad, com histórias independentes e muito interessantes. A traumatizante experiência do vestibular acabou me tirando a vontade de escrever até meados de agosto, que foi quando eu voltei a trabalhar a sério em Alter Ego.

  1. Família.

Houve muitos mais desafios do que apenas os citados neste post, mas com certeza o que mais me afetou foi a minha relação com a minha família. Talvez a anonimidade permita-me ser um pouco mais aberto com os meus leitores, e isso é um privilégio.

Este ano foi marcado por brigas sem sentidos e discussões intermináveis que foram, aos poucos, degastando a minha disposição para treinar, estudar e escrever. No meu caso, eu acho importantíssimo o bem-estar do meu núcleo familiar para que consiga estar 100% em todas as áreas da minha vida.


Acima foi só a queda, mas a seguir será a ascensão! Todo desafio pode te deixar destruído e completamente exausto, mas você sempre vai aprender muito e crescer com todo o processo.

Arrisco em dizer que 2021 foi o meu maior ano de aprendizado. Os doze meses parecem ter sido escritos para me fazer abrir os olhos sobre tantas questões e dúvidas.

Sou grato por 2012 ter sido um ano inesquecível, bem como 2016 foi quando tudo mudou na minha vida, e, apesar de 2021 deixar agora marcas profundas em quem eu me transformei ao longo dos dias, eu sou grato por terem me dado a chance de evoluir como pessoa, amigo, irmão, filho e escritor.

Aqui vão minhas maiores aprendizagens:

  1. Eu sou o meu porto seguro Parem de procurar a pessoa que vai fazê-los sentirem-se em paz ou em casa. A casa já é você. 2021 me mostrou que eu era a pessoa que sempre me ajudaria a levantar quando eu caísse, e eu nem consigo verbalizar o quão poderoso é ser a sua maior fonte de suporte. Se você tiver a si próprio do seu lado, nada poderá te parar. Nada.

  2. Busque a independência com unhas e dentes → Gente, este ano eu provei de uma coisinha chamada independência e não há nada mais saboroso do que decidir os seus próprios passos e assumir os seus próprios riscos. A independência provém a liberdade de viver pelo que você acredita certo e acreditem, não há nada melhor do que ser o dono do seu próprio nariz.

  3. Permita-se → Sabe aquela festa que você foi embora mais cedo? Aquele convite para uma saída com seus amigos que você recusou porque estava com preguiça? Então… você pode ter perdido um dos melhores momentos da sua vida. Este ano eu me entreguei aos rolês noturnos e saídas mais frequentes, e descobri que não há nada melhor do que passar tempo com os amigos. Eles me ajudaram muito nos momentos em que eu precisava aliviar o estresse dos burn-outs que quase consumiram a minha mente.

Extra! Sem organização, você não vai longe → Confirmo! Organização é a chave para tudo. O simples ato de decidir e separar as atividades da semana, e hierarquizar prioridades, é a chave para evitar procrastinação.

Este ano eu comprei um quadro de cortiça gigante e colei na parede o meu quarto com tudo o que eu deveria fazer, estudar e me preparar, e isso me ajudou nas atividades que eu mais sentia dificuldades antigamente.


Eu acho que sempre há algo positivo até mesmo nas coisas ruins e com certeza 2021 foi uma prova desta teoria. O ano passou num instante e olha só, 2022 já está às portas, trazendo um pouquinho de esperança para todos.

Eu sempre adoro fazer as retrospectivas do blog pois é o único momento em que eu, de fato, me esforço para rever tudo o que aconteceu neste ano, e acreditem, é quando eu mais aprendo sobre coisas da vida e como isso vai me ajudar a melhorar.

Eu planejei muitas coisas para o Anotações Esparsas, mas infelizmente, não fui capaz de concretizar quase nada. Espero poder recuperar toda a minha energia e motivação para voltar a trazer os conteúdos que amo para o AE em 2022, porque eu amo esse blog e amo escrever para vocês!

Obrigado por lerem! Desejo a todos os leitores um feliz ano novo e que 1 janeiro comecemos com pé direito. Nos vemos em breve.



( Mira ∙ 💌 )

  1. Um aprendizado → Priorizar sua saúde não só é desafiador, como vai te deixar sempre em dúvida. Foi a essa conclusão que cheguei após perceber que o tempo que despendo cuidando de mim é um tempo que eu poderia usar para ser produtiva. Claro que ninguém é produtivo o tempo todo, mas aí é que tá: se você forçar seu corpo, você pode ser produtivo por mais tempo (embora apenas a curto prazo). Hoje sabemos que não devemos fazer isso, mas não se pode negar a existência da cultura de workaholismo… ela vai te acompanhar do Ensino Médio até o fim da sua vida, e cabe a você teimar contra ela. O que não te contam é que lutar contra ela é exaustivo. Uma quantidade razoável de vozes afirma que não vale a pena trocar sua saúde por mais horas de trabalho ou notas maiores na faculdade, mas quando você não consegue descansar sem ouvir que “sem sacrifícios não há vitórias”, é difícil relaxar sem sentir-se culpado. Sei que tenho que priorizar minha saúde — só não sei se acredito nisso tanto quanto deveria.

  2. Um desafio → Olhar para dentro de mim. 2021 foi um ano de crescimento acelerado, e como toda mudança, doeu. Doeu muito e levantou poeira que eu não imaginei que encararia novamente. Sim, valeu a pena e eu estou muito grata por passar por isso cedo na vida, porém quero enfatizar o quão fatigante é o processo de autoanálise. Mesmo que não estivéssemos passando por essa tragédia de COVID-19, eu teria atravessado todas as crises que atravessei e derramaria todas as lágrimas que derramei. Comes with the job, I guess.

  3. Uma razão para agradecer → Saber enxergar a importância das pequenas coisas. Entender a felicidade como o somatório de pequenas coisas é o que prego em todas as ocasiões possíveis, e nunca perde a relevância. Graças a Deus a pandemia não levou ninguém importante pra mim, mas tive, sim, perdas em outros âmbitos. As pessoas que amo também tiveram, grandes e pequenas. Foram nas partículas de notícias boas onde me agarrei para não perder a cabeça. É aquilo, né; a coisa poderia estar melhor mas também poderia estar pior. A essa altura do campeonato, só estou grata por ainda ter pelo que agradecer.



Fotografias no barbante para enfeitar

No começo de novembro eu e Carlos conversamos sobre possíveis temas pro especial de três anos pro AE; nossa intenção era algo com muitos tremeliques, porém o tempo era curto e a energia mais ainda.

Decidimos por simplicidade: uma linha do tempo.

Ela é interativa. Confira!



Espero que essa linha do tempo torne-se um talismã, e que quadruplique o tempo. Que o AE exista por muitas mais trincas de anos ♡



Para nossa fantasminha mais amada… feliz aniversário, Boo!

Boo, esse ano não tivemos tempo de fazer algo tão elaborado quanto no ano passado, mas nem por isso nosso amor diminuiu, okay? Ficam aqui nossas cartinhas, para não deixar seu dia passar em branco, e que o carinho que continuaremos te mostrando nos próximos 364 dias compense a falta de balbúrdia.


( Carlos ∙ 💌 )

[Nota da Mira: essa seção aqui ainda está em andamento. Aguenta firme, Boo! Logo, logo atualizaremos o post e o texto do Carlos será incluído.]


( Mira ∙ 💌 )

Bom dia, boa tarde, boa noite! Ai, ai… por onde começar? Você me conhece, Boo; sabe que se eu não me controlar, ou sai um áudio de 1h ou um post de 10.000 palavras — de um jeito ou de outro, não sai pouco.

Como poderia? Você é espetacular. Compreendo que 2021 foi dificílimo pra ti, páreo mole para 2020. Por isso quero usar esse espaço pra enfatizar uma das inúmeras mensagens que você tem que receber: você foi muito bem esse ano. Estou muito orgulhosa de você. De verdade.

Com tudo o que está acontecendo na sua vida e com a sua tendência a ser muito mais dura consigo do que deveria, provavelmente é difícil acreditar. Eu não te culpo, mas saiba que não vou admitir isso, não; vou encher seu saco até você botar fé. Não me desafia, hein!

Seu esforço rendeu frutos. Pode não terem sido os frutos que você queria, ou não terem sido tantos frutos quanto queria, porém esses frutos existem. Os posts do Feitos de Palavras têm qualidade elevadíssima, assim como o conteúdo no seu Instagram. Seu livro está andando. Suas leituras também.

Amiga, você me inspira muito, sabia? Não só a mim como ao Carlos, aos leitores do AE e aos leitores do teu blog. (E se você acha que eu não tenho provas, favor referir ao especial de dois anos do AE.) Eu sei que as ideias na sua mente sempre soam melhores do que o resultado no papel, e eu sei que isso te frustra, e eu sei que, não bastando isso, fatores externos também te atrapalham, e eu sei que você está muito, muito, muito cansada. Tá tudo bem. Você tem direito de estar cansada. Estranho seria se você não estivesse, afinal.

Só me promete que não vai deixar esse cansaço te impedir de reconhecer o mulherão da porra que você é? Por favorzinho?

Esse cansaço é, entre outras razões, consequência do teu movimento. Você progrediu, isso ninguém tira de você. Que nesse dia 27/12/2021, carregado de significado, você consiga olhar pro espelho e enxergar uma mulher cansada, sim, e que merece elogios, carinho e sucesso.

Volto ao meu ponto: você é espetacular e está indo bem. Continue assim, mas faça a pausa necessária pra reconhecer teu progresso.

p.s.: O aniversário é teu mas manda um beijo pra Renata pra mim, por favor. E pro Duquezinho. Agradecida, senhora.


E também tenho umas palavrinhas pro adm Carlos, viu

Uma grande vantagem de ser hostess de post compartilhado é poder adicionar seções a bel-prazer. Oi, Carlos, tudo bom?

Teria sido excelente fazer o mesmo ano passado, mas, alas!, tive a ideia apenas esse ano. Bom, não faz mal. O que importa é que meu amor te alcance através da telinha, pois sim, você também é muito, muito, muito importante pra mim.

Por determinadas razões, eu não posso falar contigo com tanta frequência quanto gostaria. Espero que você tenha se sentido lembrado e acolhido mesmo assim, pois me preocupo contigo. Você e sua irmã estão constantemente nos meus pensamentos, e por isso torço para que as energias positivas alcancem Portugal.

Ainda praticando ser sucinta, vou enfatizar só um pedacinho desse tamaniiiinho aqui de tudo o que quero te dizer: eu te aprecio demasiadamente. Nunca duvide ou se esqueça disso.

Don’t be a black-belt on beating up yourself, while being an expert on giving love to somebody else. Você sempre deixa claro como estima seus amigos, mas pouco vejo do Carlos que reconhece a presença benfazeja que é. Você é uma benção nas nossas vidas, sabia?

Você é adorável, é honesto, é bondoso; é como um irmão mais novo pra mim. Eu não poderia pedir por um parceiro melhor pro AE, e sinceramente nos imagino tocando esse website por muitos mais anos. Você é insubstituível, Carlos.

Não se sinta inseguro com sua contribuição com o blog, porque eu te asseguro que ela é o suficiente. O AE é nosso hobby e ainda assim entregamos nosso melhor. Todos veem isso; veja, você, também.

Me orgulho de ser sua parceira.


Um “muito obrigada” já não é mais suficiente

| Carlos ∙ 💌 | Queridos leitores fiéis do AE,

Gostaria de agradecer cada um que despendeu um tempinho do seu dia para ler as nossas dicas e posts. É uma honra imensurável tê-los por aqui, e saibam que todo o nosso esforço sempre será aos leitores e escritores que estão nessa dura jornada de escrever emoções, construir mundos com palavras, criar pessoas com vírgulas e transmitir sentimentos a partir de capítulos.

Mira e eu andamos ocupados e quase não sobrou tempo para nos dedicar ao blog, mas saibam que amamos cada momento, cada post e cada comentário.

Eu sou grato demais ao AE, pois foi aqui que eu encontrei o lugar onde eu pude expressar as minhas opiniões, divulgar o meu trabalho, e ajudar pessoas que sonham em ter uma tarde de autógrafos algum dia.

Sou grato a cada um de vocês, também.


| Mira ∙ 💌 | “Saber que estamos criando artigos bons e sobre algo que nos interessa grandemente é estupendo, mas melhor que isso é ser bem recebido no ficdom e ter certeza de que os outros fanfiqueiros se interessam pelo que temos a dizer.” Eu disse isso ano passado, e é o que sigo defendendo.

Como verá na seção a seguir, os números do AE caíram de 2020 pra 2021 — claro, proporcionalmente ao número de artigos lançados esse ano. Francamente? Estou em paz com isso. A quantidade diminuiu mas a qualidade aumentou, e é sob essa perspectiva que quero agradecer você, fanfimor.

Obrigada por visitar o blog para ler posts novos e velhos; obrigada por acompanhar-nos nas redes sociais, também. Continuamos sonhando com um grupo de leitores que interaja com nosso conteúdo e nos assegure que estamos fazendo um bom trabalho, mas, por hora, estamos satisfeitos. A atenção que recebemos ano passado nos animou, e por causa desse fôlego pudemos chegar à qualidade atual dos artigos do blog.

Você, fanfimor, nos ajudou a tornarmo-nos escritores e blogueiros melhores. Você também nos motivou a não privar o blog, e a continuar quebrando a cabeça com os posts para, no fim, termos do que nos orgulhar. Impulso intrínseco foi um fator de peso, claro, mas somos gratos pelas almas que passaram por aqui — fantasminha ou extrovertida. E cada uma delas, viu!

Os adms estão ficando mais velhos, fanfimor. Isso significa mais responsabilidades e menos tempo livre, porém mais serenidade e profundidade. A garantia da boa qualidade será nossa forma de agradecê-lo por ler nossos trabalhos.


Vamos falar de números

Imagem de fundo retangular com o número de visualizações que o blog recebeu em 2021.


Por alguma razão, o Blogger não estava me mostrando o gráfico que nem ele fez nos outros anos… bom, a gente trabalha com o que tem, né?

Em suma:

  • Visualizações no blog: 27,4mil. Excelente! Acho que estamos fidelizando alguns fanfimores, hehe. Obrigada pelo carinho, pessoal. De verdade.

  • Posts publicados: 14.

  • Média de posts por mês: 1,16. Se não me engano era a meta, não? Nem lembro mais.

  • Post com maior recepção: Surpreendentemente… TAG: Meu Processo de Escrita, com 731 visualizações! Hipotetizo que é porque muito ficwriter chega no AE atrás de dicas de escrita, sobretudo como planejar fanfics. Fico contente de ver esse interesse, então farei uma promessa aqui: algum dia postarei uma série inteira explicando como eu planejo minhas longs e shortfics. Fica atento, fanfimor; não se sabe quando eu brotarei na base.

  • Mês com maior recepção: Sem o gráfico não tem como eu conferir… poxa, Blogger. Dois anos de relacionamento sério e você ainda me passa a perna?


Cabô. Tenho só tudo isso aí pra apresentar. Querido seguimor, hoje temos: AE chegando na idade de ir pra creche. Amanhã, quem sabe?



Confesso que quando comecei a rascunhar esse artigo (o que foi bem em cima da hora, admito; agradeçam ao adm Carlos porque, se dependesse da minha exaustão, esse ano teríamos apenas um comunicado mequetrefe), eu não sabia como escrever. Perdi meu próprio tom de blogueira.

Minha amiga sugeriu que eu relesse posts antigos e deu certo. Aqui entra meu ponto: “Disse, digo e direi: o Anotações Esparsas é um espaço por, e para, fanfiqueiros.” Esse trecho está no post de análise do livro Sou Fã! E Agora?. Tal pérola é a introdução perfeita pras duas mensagens que quero transmitir.

A primeira é que eu estou muito, muito, muito orgulhosa da qualidade dos artigos de 2020 e 2021. (Não que você já não tenha notado.) Os de 2021 foram poucos, mas excelentes; os de 2020 foram muitos e igualmente maravilhosos.

Esse resultado é consequência do esforço dos adms do AE, mas também do apoio de cada fanfimor por aqui. Sendo assim, enfatizo meu eterno agradecimento aos leitores do site — seja você do time engajado ou do time fantasminha, saiba que sua presença foi imprescindível para chegarmos onde chegamos. Como eu falei antes, o AE é um espaço para fanfiqueiros.

E ele também é um espaço por fanfiqueiros, o que me leva à minha segunda mensagem: eu vou embora, mas volto. No post E Nos Bastidores do AE – EP #1 dou detalhes do vindouro hiatos, todavia reforço que não estou deixando a equipe. O AE é minha casa virtual, e ele, que acompanhou o fim da minha adolescência, verá muito da adm Mira jovem adulta, e depois adulta, e quem sabe senhorinha. Nunca sairei daqui permanentemente, pela honra e glória do senhor Blogger.

Obrigada.

Obrigada aos que apoiaram o projeto no começo, no meio, só agora; obrigada aos que vieram e foram embora, e os que continuam aqui. Obrigada, especialmente, ao Carlos, à Boo e à Mel, que, esse ano, me ajudaram muito com o blog.

Obrigada a você, também, que chegou até o fim desse post. Espero te ver no próximo — seja ele quando for.


Os textos publicados no Anotações Esparsas são de total autoria dos administradores e colunistas, exceto quando anunciado o contrário. É proibida a reprodução sem permissão, parcial ou completa, de nosso conteúdo.


Obs: O fanfimor atento perceberá que esse artigo foi publicado no dia 28/12 em vez de 27/12. Perdoe-nos; dezembro foi um mês difícil pra mim e pro Carlos, e o término do post atrasou um dia.

A aniversariante mais importante — a Boo — foi parabenizada no privado, então só o AE que ficou desfalcado mesmo, viu? As obrigações sociais estão em dia, apesar das blogueiras não estarem tanto assim…


Feliz 2022, ficdom! Um beijo na ponta do nariz, mwah.

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.