Por Que Criar Fichas De Personagens Para Fanfics?



A bem da verdade, nem todo escritor faz isso, mesmo que para originais. Bom dia, comecemos daqui. 

Sério, quantas vezes você já criou uma ficha para protagonista de fanfic? Quantos fanfiqueiros conhece que tem esse hábito?

É claro que existem pessoas que fazem e provavelmente esses e os conhecidos desses seres de luz estão se preparando para levantar a mão e me refutar agora, mas calma aí. Não dá para dizer ainda que esse recorte é a maioria.

Espero que estejam todos prontos para essa conversa, porque aqui vamos nós, trazendo verdades polêmicas para o ficdom. De novo.
Por que não temos esse hábito?
Eu e as vozes na minha cabeça que me ajudam a escrever os posts, temos três teses para isso (que vocês podem ficar à vontade para refutar, desde que com muito carinho, já falei que eu sou sensível):

Tese 1: Muitos de nós têm as fanfics como sinônimo de apenas leveza e diversão ou como dizem no Twitter, o famoso pão e circo

O que não está errado, é claro, o sentido é meio esse mesmo. Mas talvez por isso, tenhamos a tendência de evitar adicionar muitos processos que possam "complicar" demais e nos afastar dessas definições.  

Para os que partem dessa linha de pensamento, responder uma ficha parece longo e trabalhoso demais. Um verdadeiro corta onda.    

Tese 2: Também há quem pense que não precisa construir personagens que já existem. 

"Alguém já fez isso por nós afinal, e fez sucesso. Pra que mexer em time que está ganhando?" 

"Quem eu sou pra fazer uma ficha para o Harry Potter? A J.K que não." 

Tese 3: Há aqueles que acreditam que constroem os personagens por consequência, enquanto criam o enredo.
Por que deveríamos ter? 
Quem disse que deveríamos? 

Não, eu não vim aqui nesta manhã de terça te convencer a responder fichas. 

Calma, eu não surtei pela quarentena ainda e comecei a me contradizer. O título não é clickbait.

Veja bem, a pergunta foi: "Por que criar fichas de personagens para fanfics?". A resposta é: Para construir seus personagens. Pronto. É para isso que quem opta por esse formato faz. 

Porque no fim é o que importa. Construir seus personagens. A ficha é só uma ferramenta, um método e nenhum método é obrigatório quando se trata da arte da escrita. 

A única regra que o caminho para o seu objetivo final deve seguir, é ser o mais adequado, confortável e produtivo possível para o seu estilo e sua realidade. 
E por que é tão importante construir os personagens? 
A verdade é que a construção começa num fluxo de inspiração — espontânea ou induzida — que se desenrola como um filme na nossa cabeça e muitas vezes, fragmentado, fora de ordem cronológica. Ela acontece antes e independente de como vamos organizá-la e catalogá-la para além do palácio dos pensamentos. 

As fichas são ferramentas otimizadas muito práticas que podem ser uma mão na roda se você não tem muita paciência com essa parte ou não possui nenhum outro método particular de construção. 

E a grande sacada é que elas são fluidas. Você pode encontrar uma variedade imensa delas pela internet, com tamanhos, formatos e focos diferentes. Ou pode fazer a sua própria, personalizada do jeito que for mais apropriado para seu projeto.

O AE está disponibilizando gratuitamente a ficha criada pela nossa adm Miranda. Você pode pegar o seu presentinho na página Downloads Gratuitos do blog, lembrando que o crédito para o uso não é exigido, mas também não custa nada. As únicas exigências são para que não modifiquem, nem vendam essa ficha. E caso editem, não espalhem uploads dessa versão editada.

Eu estou testando essa ficha e tenho gostado bastante. Juro que não estou dizendo isso só porque foi minha amiga que fez. E eu contei sobre como foi a minha primeira experiência com o modelo, nesse post.

Como já ficou decretado aqui, mas eu vou repetir até te hipnotizar e enfiar isso subliminarmente na sua cabecinha, o importante é construir seu personagem, da forma que for mais confortável e produtiva para você. Pois é como certa vez ouvi André Vianco dizer numa live, “inspiração é importante, mas saber o que está fazendo na história é fundamental”

O personagem é o alicerce da história. Seu enredo pode ser maravilhoso, sua história pode ser hiper bem escrita, mas se o seu personagem não é bem construído o suficiente para ser verossímil e cativante, já era, você falhou e muito provavelmente perdeu seus leitores nos primeiros capítulos. 

Me perdoem por chegar logo de cara disparando essas verdades tão duras, no entanto, é como também já dizia Raoni Marqs em sua série para o YouTube sobre construção de personagens: “histórias são sobre alguém fazendo alguma coisa. Esse alguém é o personagem”.   

Resumindo: Se o leitor não se importa com esse alguém, ele também não se importa com o que ele está fazendo, nem com o resultado dessas ações. Subsequentemente, ele não se importa com as consequências. 

Ou seja, olha aí todo o seu trabalho e estrutura da sua história caída no chão.  
Falando especificamente em fanfics
E chegamos ao ponto de rebater as teses do primeiro intertítulo: 

Strike 1: Sugiro que analisemos direitinho o que queremos da vida de fanfiqueiros, nesse momento. 

Sim, o objetivo principal é nos divertirmos como fãs. É gerar entretenimento e nos entretermos. Porém, queremos terminar o projeto, certo? Queremos dar o melhor de nós e queremos receber reconhecimento por isso, não é? 

Se sim, então convenhamos que tirar um tempinho para o planejamento não é tão mal assim. Já dizia os meus ditados de velha: "pra rir, tem que fazer rir". 

Se encontrar a sua forma de fazer isso, não vai soar tão pesado e nem matar a alma de leveza e diversão que as fics devem mesmo ter. 

Se isso não te convenceu, eu tenho mais um argumento: Quanto mais você se dedicar no planejamento, menores são as chances de você travar no meio da história e cair no famoso hiatos por bloqueio criativo ou então olhar um belo dia para sua fanfic e pensar "minha nossa, como eu deixei esse enredo esburacar desse jeito?".

Strike 2: Sobre o tópico, "mas o personagem já existe", bom, primeiramente, sua fanfic pode conter personagens originais e nesse caso, nem preciso dizer nada. Eles não existem se você não construir. 

Se sua fanfic for sobre artistas, vale praticamente a mesma regra. Porque no final, ainda que você seja o fã número um da fila do pão, o que organizou a fila, seu ídolo ainda é uma pessoa distante que você não conhece em detalhes, além do que a mídia traz à tona. 

E mesmo que seu personagem seja fictício, porém cheio de informações e desenvolvimento canônico, o seu enredo é original. 

Entendam, ainda que usando o universo canônico a história, o conflito que você está criando é original. 

Sabem essa história de que se você mudar um simples objeto do lugar quando volta no tempo, você altera o futuro todo? É basicamente isso. 

Para corresponder a esse conflito novo seu personagem ganha uma série de nuances originais, para torná-lo cabível nessa versão. 

E falando em versão, a verdade é que independente de ser um personagem fictício famoso, se tratando de fanfics, ainda o que você se esforce para ser o mais fiel possível, no fim você não escreve o mesmo personagem que o autor original. 

Você escreve a sua versão, com sua visão, os seus headcanons e as peculiaridades necessárias a cada história que contar. 

Com o conflito e a motivação originais, já existe a demanda de um trabalho de construção.

Vale a pena construir isso conscientemente e não ir jogando no chute. Seu prêmio é uma história mais coesa e acredita em mim, os leitores sentem e reconhecem esse trabalho. 

Strike 3: O final do intertítulo 3, com a citação do Raoni, já respondeu. Não dá para convencer os leitores a se importarem com um enredo, por mais genial que ele seja, se não os fizermos ter empatia pelos personagens. 

E não dá para conquistar a empatia dos leitores com personagens sem trabalho de construção. 

*

Bom amores, por hoje é só. Eu sei que é o meu segundo post seguido sobre o assunto, então prometo que o próximo terá uma temática diferente. Mas realmente senti a necessidade de ser mais completa sobre o assunto do que fui na coluna pessoal. 

Foi curtinho porque foi o que deu para fazer as pressas, me recuperando de uma crise de bronquite. 

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil para vocês de alguma forma. 

Com fichas ou não, tanto faz. Só quero ver todo mundo conhecendo seus personagens na palma da mão e tirando o fôlego dos leitores. 

Boa produtividade para vocês e até a próxima terça o/

Nenhum comentário:

Agradecemos pela sua leitura! Se tiver algo a dizer, use o espaço abaixo. Ressaltamos que:

1. É expressamente PROIBIDO ofender outrem ou a administração, punível com deleção do comentário em questão.
2. É expressamente PROIBIDO fazer spam/divulgação indesejada, punível com deleção do comentário em questão.

Ademais, agradecemos novamente.

Pode conferir no rodapé do blog os serviços disponíveis no blog, e na barra lateral (desktop) ou no rodapé (mobile), o formulário para inscrição por e-mail. Inscrever seu e-mail ali permitirá que notificações de posts novos cheguem na sua inbox ( ˘ ɜ˘) ♬♪♫

Tecnologia do Blogger.