Como Cuidar Melhor do Seu Leitor
Hoje ela é convidada especial do Anotações Esparsas, nos agraciando com um artigo sobre o ficdom, focando nos ficwriters. Todos os direitos reservados.
Semana passada (7 de janeiro) tivemos o dia do leitor e uma reflexão me surgiu sobre o assunto: tratamos nossos leitores como deveríamos?
Semana passada (7 de janeiro) tivemos o dia do leitor e uma reflexão me surgiu sobre o assunto: tratamos nossos leitores como deveríamos?
Sabemos o quanto é difícil conquistá-los e o quanto são importantes. Afinal, são eles o público do que fazemos, são os consumidores finais, nosso objetivo a ser alcançado, o sentido de nossa ação.
Mesmo assim, nem sempre retornamos a eles um tratamento digno de seu valor. E quase nunca paramos para pensar nisso na correria do dia a dia que nos força a olhar muito para nossos próprios umbigos.
Pensamos apenas em postar nossa história, obter o merecido retorno e seguir com nossas vidinhas, mas existe muita coisa envolvida antes, durante e depois desse processo.
Inclusive e principalmente, depois que sai de nossas mãos.
Observando o assunto, por um tempo, dos dois lados, consegui a seguinte lista do que te recomendo que faça agora mesmo.
Saiba quem seu leitor é
Um
erro clássico de muitos ficwritters
do qual quase ninguém fala a respeito, é não conhecer quem seu
potencial leitor realmente é. Em livre tradução: achar que está
disputando as visualizações de todos os usuários da plataforma de
auto publicação que utiliza.
Pense
comigo, o mundo é vasto, as pessoas são plurais, complexas e cheias
de individualidade. Você é assim. Você não lê todos os gêneros
existentes na literatura, você não é ativo em todos os fandoms
do momento, não assiste qualquer tipo de filme. Você nem come
qualquer tipo de coisa.
Nem
você, nem ninguém, gosta de absolutamente todas as opções do
mundo.
Não
suponha que só por alguém ter um perfil na plataforma, também ser
um ficwritter
ou até mesmo ser do mesmo fandom
que você, essa pessoa é um possível leitor da sua história. Você
não consome todas as opções de uma loja só por estar ali.
Mas
é claro que mesmo com tanta diversidade entre as pessoas, sempre
vamos achar aqueles que têm algo em comum. E gostamos muito de nos
reunir em grupo e nos sentirmos reconhecidos e representados dessa
forma.
Os
seus leitores são um grupo assim. Saiba o que une essas pessoas que
se atraem pelo seu conteúdo. Tenha o perfil delas bem gravado na sua
mente.
Isso
é não só uma forma de melhorar sua relação com eles, como também
de tornar as chances de engajar seu conteúdo mais assertivas.
Afinal, é mais fácil acertar mirando um único alvo parado do que
atirando a esmo, de olhos fechados, em várias pessoas se movendo
para longe de você.
É
menos trabalho e dor de cabeça para você saber precisamente com o
que vale a pena despender tempo nas suas estratégias. E seus
leitores vão perceber o seu cuidado, o quanto você os enxerga de
uma maneira próxima, exclusiva e se preocupa.
Vai
por mim, todo mundo gosta de se sentir especial.
Tome cuidado com sua postura online
Hoje
em dia quase não existe mais o autor anônimo, solitário e
escondido numa cabana digna de filme de terror cujo pseudônimo é
eficaz em mantê-lo inalcançável para seus leitores.
A
internet lançou um holofote sobre todos nós e acabamos por nos
habituar e naturalizar isso. Acabamos gostando porque isso nos trouxe
acesso fácil e rápido a informações e interações que nunca
teríamos antes disso.
Hoje
em dia não é nenhum bicho de sete cabeças bancar o CSI e achar
alguém numa rede social. Ou seja, mesmo querendo se esconder dos
seus leitores, pode ser que eles te achem.
Mas
muitos de nós tem pelo menos um perfil “fake”, no mínimo longe
da família, para falar sobre isso, interagir com nossos companheiros
de jornada e fazer divulgações — quem não tem devia considerar
ter, ajuda muito.
Por
experiência própria eu sei bem como funciona isso. Não demora até
a liberdade de um ambiente “semi-anônimo” e não presencial te
tomar e tudo parecer um grande quintal de amigos, uma festa animada e
você vai encontrar as subdivisões do seu grupo inicial de
ficwritter.
Acompanha
comigo: você
é um ficwritter.
Dentro desse grupo tem o subgrupo dos seus fandoms.
Dentro desse subgrupo, tem a subdivisão dos seus ships.
Dentro dessas subdivisões existem as ramificações dos headcanons
sobre eles.
E
podemos seguir esse fluxo o dia todo. Passamos uma grande peneira até
chegarmos onde estamos.
No
meio dessas peneiras vamos pegando intimidade e construindo relações
que podem se tornar realmente fortes. Se você ainda se lembra dos
recreios da sua infância, já deve ter enxergado o potencial
complicado disso.
É
que num posicionamento de autor em rede social, você pode até estar
falando com seus chegados, mas não está falando só
com eles.
Então
não se esqueça de prestar atenção a voz que você utiliza nessa
comunicação. Olhe seus perfis de fora um pouco, até vale perguntar
a opinião de um amigo de confiança. Analise as impressões que você
passa e compare com as que você quer
ou precisa
passar.
Você
almeja uma voz gentil e acolhedora, mas soa radical? Você almeja uma
voz divertida, mas soa sério? Dedique um tempo sobre isso.
Não
estamos dizendo para finja ser outra pessoa, mas redes sociais são
em geral, recortes da nossa vida. Você não precisa mostrar
absolutamente todos. Todos não são úteis.
E
é claro, máximo cuidado para não se envolver em polêmicas
desnecessárias, hates vazios, brigas e implicâncias entre fandoms
e squads,
discussões políticas, posicionamentos preconceituosos e afins. Isso
pode manchar sua imagem, às vezes de forma irreversível.
Acredite
em mim, não importa o quanto você pense que está certo na hora ou
esteja com raiva de alguém ou alguma coisa. Não vale a pena a
consequência que isso traz.
Não firme demais o pé no seu ponto, saiba lidar com críticas construtivas
Bom,
essa aqui vai exigir que em primeiro lugar, você saiba diferenciar
uma crítica cuja consideração vale a pena e um hater
com seu discurso de ódio vazio.
A
crítica construtiva geralmente tem um ponto específico bem
definido. Ela não é vaga e não se embasa em preconceitos ou
ofensas pessoais descabidas. A crítica construtiva quase nunca
aborda aspectos pessoais seus, na verdade.
Ela
costuma vir acompanhada da opinião do leitor sobre sua experiência
com a história e aponta uma direção onde o trabalho pode melhorar.
Não
debata com esse leitor tentando defender seus motivos de ter feito
assim ou assado a qualquer custo, querendo enfiar seu ponto de vista
na goela dele.
Mantenha
a mente aberta, acolha essa crítica. Agradeça por essa pessoa ter
se dado ao trabalho de dedicar um tempo para comentar sua história.
Você recebeu um comentário! Um dos maiores presentes de um
fanfiqueiro,
o motivo de ficarmos atualizando o app de cinco em cinco segundo
depois de postar o capítulo.
Isso
é motivo para ficar feliz, você não quer viver só de “amei,
continua”, vamos combinar, né.
Se
permitir crescer com as reviews é como nos tornamos escritores
melhores. Até mesmo pessoas melhores.
Analise
as críticas. O que elas dizem? De quem vêm? Com que incidência se
repetem? Se ponha no lugar do leitor.
Não
vale a pena fazer nada que deixe a vida do leitor mais difícil. Veja
o que pode fazer para melhorar, sempre.
Não deixe o leitor falando sozinho
Essa
é quase autoexplicativa. A maioria dos ficwritters
é leitor também, todos odiamos tirar um tempo para comentar e nunca
ser respondido.
Imagine
que você se esforçou para dar uma desacelerada na sua correria
diária e se dedicou a confeccionar um presente para alguém que o
ignorou completamente. Ou que tem idealizada toda uma admiração
pelo trabalho de alguém, acompanhou e apoiou em tudo que podia, mas
quando pôde te retornar isso, seu admirado se colocou frio e
distante.
É
claro que não estamos dizendo para tirar horas do seu dia, esquecer
todas as suas tarefas e lazeres; e passar 24h apenas conversando com
cada leitor sobre o dia a dia deles. Isso é obviamente impraticável.
Mas
separar um dia da semana ou do mês — dependendo da sua frequência
de postagens — é super possível.
Manter
uma comunicação com seus leitores faz com que se sintam mais
próximos de você. Tendemos a retribuir mais a quem nos faz se
sentir importantes, queridos, especiais. Tendemos a ser mais
compreensivos também.
E
uma hora ou outra, você vai precisar da compreensão deles. Não tem
como fugir disso. Ninguém é tão autossuficiente.
Uma
dica é, por exemplo, usar as formas de comunicação rápida e
coletiva que suas plataformas escolhidas oferecem — como os jornais
do Spirit
e
o campo de “conversas” do Wattpad
onde você pode escrever uma mensagem que aparece como uma
notificação aos seus seguidores — para informar sobre um possível
atraso, justificar alguma demora e até agradecer pelos comentários,
naqueles dias em que você estiver sem tempo para as pequenas
atenções individuais aos seus leitores.
Se divulgue com respeito
Não
mendigue, não implore, não faça spam, não faça chantagem de
nenhum tipo, não diminua a inteligência do leitor. Nada de
clickbait.
Não tenha preguiça. Se importe em deixá-lo interessado. Se
pergunte se aquilo interessaria você.
A
divulgação é efetiva se chegar num momento propício, de modo não
invasivo e prover uma amostra ou chamada de conteúdo capaz de
despertar real interesse no seu prospecto leitor.
Por
isso falamos, acima, sobre a necessidade de conhecer quem seu público
é. Você precisa saber como ele prefere ver divulgações, onde e o
que o incomoda. Com o que ele se interessa? A que tipo de linguagem
responde?
Mais
uma vez, não adianta atirar para todo lado, nem aparecer do nada no
inbox
do leitor como quem tenta vender o cartão de crédito da sua loja.
Não adianta pedir por favor, nem achar que todos os seus amigos são
obrigados a ler e divulgar sua história.
No
final, é como um namoro. O leitor só é seu se conquistá-lo. E só
somos conquistados por quem de alguma forma consegue nos deixar
verdadeiramente interessados.
Não só peça algo, ofereça mais
São
tempos de muita correria a nossa realidade. E de muita oferta também.
São
tantas tarefas no dia a dia, são tantas formas de entretenimento
competindo nossa atenção, as notícias e novidades agora disparam
tão rápido que é até difícil acompanhar.
Por
mais paixão, carinho e cuidado que tenhamos a nossa história, por
mais incrível e merecedora de sucesso ela seja, precisamos entender
que estamos pedindo ao leitor que pare tudo isso por ela.
Tempo
se tornou o bem mais precioso de todos nós, um instante vale muito.
Logo, as pessoas só vão dar isso a você se sentirem que não estão
perdendo nada com isso. Pelo contrário.
Faça
o seu leitor se sentir recompensado ao longo da experiência da forma
que puder, sempre que possível, com algo que importe para ele.
Pense neles com carinho
Seus
leitores vão muito além de números sem alma que você espera ver
multiplicar nas plataformas.
São
pessoas como você. Ninguém gosta de ser só estatística. Você não
escreve para números, escreve para pessoas com sentimentos, desejos,
sonhos, problemas e vidas inteiras na bagagem.
Sempre
lembre disso. Não se permita vê-los despersonalizados. Isso deixa
as coisas frias e é aí que a magia começa a morrer.
Veja
seu time com carinho e cuide dele.
*
Mais
do que uma simples consequência do ato de escrever, os leitores são
um presente fruto de uma conquista da sua arte e podem ser o
relacionamento mais bonito da vida do autor que puser dedicação
nisso.
Mais
do que posts com imagens bonitas em 7 de janeiro, que cuidemos bem de
nossos leitores e possamos reconhecer o seu valor o ano inteiro.
Meus
sinceros agradecimentos a Mira e ao Carlos pelo convite. Foi uma
honra e uma experiência incrível pisar no AE. Espero os dois no
Feitos de Palavras assim que for lançado.
Compartilhe
esse texto com seus companheiros escritores e bora todo mundo
aprender a mimar seus leitores. Foi
um prazer, e até quem sabe.
Os textos publicados no Anotações Esparsas são de total autoria dos administradores e colunistas. O artigo atual pertence inteiramente à Boo, que hoje pode ser encontrada no website Feita de Palavras. É proibida a reprodução sem permissão, parcial ou completa, do conteúdo.
E aí, o que achou do post de hoje? Como é seu relacionamento com seus leitores? Tem alguma história especial sobre isso? Já fez um grande amigo que começou como leitor?
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