Divã da Autora - EP #1



Olá anjos de luz do ficdom, como vão vocês? 

Espero do fundo do coração que todos a quem esse post alcançar, possam estar seguros em casa, assim como suas famílias nesse momento nefasto de pandemia.

E como criar conteúdo virou mais do que nunca uma ferramenta nessa luta, já que precisamos nos entreter para manter a saúde mental e resistir a quarentena, vamos de post porque papear sobre o ficdom é essencial

Antes de mais nada, para quem caiu aqui de paraquedas e está estranhando o estilo de capa, o tom de voz e o título diferentes, eu sou a Boo, nova adm do AE. 

Fiz minha estreia oficial semana passada, onde conversamos sobre Como Não Comentar Numa Fanfic, mas eu já tinha pintado por aqui em janeiro como convidada especial no post Como Cuidar Melhor do Seu Leitor.

Ter sido chamada para o projeto foi uma honra e uma emoção que eu ainda não fui capaz de superar. Conhecer isso aqui foi mágico e já que ganhei essa série para compartilhar as emoções e infortúnios da minha jornada de escritora, chegou a hora de vocês me conhecerem também. 

E vamos de exposição!

*

Nas colunas do tipo dos meus parceiros, eles costumam falar sobre como foi a quinzena de trabalho deles, mas achei que ficaria aleatório demais, visto que é nosso primeiro contato dessa forma. 

Então hoje eu vou contar como eu vim parar aqui no ficdom.

Clichê, eu sei, porém me deem essa colher de chá, vai. Primeiro post da série e eu ainda estou com aquele frio na barriga típico de apresentações. 

A primeira versão desse post era um texto todo elaborado e trabalhado na superação que mais parecia uma peça de marketing, mas acabei achando um saco e que não combinava com o clima do AE. Sendo assim, vamos cortar para a versão pão e circo. 

A verdade é que sou uma tiazona, gente (se pudermos pular a parte em que eu digo a idade, agradeço). Cheguei tarde nesse rolê se comparada a maioria dos fanfiqueiros que conheço. 

Quer dizer, eu até já tinha visto no ensino médio uma amiga que escrevia na parte de trás do caderno de física, umas histórias com as minas do Pussycat Dolls e os personagens do Rebelde, mas ela nunca postou em lugar nenhum, guardava aquilo a sete chaves e jamais usou a palavra fanfic.  

Eis que chegou 2016 e eu tive a maior crise de dor de dente da minha vida combinada com a péssima sorte de a carência do plano faltar uma semana para expirar. Como foi que eu não morri nesses dias? Minha irmã tentando me distrair, me apresentou Naruto.

Foi paixão à primeira pancadaria. Fazia tempos que algo não me empolgava tanto assim, me senti mal por ter menosprezado quando passava na TV aberta e estava totalmente envolvida. 

E como calha de sempre acontecer comigo, meu coração foi eleger como favorito justamente um personagem que aparece pouco e tem uma história incrível, porém cheia de períodos em branco espumando potencial. 

Eu podia estar falando de qualquer personagem secundário de Naruto, eu sei. Mas no caso aqui eu estou falando do Gaara.  

Minha irmã, de novo como o anjo portador de boas novas que ela é, me sugeriu ir procurar fanarts para acalentar o coração maltratado pelo Masashi Kishimoto. 

Eu encontrei as fanarts e enfim, também encontrei as fanfics. 

Não sei descrever para vocês a minha felicidade em ver que existia uma bolha onde a história podia continuar e preencher buracos e seguir rotas alternativas quase que sem limites. 

Em ver que escritores de todas as idades estavam se dedicando, se divertindo e explorando seus potenciais. Em saber que Naruto era só mais um fandom e o que universo fanfiqueiro te permite escrever sobre o que quiser. 

Eu sempre escrevi, essa foi a minha primeira e maior paixão a vida toda. Olhando para trás, hoje eu entendo que muitas das minhas diferenças com as outras pessoas conforme crescia, era porque eu vivia num mundo paralelo diferente: o mundo de quem cria e não só consome conteúdo. A partir de então eu finalmente tinha um mundo onde todo mundo me entendia. 

Chegando numa época onde eu tinha terminado o último original já fazia anos, estava desestimulada e não me permitia escrever uma linha há muito tempo porque a rotina e a pressão social do "pra que isso" me soterraram, as fanfics me jogaram uma luz e um estímulo muito necessário. 

Até mesmo uns problemas psicológicos que eu enfrentava, ficaram mais superáveis agora que eu tinha um pouquinho de ânimo novo. 

Vou defender a importância e a valorização das fanfics por isso, até minha última linha escrita. Fiz amigos incríveis que carrego até hoje, fiz amigos que perdi, mas com os quais aprendi muito, faço amigos novos vira e mexe. 

Aprendi sobre mim, sobre os outros, sobre como contar histórias, como lidar com as pessoas, como sobreviver na era digital sem ser devorado pelos monstros dela. 

Digo com tranquilidade que esse passo me trouxe a confiança que eu precisava para muitas das coisas boas que alcancei hoje, como por exemplo, ter me arriscado a estudar algo totalmente diferente da minha formação e hoje vivo como redatora e copidesque freelancer. 

É, eu quis dizer que escrita é o meu trabalho agora e espero que continue sendo e evolua para novas áreas por bastante tempo. 

E também espero que ao longo da minha caminhada aqui no AE eu possa acrescentar e motivar vocês tanto quanto esse mundinho fez por mim. 

Se a qualquer momento vocês se sentirem meio para baixo a respeito, me dá um grito nas redes sociais, é tudo @boothewritter, prometo que não solto sua mão até passar. 

Nos vemos aqui às terças, até lá, me contem como foi a caminhada de vocês no ficdom. 

O prazer foi todo meu. Beijos de luz. Boa quarentena. 

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.